Que livro você está lendo? Você lê livro ou revistas e jornais? Como é sua vida de leitor?


Hoje é o dia do leitor e estou de plantão terminando a criação de artes gráficas/peças publicitárias para aproveitar essa data para incentivar os seguidores dos meus clientes a lerem cada vez mais.

Eu sempre gostei de ler. Minha mãe sempre lia para mim e minha avó sempre me deu livros, enciclopédias. Eu babava pela coleção Ciranda de livros, que tinha um expositor de livros de parede dos meus primos Tony e Roger. Eu lia para eles, Shirley lia para nós...foram várias pessoas me estimulando a ler. Lembro que achei um livro com biografia para uma garota fanática pelas Beatles na Biblioteca Pública de Niterói (Hoje Biblioteca Parque de Niterói) e eu lia e imaginava porque o namorado dela, na década de 70 deu aquele livro para ela...e viajava na história...

Na época da escola primária tinha um pouco de preguiça de ler os livros que o professor pedia para fazer prova sobre o livro, mas lembro que amei ler O MENINO DE ASAS, MEU PÉ DE LARANJA LIMA e no ensino médio gostei de ler A viuvinha, 5 minutos do José de Alencar, poesias de Drummond, Vinicius de Moraes. Já fui sócia do Círculo do Livro, que era da Editora Abril e então sempre tive prazer em ler. Gostava de ir para a praia nas férias e ler.
Vou fazer isso ainda nessas férias e me proponho a ler na rede um pouquinho todos os dias e ler todos os dias para o Miguel também.
Ano passado lemos bastante e é muito importante ler para uma criança, mesmo que ela saiba ler. Isso gera vínculo, tem afeto.

Na vida escoteira, a chefe Adriana Trautmann me estimulou a ler vários livros e tirar a especialidade de bibliotecária e a amiga Deninha me deu força e incentivou a cursar Biblioteconomia. 

Muita gente pensa que bibliotecário lê muito, mas na verdade, na Biblioteca não dá tempo de ler. A gente prepara tudo para as pessoas acharem livros, a informação que precisa e aprender a ler rapidamente para indexar livros.

A correria do trabalho foi me afastando dos livros, mas com a Biblio Ideias, como conteudista criando posts, mail marketing para nossa agência e para os clientes, eu passei a ler mais. Amo ler livros, revistas, coisas que vão me impactar diretamente no trabalho, no meu dia-a-dia. Livros de auto conhecimento, de psicologia comportamental para ajudar a criar filhos, a lidar com meu relacionamento, a decorar a casa, cozinhar. Amo ler biografias.

Mas, acabo lendo mesmo o jornal e revistas na sua grande maioria.

No Biblio Ideias Coworking eu criei o projeto #estantebiblioideias, que fica do lado de fora do coworking, para quem passar pelo Shopping Ubá Top Center possa doar e ou pegar um livro. 

Eu participei de uma palestra de endomarketing da CDL e o especialista recomendou que uma das ações que as empresas devem fazer é ter uma biblioteca, rodas de leitura e estimular que funcionários, independente do nível escolar leiam.

A leitura ajuda a ter ideias, aprender coisas novas, ter concentração e forma o vocabulário. Por isso a escola insiste tanto para as crianças lerem e isso depende muito dos pais no início da vida escolar das crianças.

Esse ano queremos avançar com o projeto, com uma biblioteca interna e se der certo com uma versão inicial do Argonauta, software da Data Coop para sistematizar nossa biblioteca empreendedora.



Uma das ações de incentivo à leitura e de troca de livros no Coworking é a websérie com os empreendedores da rede dizendo o que leram ou o que estão lendo que os inspiraram.


Ano passado fizemos várias ações em parceria com a Data Coop e o Museu de Arqueologia de Itaipu e você pode apoiar essas iniciativas de formação de leitores comprando os itens da loja virtual da Data Coop


A coleção Leia, Recicle e Renove feita pela Biblio Ideias Customs para Data Coop é estampada em camisetas de tecido reciclado de garrafa pet e você pode pedir para estampar em capas de celular, sandálias, almofadas, ou canecas.

O slogan Leia, Recicle e Renove vai ser usado em nossas campanhas de incentivo à  leitura.

A Data Coop também "esquece" livros que editou e publicou no metrô, no ônibus, com dedicatória incentivando que as pessoas leiam mais!


A gente acredita que pode ler mais e pode influenciar novos leitores e você? Veja os dados do IBOPE

Vamos nessa juntos?



Comentários