[ESPECIAL QUARENTENA]: Sua ideia não vale nada!


Existe um ditado popular muito famoso no Brasil que diz o seguinte: "De boa intenção, o inferno tá cheio!" Quando as pessoas usam esse ditado, querem dizer que nem sempre uma boa intenção ajuda e no caso de uma boa ideia, se ela não é colocada em prática, ela também  não vale nada!

Quantas pessoas me procuram sugerindo parceria, me convidando para trabalhar junto e quando vou aprofundar minimamente a conversa, a pessoa não pensou na proposta, não sabe direito como seria a estratégia, enfim, nesses 20 anos atuando como empreendedora à frente da Biblio Ideias, fora anos anteriores em outros empreendimentos, aprendi que boas ideias, sugestões, bons conselhos, dizer o que você deveria fazer para isso ou aquilo, há aos montes, mas atenção, há uma grande diferença entre ideias e ações! Na hora de escolher ou aceitar parcerias, isso conta muito!

Durante o Rotas e Rumos, treinamento de coaching e mentoria para ajudar empreendedores a lançarem um projeto, quando falamos em procrastinação, auto-sabotagem, que foi o post de ontem, que você confere AQUI, eu tenho visto muitas ideias, mas não tenho visto muitas ações para colocar essas ideias no papel e também em prática. Fico preocupada porque são ideias incríveis e quero vê-las na prática, entregues para o mundo!

Olha, se temos uma boa ideia de um negócio ou de como aprimorar um negócio já em andamento, mas não colocamos em prática, não entregamos para o mundo, como vamos saber se esta ideia é boa ou não?

Medo de errar? Quem nunca? Mas, na prática, a vida nos ensina que só falha quem fez alguma coisa. Só erra quem tentou fazer algo. Quantos textos escritos ficam nas gavetas? Quantos ensaios de vídeos ficam no seu celular, no Google Fotos ou no computador? Quantos eventos não saem da sua cabeça para o mundo? Quantos e-books, cursos on-line não são lançados?

Os motivos? Muitas vezes porque alguém que ia fazer algo com você não não entregou ou não fez algo combinado, ou porque você tem vergonha e medo da exposição, medo da crítica ou porque se acha amador demais e com poucos recursos ou não se acha bom o suficiente para colocar sua ideia, sua voz, seu talento para o mundo. Outra coisa que nos paralisa é uma fantasia de nossa cabeça ou um ego infantil e vaidoso. Por exemplo, eu conheci uma empreendedora que trabalha com uma equipe e a cada período ela tem oferecido cursos ou formações, como se diz aqui em Portugal e então ela me pediu uma proposta. Eu demorei duas semanas pra entregar a proposta e por quê? Sentei para fazer, mas não ficou boa o suficiente para meu ego sentir-se confortável para enviar o documento. Então, na falta de tempo ou oportunidade para fazer os ajustes necessários eu não entreguei. Como tenho falado para meus coachees, ou seja, para os alunos do Rotas e Rumos sobre as resistências e nossos limites internos que nos paralisam, as reflexões vieram para meu comportamento também, então ontem eu mudei a plataforma para fazer a proposta, ficou ótima, enviei! Eu não queria terminar mais uma semana deixando a minha resistência me vencer. O que pode acontecer com uma p proposta? Ela pode ser aceita, pode dar certo ou tenha que renegociar, ou talvez eu leve um não. E isso faz parte. Bora encarar? Eu sonho em ter um comercial, alguém para cuidar das propostas, porque na verdade é muita coisa para fazer, mas enquanto isso não volta a acontecer, eu preciso conhecer minha realidade, meu tempo disponível e combinar prazos para enviar propostas personalizadas, em função do que estou trabalhando no momento, porque sim, estou no momento "eupreendedora", mas já vejo e imagino a pessoa para trabalhar apoiando nosso comercial. Isso faz toda diferença, aliás, para atender bem.
Entende o que quero dizer? O que é mais importante neste momento? A forma ou o conteúdo? Eu não poderia ter enviado a proposta em um documento Word bem feito, por exemplo? Ou no corpo do e-mail?
Quantas vezes não avançamos por motivos como neste exemplo? Sabe a famosa frases dos grandes empreendedores digitais? "Feito é melhor que perfeito".

Isso não significa que você deva fazer tudo mal feito, mas experimente observar se sua mania de perfeição não é só a fantasia, o medo, que faz você procrastinar. Se o primeiro vídeo não ficar espetacular, tente aprimorar o segundo, o terceiro, o quarto, mas lance o primeiro! Coloque sua boa ideia à prova, para o mundo, isso nos faz crescer e aprimorar! Lance seu projeto!

Com relação às mídias sociais, que é a área onde as pessoas mais me pedem apoio, entenda que escrever um texto, gravar um vídeo e não mandar para ninguém, não pedir opinião, não pedir para as pessoas comentarem sinceramente, não procurar pessoas referência e pedir opinião é o mesmo que não publicar. Ou você acha que vai lançar um blog ou um canal no You Tube, não vai enviar pra ninguém ver, não vai divulgar e da noite para o dia vai ter um milhão de seguidores apoiando o que você faz? Construa sua audiência aos poucos, sinta-se criando seu conteúdo, veja como fica, namore o seu conteúdo e tenha orgulho. Não um orgulho no sentido ostentador, mas um orgulho por ter vencido  mais uma etapa, mais uma resistência.

Ficar famoso da noite para o dia? Não é assim que funciona, mesmo. A gente precisa vencer esses impedimentos internos e colocar nossa boa ideia para o mundo. Sabe por que? A nossa boa ideia provavelmente tem a ver com nossa missão, com o que viemos fazer aqui neste planeta e pode ajudar muita gente que precise do nosso talento, da nossa forma de ver e fazer as coisas dentro da nossa área de atuação e o impacto das redes sociais para ampliar o alcance a mais pessoas é inigualável.

Algumas dicas para você sair da inércia e lançar sua boa ideia:

  • Crie coisas que dependam mais de você, do que dos outros. 
  • Caso tenha algum parceiro para lançar a ideia, converse com a pessoa e estabeleça metas, critérios e reveja os passos e combinados sempre que precisar. Nada que uma boa conversa.
  • Faça um planejamento do que pretende lançar, crie um projeto e marque uma data. Trabalhe todos os dias para sua ideia sair do papel, como se já fosse um sucesso e você fosse pago para fazer este trabalho. Leve a sério o seu sonho (No Rotas e Rumos, os coachees lançam um projeto e fazem uma apresentação para a turma e depois nas mídias da Biblio Ideias. Essa é uma forma de tornar a ideia oficial. A gente precisa de rituais.
  • Se falhar, se não der certo, comece tudo de novo depois que avaliar e compreender o que não funcionou.
Inspire-se com este vídeo sobre o fracasso dos famosos:


Depois de assistir comente: O que seria de nós ou de muitas áreas do conhecimento, da política, da cultura, das ciências se estes Criativos tivessem desistido ou tivesse dado ouvidos a vozes que não acreditavam neles?

Vou amar conhecer seu projeto, ver sua criatividade e projeto nas redes sociais. Coloque o link nos comentários.

Teremos uma turma nova do Rotas e Rumos em junho! Conheça o programa AQUI

Comentários