[ESPECIAL QUARENTENA]: Não postou o #TBT na quinta-feira? Sexta também é dia de colocar foto antiguinha e contar sua história.


         Você gostou do post de ontem sobre como usar a querida e amada hashtag #TBT para humanizar sua marca e contar sua história, trazer valores e conectar-se com as pessoas no instagram de uma forma especial? Não viu? Confira AQUI
          Estou de olho nas necessidades dos empreendedores à minha volta e assim, venho trazendo dicas, artigos e reflexões que ajudem a criar valor para pequenas marcas e pequenos negócios e desta maneira, poder a partir do home office, ajudar mais e mais pessoas trazendo soluções criativas para manter pequenos negócios durante a pandemia.
          Durante a quarentena, que foi adiada até dia 17 de maio aqui em Portugal e sabemos que pode durar muito mais que isso, você encontra aqui no blog Biblio Ideias , diariamente, um artigo novo com dicas práticas sobre vários temas para te apoiar a empreender para além da quarentena.
               Eu ajudei a Danielle Almeida, psicóloga, mãe empreendedora do coletivo MATERNATIVA RIO  nesta semana quanto ao uso das hashtags. A Dani atende crianças, adolescentes e adultos e como está em casa com seu bebê, está fazendo um lindo trabalho no Instagram com dicas prátias. Confira AQUI Ela quer aumentar a visibilidade da sua marca. Por isso, resolvi falar das hashtags aliadas a uma estratégia de criação de conteúdo consistente, organizada e que gere frutos. Lembro que antes de querer aumentar a audiência, pense no público que você já tem. O que as pessoas ao seu redor precisam? Como você pode ajudar? O que você pode oferecer? Clientes, amigos, grupos de família, grupos de pais da escola do seu filho tem pessoas que podem se beneficiar das suas publicações? Envie para esses "canais" de WhatsApp os links dos seus posts e e pergunte se querem fazer parte de uma lista exclusiva no WhatsApp ou algum grupo do Facebook para troca e apoio durante este grande desafio e faça algo que realmente apoie as pessoas. Isso vai te ajudar a criar uma comunidade em torno da sua marca.
        Novas pessoas te conhecendo e valorizando seu trabalho vai ser um resultado a médio e longo prazo. Primeiro foque em um público que você consiga já alcançar e ajudar com dicas e ferramentas para solucionar os desafios da quarentena. Ofereça coisas gratuitamente para que conheçam seu trabalho.
          Lembre-se disso, afinal, para a longevidade de uma marca ou empresa, as nossas estratégias hoje devem ser com foco no futuro que desejamos alcançar. Por isso, não hesite em estudar, saber mais, fazer testes e tomar atitudes que vão te ajudar a conhecer melhor as necessidades das pessoas que você pode ajudar a vencer desafios com o seu trabalho. 
         Atenção! Propósito e pensar no coletivo são características fundamentais ao empreendedor da nova era.
           Se você está começando com as mídias sociais agora ou dando mais atenção a elas neste momento, é muito importante divulgar de uma forma que atinja reais leitores. Como falei acima, tente enviar os links dos posts para grupos de amigos, grupos do trabalho, grupos de familiares e pergunte o que as pessoas gostariam de saber, dentro da sua área de atuação. Pergunte como você pode ajudar.  Não jogue simplesmente o link lá no WhatsApp individual das pessoas ou dos grupos, contextualize e dentro dos grupos marque pessoas que possam gostar da sua dica, ou post e peça opinião. Personalize a entrega do seus posts. Leve também os links para o Linkedin, para o Facebook, para comunidades de interesse sobre o que você escreveu. Lembre de atuar nos grupos e comentar nos posts das outras pessoas, criando empatia. É um trabalho de relacionamento.
           Assim, você ajuda as pessoas perto de você (peça para elas passarem aos amigos também) e cria valor para sua marca. As pessoas vão se lembrar de você quando a pandemia passar.
         Sem contar que estar mais atento às mídias sociais durante a quarentena é uma excelente oportunidade para fazer testes, editar sua apresentação na internet, alinhado com o que você faz e oferece neste momento. Hoje mesmo aproveitei para editar o título do blog e habilitar algumas coisas no menu lateral. Sempre devemos estar atentos às atualizações de contatos e deixar claro como podemos ajudar as pessoas com nosso trabalho na descrição do nosso perfil no instagram, por exemplo.
      Depois dessas estratégias simples que podem te ajudar muito a alcançar mais pessoas e seguidores para seu instagram, vou ajudar você que não teve tempo de postar uma foto antiguinha e brincar com a comunidade, com a clássica #TBT na última quinta-feira, mas gostou da ideia e quer colocar uma foto com esta temática ainda hoje, sexta-feira!
     Se não teve tempo de postar ou não agendou seu post para quinta-feira (faça isso para a próxima semana, você pode usar plataformas como Etus - Brazuka ou Swonkie - Tuga e ganhar tempo planejamento e programando seus posts).  Se quiser, comente neste post pedindo e eu falo das plataformas para você programar posts e acompanhar resultados das suas redes sociais, no Especial Quarentena da Biblio Ideias. 
      Então! A quinta-feira passou, você  não publicou o #TBT e agora? Aproveite a sexta-feira e publique uma #FBF, isso mesmo! Flashback Friday é a hashtag para quem esqueceu ou não teve tempo de publicar a #TBT e quer postar uma foto antiga e falar de saudade, ou relembrar algo importante.
No caso de marketing digital para negócios, usar essas hashtags humaniza a marca e é uma grande oportunidade de mostrar e contar o que te motivou a criar a marca, ou empresa, porque você ama o que faz, quem passou pela empresa, certificados de curso e seu investimento para aprimoramento do que você faz e o que você aprendeu no processo, enfim. Vale muito a pena usar esse tipo de abordagem no feed do seu Instagram.
          Como usar? Mantenha o #tbt às quintas e use o #fbf às sextas.
Em tempos de quarentena, se você está trabalhando de casa, em home office ou teletrabalho, como se diz aqui em Portugal, separe um tempo para organizar suas fotos, como falei no post anterior. Vai ser bom para você olhar o quanto caminhou para chegar até aqui, como canta o Cidade Negra. Isso vai te reconectar com seu negócio, você vai ver. As pessoas vão gostar de conhecer mais sobre suas motivações, jornada e experiência. E com o material separado e organizado, você consegue planejar os próximos #tbts sem estresse. Bem, não é que não possa postar foto antiga nos outros dias, viu? Mas como o tema aqui é saudade, flasback...vale já deixar organizado o que você quer publicar nas próximas quintas ou sextas, beleza?
   Com as fotos separadas, hora de escrever. Para ficar mais bacana e humanizar de verdade o Instagram da sua marca e ainda te ajudar a vender, faça conexão dos textos na legenda das fotos com algo que esteja acontecendo agora, ou que você vá lançar, por exemplo. Por exemplo: estou dando um treinamento de coaching e mentoria para um grupo, de forma remota, pelo Zoom, então vou publicar hoje uma foto contando sobre a minha formação de coaching para que meus alunos conheçam um  pouco meu processo e vou enviar o link em  nossa comunidade virtual no Facebook para que eles possam ver e se desejarem comentar. Isso vai aumentar as visualizações das suas publicações e você pode ter mais inspiração para escrever pensando em um público claro, que você conhece e quer ajudar neste momento. Isso vai te ajudar a definir a temática do seu instagram. Confira AQUI
          As suas publicações precisam fazer sentido para você, para seu momento e também criar conexão com as pessoas que você esteja atendendo ou pretende alcançar no momento. Os posts precisam vender sem vender. Ou seja, contar histórias, ensinar, dar informação útil e assim, criar empatia, motivar as pessoas a interagirem com você.
       É um exercício de escrita. Você quer saber mais sobre essas estratégias, poder tirar dúvidas e ter acompanhamento? Nós temos o treinamento Conectados, que vamos lançar em breve, em parceria com a Data Coop, onde vamos ensinar você a montar uma estratégia de marketing digital para o Facebook e para o Instagram. Temos também o curso Criatividade para conteúdo nas mídias sociais e você pode inscrever-se individualmente ou em grupo. Vamos lançar para início de maio um curso só de Instagram. Este curso vai ser semanal, a partir de uma comunidade fechada no Facebook, com aulas ao-vivo para você tirar dúvidas e com exercícios práticos, além da minha consultoria para acompanhar seus posts e sua estratégia baseada em ferramentas que te ajudam a avançar e crescer na criação de conteúdo para criar embaixadores da marca e uma comunidade real em torno do seu projeto. 

    Todos os nossos treinamentos estão com preço especial já que a economia global sofre um grande impacto neste momento e sabemos que o marketing digital é a estratégia que sobrou, já que não faz sentido colocar outdoor, imprimir panfletos neste momento em que estamos todos dentro de casa. Entretanto, com muita gente em casa, temos grande chance de audiência neste momento. Invista no seu marketing digital. Quer saber mais sobre nossos cursos? Comente no post! Quer receber detalhes de algum curso?
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   Este artigo faz sentido para você? Você tem dúvidas específicas sobre o uso do Instagram ou outra mídia? Comente! Você acha que este post pode ajudar a alguém crescer e fazer um bom trabalho de mídias sociais? Encaminhe o artigo para essa pessoa! Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a usarem as mídias sociais de forma inteligente, criativa e sustentável! A Biblio Ideias School é pequena, independente e eu, Marcelle Rebelo, que assino este artigo, mãe empreendedora ficarei muito grata com sua ajuda!
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Até amanhã!
Marcelle Rebelo


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