[ESPECIAL QUARENTENA]: O poder do #tbt - hashtag para te ajudar mostrar o que bate por trás do coração da sua marca


    Você usa #tbt para contar a história da sua marca? 
   Já que estamos na quarentena e as pessoas não tem saído ou fotografado, vamos aproveitar e falar do quanto a gente pode e deve usar fotos antigas para publicar?
   As redes sociais tem um apelo do imediatismo, do instantâneo que é quase insano. Com os smartphones cheios de fotos de eventos, cursos, produtos, equipes e tudo que cerca sua vida e seu trabalho, quem dá conta de publicar tudo? As fotos vão ficando lá, esquecidas e a gente fica com a sensação de que tem que produzir mais material, mais conteúdo. O que é um desperdício. Eu super recomendo que meus alunos e clientes usem fotos próprias e comecem a ter um olhar mais atento às fotografias, porque as redes sociais são muito visuais e boas fotos chamam atenção e se forem fotos reais, ou seja, sem ser fotos de banco de dado, melhor ainda. Porque mostra mais verdade e gera mais conexão. Vale a pena contratar um fotógrafo para ter fotos bem feitas e profissionais para você usar nos seus posts, atraindo mais interessados para seu feed.
  Eu fiz uma série de aulas sobre o branding (trabalhar a sua  marca) no instagram, que nomeei #desafioinstabranding no ano passado e comecei a falar da importância de organizar o seu material para criação de posts.
  Isso mesmo, separe suas fotos, seus vídeos, por assunto, por eventos. Separe as fotos em que você está sozinho e bem na foto, em ambientes diversos e lembre: as pessoas vão para a internet para buscar entretenimento, informação, conhecimento e buscam inspiração. Então pense nos seus posts com base nessa necessidade das pessoas ou vai ser ignorado.
 Especialmente no Instagram, não adianta adotar um tom extremamente comercial ou corporativo. Essa rede social ganhou o amor das pessoas porque tem fotos incríveis, com filtros incríveis e com ângulos bem bolados. É a era dos momentos instagramáveis.
 O instagram mudou a maneira das pessoas comerem (#instafood), se vestirem (lookoftheday), e além: hoje, as cidades buscam ter pontos "instagramáveis" para que as pessoas queiram visitar e repetir aquela foto naquele cenário apaixonante.
 O Instagram herdou do Twitter, as hashtags, que são uma forma incrível de filtro. As hashtags fazem com que as pessoas naveguem por temas e assuntos e isso é uma oportunidade ímpar para você ser encontrado e ser conhecido por quem não te conhece ainda e se você caprichar no seu feed, usar o instagram como uma espécie de blog e contar a história da sua marca, contar histórias que gerem empatia e conectem as pessoas e mostrem os valores por trás da sua marca (que pega valores emprestados da sua personalidade), você vai revolucionar e impactar as pessoas de uma forma que você não imagina.
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 Inclua a hashtag #tbt às quintas-feiras no seu calendário editorial. Se você ainda não tem um, faça! Eu dou várias dicas sobre isso aqui no blog, pesquise e vai encontrar. Eu também falo bastante sobre isso na lista que entrego quinzenalmente sobre Conteúdo criativo e sustentável, que você pode se inscrever gratuitamente AQUI. O calendário editorial é uma parte fundamental do marketing estratégico e te ajuda a manter consistência (não ter o branco ou ficar séculos sem postar e cair no esquecimento dos algoritmos do instagram) e a relevância (tocar em assuntos importantes para as pessoas que você pretende se comunicar).
  Uma das coisas interessantes que as mídias sociais fez com a forma de as marcas e empresas se posicionarem e se comunicarem é a humanização. Isso mesmo. Mais do que saber o que você vende, as pessoas querem saber porque você faz o que faz, como começou a fazer isso e porquê, quem te apoia e faz parte do processo todo, quais as dificuldades você superou, peculiaridades e diversão do dia-a-dia de quem trabalha com você, quem você atende e por aí vai...
 Usar hashtags é uma forma fácil de humanizar sua marca. Mas, estou falando das hashtags coletivas, que caíram no gosto da galera.
O #tbt (Throwback Thursday - algo como quinta-feira do retorno) surgiu no microblog Twitter, por um grupo de amigos, como uma brincadeira. A ideia era postar fotos com mais de 5 anos, sempre às quintas, para matar a saudade.
 Assim, você pode usar essa brincadeira para contar coisas do início da sua marca, ou algum curso que você tenha feito para se preparar, mostrar alguma viagem bacana de trabalho, escritório antigo e por aí vai. Esse tipo de post vai te ajudar a mostrar mais sobre a história, os valores, as nuances e o que bate por detrás do coração da sua marca. Afinal, é isso que importa para as pessoas nas redes sociais, especialmente no Instagram. 
   Você pode publicar toda quinta-feira no Instagram, Facebook e Twitter (uma plataforma de agendamento te permite publicar nas 3 redes ao mesmo tempo) ou você pode publicar só no Instagram toda quinta-feira um #tbt contando algo bacana sobre sua história e a história da sua marca. 
Gostou da dica? Que outras hashtags você usa? Quais suas dúvidas sobre o uso do hashtag.
  Que hashtag você gostaria de ver aqui com dicas de uso? 
   Não vejo a hora desta quarentena e epidemia virarem um #tbt e espero que a gente se saia bem e tenha boas coisas para lembrar desse momento de recolhimento e reflexão.
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