[ESPECIAL QUARENTENA]: Crie um espaço gostoso para estudar e trabalhar e aumente sua produtividade

Eu e a Kiki na sessão de fotos do Home office da Biblio Ideias
Foto: Thompson Stellet


        Você está trabalhando de casa? Isso  muda tudo, né? Algumas pessoas tem reclamado comigo que não conseguem sentar para trabalhar, não conseguem produzir conteúdo para divulgar o trabalho e ainda estão se ajustando na nova rotina, frente á pandemia.
         Hoje é dia de enviar o e-mail para nossa lista especial sobre Planejamento e organização, que tem crescido bastante e então, para ilustrar e complementar, resolvi falar sobre o planejamento do espaço de trabalho em casa, contando minha experiência e compartilhando dicas práticas, que podem funcionar com você e te ajudar.  Se você quiser receber os e-mails na nossa lista, inscreva-se grátis AQUI
          Hoje vi um vídeo do Papo de Segunda, com o Caco Ciocler falando que ele nunca trabalhou tanto na vida, porque cozinha, arruma a cozinha e já está na hora de fazer a janta, tem que regar as plantas, limpar a casa e tudo mais e que acha esse momento  uma grande oportunidade para quem pode ficar em casa, resignificar a relação com a casa, com o trabalho, com a família e com a correria que vivíamos antes da Quarentena, aprendendo a valorizar as pessoas que trabalham para que a gente realize nosso trabalho. Será que viver na correria e não curtir a casa, não cozinhar a própria comida, não conviver com os filhos faz sentido? Será que estamos dando valor devido ao que realmente importa? Como você se sente e quais suas impressões sobre isso? Confira o programa AQUI

    O Gregório Duvivier também disse que não tá conseguindo acompanhar lives e séries de Netflix, como muitos "ostentam" porque tem uma bebê que não para e ele é solidário aos pais, que estão enlouquecendo, trabalhando de casa com seus filhos.  Também vale a reflexão sobre o que estocamos e em ambos os programas, eles estão se virando para cumprir o que manda a OMS e também para manter os seus trabalhos, enquanto nos ajuda a refletir.
Confira AQUI

   

       Eu gosto muito do cenário do Papo de Segunda, no GNT (Pena que não consigo assistir aqui de Portugal, só confiro os vídeos resumidos no YOUTUBE) porque ele é todo decorado com Post-its, aqueles adesivos para anotar ideias, recados, lembretes, que usamos muito no planejamento do Canvas. Em função da Quarentena, eles não estão gravando no estúdio e achei fofo demais o Emicida ter colocado post-its pequenos na parede, para fazer menção à linguagem visual do programa e no outro programa o filósofo Chico Bosco, filho do cantor João Bosco também faz o mesmo e dá para ver pela transmissão que fazem, acho que pelo Zoom.

       Por que te contar tudo isso para falar de organização do seu espaço de trabalho? Para te mostrar que todo mundo tá passando por essa questão de ter que trabalhar em casa e a forma é importante, ou seja, criar um cantinho que te conecte e te remeta ao seu trabalho, é fundamental. A gente fala sobre isso no Rotas e Rumos e você pode se inspirar no livro A Guerra da Arte, onde o escritor Steven Pressfield fala que o difícil não é escrever, mas sentar para escrever. Todos temos que vencer resistências e auto-sabotagens, crenças limitantes e quando criamos um lugar especial, um ritual e nos sentimos confortáveis e com compromisso de sentarmos naquele lugar especial para produzir, a coisa flui mais fácil.

      Eu aprendi isso com a minha amigona, que foi minha chefe e guia escoteira, a arquiteta Maria Dolores de la Sagra, a Kiki. Revisitei estas questões na minha formação como coach, com a Ana Célia Paixão, da Hera Eduty e digo para os meus coachees, que ter um cantinho para realizar seu trabalho faz toda diferença.

  Quando eu decidi ser mãe, busquei o home office como uma opção para acompanhar o crescimento do meu filho de perto e não terceirizar a educação dele, então no quesito trabalhar com filhos em casa, estou "treinada" desde 2009, quando resolvi engravidar. Pesquisas, conversas e tentativas para não deixar meu filho de lado fizeram com que ele fosse comigo para o Spa Brazil Zen, meu Spa alternativo, quando comecei a empreender e de volta para o home office, fazia traduções, trabalhos de marketing digital, muitas vezes amamentando o Miguel. Ia para reuniões e visitas técnicas com ele também, porque ele entrou para a escola com quase 3 anos. Quando ele cresceu, deixou de frequentar o turno integral e muitas vezes ia comigo para o coworking e para reuniões em empresas. Sou uma mãe empreendedora e não escondo isso ao assumir projetos. Miguel é minha prioridade e isso não tira o meu profissionalismo. Ao contrário, os filhos aprendem muito vendo os pais trabalhar. Eu ia para o trabalho da minha tia e madrinha, Norma e também para o trabalho da minha saudosa mãe. Depois, imitava o que as via fazendo em minhas brincadeiras e brincava de escritório. Sempre levei minha enteada e sobrinhos para o trabalho, porque em tempos de férias escolares, o trabalho não para, o que fazemos com os filhos?

      Aprendi a ser organizada, produtiva, cuidar da casa, de mim, do trabalho e a ter tempo de qualidade com meu filhote. Fácil? Não! Sempre dá certo? Não! Mas, eu tenho experiência para dividir com quem tá começando agora a vivenciar essa realidade, em função da imposição da Quarentena.

      A dica principal para você começar a se organizar e se sentir mais produtivo é ter o seu canto de trabalho. Eu li muito sobre isso e a Kiki me incentivou a criar um escritório, não em um quarto fechado, longe do Miguel, mas exatamente na sala, onde eu pudesse além de trabalhar, controlar a casa, olhar o Miguel, sem que ele ficasse preso no quarto comigo e pudesse brincar e eu podia receber alunos e clientes e gerenciar tudo a minha volta. 

      Foram algumas tentativas, usando recursos que eu tinha na época. Primeiro, uma penteadeira, virou a mesa de trabalho. Depois, em parceria com a Kiki, trabalhando no marketing da Rufus Garage Sale, fizemos uma permuta e ela fez minha estação de trabalho com reaproveitamento de pallets e caixotes de feira e eu simplesmente me apaixonei! Como ali era nossa área de convívio, a mesa também servia como mesa de jantar e era interessante como funcionava. 

     A minha produtividade mudou muito porque a verdade é que o "nomadismo digital" é interessante e a criatividade flui quando você muda de lugar para trabalhar, então, ás vezes eu trabalhava pelo celular na espreguiçadeira no quintal, ou no quarto, ou no sofá, mas ter uma estação de trabalho faz toda diferença para sua produtividade. 

 Aproveite algumas dicas do porque você deve criar, organizar e decorar seu canto de trabalho em casa, mesmo que seja só durante a quarentena:

1- Se você tem filhos ou outras pessoas em casa, elas vão entender que quando você senta na sua estação de trabalho, você está produzindo e não pode ser interrompido o tempo todo.
2- Seu cérebro entende que você está ali para trabalhar e é incrível como seu foco funciona e sua produtividade aumenta e o trabalho rende.
3- Ter um horário para estar na sua estação de trabalho (observe se você é mais produtivo de manhã ou à tarde) faz muita diferença na organização do seu dia e da divisão das outras coisas.
4- Sua postura ao sentar confortavelmente para trabalhar, com um bom ponto de internet e com todo o seu material vai fazer seu trabalho fluir.
5- Escolha músicas e monte uma playlist para trabalhar para te inspirar e crie um ritual. Se quiser, ouça nossa playlist feita para empreendedores, AQUI. e nos sugira música para aumentar a lista aqui nos comentários.
6- Coloque um incenso ou um difusor com um cheirinho que ajude na concentração. Você pode usar lavanda, laranja, tangerina e garantir a calma e a concentração que precisa.
7- Decore com objetos que você goste e que remetam ao seu trabalho, frases e coisas que te inspirem 
8- Tenha um quadro de avisos com lembretes, datas importantes e para recados.
9- Pense na ergonomia, você deve trabalhar com os pés no chão e as mãos apoiadas sobre a mesa. 
10- Se não der jeito de criar um cantinho, use a mesa de jantar, mas no momento do trabalho, coloque suas coisas inspiradoras e que também você precise para produzir e depois guarde tudo para que a mesa seja usada e não vire bagunça. Se tiver um móvel perto, guarde tudo ali.

Veja um pouco algumas fases do meu home office. 

Confira alguns posts anteriores. 

Sobre a importância de ter um mural, AQUI
Dicas de produtividade em Home office, AQUI
Veja a evolução do meu  home office no Brasil. AQUI

Veja algumas fotos e dicas, logo abaixo:


Aqui foi logo quando a mesa chegou e ainda não tinha minha estante. Improvisei com caixotes e nichos. Um quadro mural foi muito bacana nessa época.


Era assim. Eu trabalho  muito com revistas e usava o estrado do berço do Miguel para colcoar as revistas (minhas e dele).Uma cômoda, que foi o trocador do Miguel, virou apoio para o home office, apoiando a impressora. Isso faz diferença para quem precisa imprimir coisas.

O Encontro do DNA CRIATIVO, nossa equipe da Biblio Ideias e a sessão de fotos do home office, com Thompson Stellet. Se você trabalha em home office, faça fotos profissionais trabalhando para usar nas suas mídias sociais. Isso faz diferença.

Um pouco do meu hoome office, já com a estante de caixotes.




Visão lateral com o home office finalizado.




Aqui em Portugal, ainda não tenho meu home office montado.
Para variar, ás vezes trabalho do sofá, com a companhia dos meus pets. Garrafinha de água sempre ao lado para me hidrtatar.

Já na Quintinha da Céu, onde eu moro, com a chegada do Luiz Design Verde, ele transformou um móvel de TV e livros em um escritório para mim no quarto. Não é o ideal trabalhar no quarto, mas quando preciso de privacidade e concentração, corro para cá. Estou vendo algum lugar para fazer um escritório em casa. Sinto muita falta.

Aqui era um quarto sem janelas, no meio do meu primeiro apartamento em Portugal. Note meu tripé e as bonecas de pano que me inspiram. Frida Kalho e mulher maravilha.

Deu para ajudar, inspirar? Comenta aí e marque a @biblioideias no Instagram mostrando seu cantinho de trabalho e suas dicas de produtividade? Como está sendo para você trabalhar de casa? O que você gostaria que terminasse e o que você queria logo reviver após a Quarentena? Comente!

Que tipo de informação, dica ou tutorial você gostaria que fizéssemos para te ajudar neste momento? Estamos gravando vídeos 1 x por semana e criando posts diários para te apoiar, ok? Conta pra gente com podemos te ajudar na prática!

Você acha que um curso prático de instagram, semanal em maio te ajudaria? Comente aí! Fique bem, proteja-se, cuide-se bem e não surte! A gente tá se adaptando e organizando a rotina. Peque leve. Tem gente que diz que tá produzindo muito mais no home office e que tá amando não ter que sair todo dia e pegar engarrafamento. Como tá sendo para você essa experiência? Comenta, vai!

Se você acha que esse post pode ajudar alguém, compartilhe!

Comentários