[ESPECIAL QUARENTENA]: Preciso mesmo fazer um plano de marketing estratégico para ter um negócio?


      Segunda é dia de falar de negócios por aqui no blog da Biblio Ideias, com a coluna: O negócio é o seguinte. No Especial Quarentena de hoje, vamos responder a pergunta que me fizeram na aula do Rotas e Rumos na quinta-feira passada: "Eu posso começar meu negócio e aproveitar a oportunidade para vender e depois sento para ir planejando aos poucos? Já posso colocar as informações divulgando nas mídias sociais e depois criar o marketing estratégico de conteúdo?

  É incansável a resistência de alguns alunos em nossos cursos sobre utilizar ferramentas para parar e pensar seu marketing estratégico. Quando eu comecei a trabalhar com marketing digital, sofria muita resistência dos clientes que não queriam parar para olhar pontos fundamentais do marketing do seu negócio. As pessoas querem resultados, vender mais, ter mais seguidores e talvez pensem que isto tudo venha instintivamente ou como num passe de mágica ou milagre. Se o seu negócio não for daqueles negócios que bombam de primeira e começam a impactar muitas pessoas, o que alguns especialistas consideram casos de sorte, você precisa sim estruturar seu negócio e mesmo que você crie ou lance algo que faça muito sucesso e traga muitas vendas, você precisa estruturar seu negócio para manter-se no topo, ou ter longevidade.
    Eu sei que parece ser muito complicado, dá preguiça, é muita coisa para fazer, somando a tudo que você faz no seu dia e parece que marketing estratégico é coisa para empresário de start up e milionário, mas eu te garanto que você vai descobrir coisas incríveis e avançar bastante se pensar, colocar no papel ou em quadros, ou planilhas e aplicar sua estratégia de marketing digital, porque você vai com as ferramentas, aprender sobre seu negócio, vai parar para planejar e para avaliar o que tá acontecendo, o que vai te dar oportunidades de não repetir erros, pensar soluções e criar coisas novas para resolver os desafios da pandemia, por exemplo. Você não vai perder, tempo, ao contrário, vai ganhar tempo. 

  Vamos pensar nessas questões: 

  • Se você tem um negócio, mas não tem lucro, você não tem um negócio, tem um hobby! 
  • Como encantar seus clientes, como sugere o Phillp Kotler, pai do marketing, que criou termos como marketing social, segmento de cliente e marketing 3.0, 4.0 dentre muitos outros conceitos e ganhou vários prêmios? 
  • Se grandes empresas milionárias crescem porque seus líderes estudam e estruturam seu negócio e pensam no marketing estratégico, por que você não precisa fazer isso? 
  • Será que é porque é pequeno, informal e não pensa no crescimento da sua marca, não quer crescer muito?
  • Por que não investir em planejamento e gestão do seu negócio?
Quando trabalhamos com algum cliente de marketing digital adotamos de 3 a 10 ferramentas de marketing digital e a primeira delas é o Canvas, porque a partir dos 9 blocos, você percorre as 4 principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. 

                    
Foto: Letícia Veras - PRATICANDAR - Colworking


   Na foto acima, alunos fazendo o Canvas, no curso PRATICANDAR, da Biblio Ideias School, em parceria com Letícia Veras, fotografia e ilustração, Fernanda Brum, educação financeira, no Colworking, em Niterói. A Leca Veras criou o nosso Canvas, ilustrado, que compôs a apostila do nosso curso. Você pode baixar o seu, AQUI. Na turma especial quarentena do Rotas e Rumos, pedi aos alunos que criassem o seu Canvas, baixando nosso modelo ou usando a ferramenta do SEBRAE, que você confere AQUI.

 No extinto Biblio Ideias Coworking, nós lançamos a mentoria coletiva e oferecíamos gratuitamente 1 vez por mês, aula de marketing estratégico para os coworkers. Nossa consultoria sempre traz ferramentas para estruturar e pensar o negócio e nossos cursos também. Mesmo o curso de You Tube para crianças usamos o Canvas. Somos apaixonados pela modelagem do negócio a partir desta ferramenta incrível, criada e divulgada pelo suiço Alex Osterwalder, desde 2000. Cada vez que aplicamos o modelo Canvas ao negócio de algum cliente, naturalmente surgem ideias de conteúdo, estratégias e ações de marketing, sugestão de parceiros e muito mais. Veja alguns empreendedores que já fizeram o Canvas com a gente. É verdade que de cara o Canvas assusta um pouco, mas você pode procurar por vídeos na internet, ver modelos prontos e se inspirar a preencher. Nós ajudamos nossos clientes e alunos a preencher e é ótimo poder trocar com alguém sobre o seu Canvas, porque sempre alguém vê algo que a gente não enxerga.

Lívia Ressiguier da Berdine semi-jóias

Rodrigo Gianni, nosso web designer e especialista em SEO e Marketing de tráfego pago


Eu, Marcelle Rebelo, à frente da Biblio Ideias

Marina Paradantas, à frente da Estimulação, escola de estimulação cognitiva

Andreia Pontes e Mônica Araújo, irmãs empreendedoras, à frente da Motrix

 Alguns dos  muitos empreendedores que já tiveram a oportunidade de pensar seu negócio de forma estratégica, a partir da Biblio Ideias School e meu trabalho como mentora e coach de empreendedores com propósito e criativos.

  Nós recomendamos fortemente que minimamente na sua estratégia inclua o Canvas. A partir de 9 blocos, você consegue rapidamente ter uma visão sobre áreas importantes do seu negócio, como Produto ou serviço, segmento de cliente vendas, logística, custos e receitas, parceiros chave, comunicação e  o "tom" da sua marca na hora de se comunicar e criar relacionamento, dentre outras. 



   Alexander – ou Alex – Osterwalder é um empreendedor, palestrante, consultor e teórico da administração, mais conhecido pelo seu trabalho com modelagem de negócios, especialmente como coautor do livro Business Model Generation e desenvolvedor do Business Model Canvas, que caiu nas graças dos empreendedores modernos. Mesmo que você não seja da área da tecnologia ou tenha uma start up, invista seu tempo usando o modelo desenvolvido por Alex. 

  Você pode fazer o Canvas sozinho ou com sua equipe e apresentar para amigos, por exemplo, quando quiser lançar uma ideia. A verdade é que quanto mais simples e clareza você tiver ao passar sua ideia, melhor. Se sua avó entender, você está no caminho certo.
 Osterwalder é, na atualidade, um dos teóricos mais inovadores no que diz respeito a modelos de negócios. O livro Business Model Generation, que ele escreveu em parceria com o professor Ives Pigneur tornou-se um best-seller global, devido a seu caráter revolucionário na área.
 Saiba mais sobre o Alex Osterwalder e seus projetos AQUI
 Você pode criar um  negócio para aproveitar uma oportunidade durante a pandemia e sentar para planejar depois? Sim, muitos negócios começam assim, mas se você puder investir 1 hora preenchendo os quadros do Canvas, vai perceber alguns detalhes importantes, buscando responder perguntas importantes, como: Qual sua oferta de valor? Quem vai comprar? Como você vai entregar o que vende? Onde você vai divulgar? O que você ganha com este negócio? Intrinsicamente e financeiramente? Quanto você precisa investir em termos de tempo, dinheiro, recursos, energia? O que você perde ao fazer esse negócio? Quem são seus parceiros-chave, para você conseguir realizar? Que atividades você não pode deixar de fazer para entregar o melhor, da melhor maneira? 
Nem todos que vendem são empreendedores, porque o empreender é uma atitude,  um estado de espírito e uma das características está em se abrir para o  novo, estudar, pesquisar, melhorar processos e ter um sonho para realizar. 
Precisa de ajuda no seu planejamento estratégico e gostaria de lidar com isso de uma forma mais natural? Mais na sua linguagem? É nossa proposta! Fale com a gente e vamos conversar e estudar a melhor maneira para você melhorar seus processos! Deixe um comentário ou entre em contato por e-mail.
Em breve você vai poder conferir os resultados da turma Rotas e Rumos, nossa turma gratuita de mentoria e coaching para auto-conhecimento, propósito e alinhamento de uma estratégia de comunicação de forma criativa e humanizada nas redes sociais. 

Confira alguns posts sobre o Canvas e sobre marketing estratégico AQUI.
Tem alguma dúvida sobre o Canvas? Comente!





Comentários