Organização de home office

Clique na imagem e veja 10 dicas de organização

Terça é dia de falar sobre organização aqui no Biblio Ideias e uma das coisas que estamos organizando é a sequência de posts.
Bem, em casa de ferreiro, espeto de pau, não é uma frase que eu curta muito, por isso, estou estudando e me organizando para ter um home office mais organizado.
Desde criança, sou acumuladora de papel e sou muito produtiva e criativa, ou seja, se não entrar na agenda um dia de "vamos colocar as coisas em ordem e fazer aquela faxina", não vai rolar.
Eu já contei AQUI que tenho separado contas, contratos, documentos em pastas com plástico, porque é mais fácil do que usar pasta arquivo, não rasga e as coisas ficam presinhas, ou seja, não se perde.
Eu comecei a trabalhar de casa em estilo home office desde 2012 e eu tentei trabalhar do quarto, depois do quartinho de empregada, que virou ateliê da minha marca Maria Kisa, sob recomendação da amiga, ex sócia e agora cliente Maria Dolores, a Kiki da Rufus Garage Sale e Rufus Rustic Furniture.
Graças as dicas dela, fui me achando em casa, porque junto com o crescimento da empresa, vinha o crescimento e o desenvolvimento do meu bebê, o Miguel.
Hoje, resfriados os dois, estou trabalhando da cama, enquanto ele vê desenho e joga no iPad...isso é uma das vantagens em se trabalhar de casa.
Mas, faz falta ter em casa uma estação, ou seja, um lugar onde você senta, faz um horário e produz. Mas tenho visto que se formos muito duros com isso, não vale a pena trabalhar em home office. Se tiver com dificuldade de se concentrar tente mudar de ambiente.
Manter as coisas organizadas, fazem a diferença e desde que tento organizar a minha vida financeira, ou de livros, CDs, material de costura, percebo que espaço e onde guardar o que, faz toda diferença do mundo, senão, vamos jogando, acumulando. Os móveis, gavetas, prateleiras, tem que funcionar. Uma vez definido o lugar de cada coisa, é só manter a rotina de guardar cada coisa em seu lugar e fazer uma revisão e uns ajustes umas 4 vezes ao ano, talvez, em cada estação do ano.

O Pinterest tem coisas incríveis, já descobriram essa rede social?
Já falamos dela AQUI

Sugerimos usar para quem deseja montar um portfólio.

Bem, se você escrever "Home Office" na caixa de Pesquisa do Pinterest, vai ver coisas incríveis.
Basta "pinar", ou seja, clicar em "Pin it" e decidir em qual painel (existente ou que você irá criar), você deseja "guardar" essa imagem.
Muita coisa, em inglês, por isso agradeço a todo estímulo que recebi da minha avó e da minha mãe para estudar inglês.
Mas, tem muita coisa em português também e você é convidado a criar conteúdo em português, ora!



Perceba como você rende mais, vá experimentando. Eu gosto de ver o que tá rolando do lado de fora, natureza é sempre bem vinda e uma boa iluminação te mantém desperto. 
Gavetas, estantes, ajudam a manter o seu material de referência por perto.


Trabalhar de cara para a parede pode ser a única opção e para não ficar tão triste, você pode colocar quadros, posters, mas tem que ver se não tirar sua concentração, uma parede muito chamativa.


Cores mais leves e usar a iluminação a seu favor, são pontos que devem ser observados. Para quem faz artesanato, a luz vinda de fora, ajuda muito, mas se colocar um computador ali, melhor trocar a cadeira de posição, virada para a janela.


Trabalhar de casa já é meio low profile, então investir e usar uma cortina bacana, um tapete legal, uma mesa que você goste, colocar flores é dar-se mimos e prazer em estar ali para atuar.

Boa iluminação, objetos que ajudem a decorar e organizar ao mesmo tempo ficam bons se o home office é em uma sala específica, ou quarto, caso divida com a sala, por exemplo, acho que tem que ficar tudo mais camuflado. Mas, sem perder de vista a organização, os recursos usados. Muita gente tá voltando a usar quadros de aviso, lembretes, agenda de papel.



Esse home office tem móvel planejado para atender às necessidades de organização do profissional que ali atua, Cor na parede, cadeira de design, tapete, quadros, objetos de decoração...



Esse cantinho lembra a disposição do meu home office, que depois de me ver sofrer e ficar com Miguel trancado no quarto da Lu, a Kiki me deu a ideia de usar a sala como espaço de trabalho, assim, vejo tudo, recebo as pessoas, e futuramente, com uma TV nova e datashow, vou até poder fazer reuniões. Enfim....a ideia é ter um L, mas uma mesa que não pese tanto e sirva como aparador ou mesa de refeições, eventualmente, um suporte para a impressora e uma estante para as pastas suspensas, contratos, etc. Ainda chego lá....estamos no improviso....

Depois eu mostro uma foto do meu home office!

Se vocês tiverem dúvida, sugestão e quiserem mandar pra nós, envie para biblioideias@biblioideias.com

Para quem não trabalha em home office, mas precisa lidar com uma bancada de trabalho, os dilemas são os mesmos. Se você tiver onde guardar as coisas, vai bem, senão, começa a bagunça!








Comentários