Festas de Final de ano: Atividades com afeto para pais e filhos, indo muito além do valor econômico e da pressão de dar presente caro.

As Festas de Final de Ano chegaram como num piscar de olhos para alguns e com elas as preocupações com os presentes, a arrumação... Mas será que só isso envolve as Festas de Final de ano? 
Aqui coloco algumas partes do texto “Compras de Natal”, escrito por Cecília Meirelles, para uma breve reflexão:
"A cidade deseja ser diferente, escapar às suas fatalidades. Enche-se de brilhos e cores; sinos que não tocam, balões que não sobem, anjos e santos que não se movem, estrelas que jamais estiveram no céu.”
[...]que os lojistas, num louvável esforço de imaginação, organizam suas sugestões para os compradores, valendo-se de recursos que são a própria imagem da ilusão. Numa grande caixa de plástico transparente (que não serve para nada), repleta de fitas de papel celofane (que para nada servem), coloca-se um sabonete em forma de flor (que nem se possa guardar como flor nem usar como sabonete), e cobra-se pelo adorável conjunto o preço de uma cesta de rosas. Todos ficamos extremamente felizes!
São as cestinhas forradas de seda, as caixas transparentes os estojos, os papéis de embrulho com desenhos inesperados, os barbantes, fitilhos, fitas, o que na verdade oferecemos aos parentes e amigos. Pagamos por essa graça delicada da ilusão. E logo tudo se esvai, por entre sorrisos e alegrias.

Já pensou nisso? Mas, o post é para trazer a alegria do encontro! Sendo assim vamos focar no que pode ser diferente, pensar em algo maior que isso e mostrar aos nossos filhos que o afeto é o mais importante.
Pensar no verdadeiro sentido das Festas de Final de Ano que nos trazem a oportunidade de celebrarmos a renovação, a esperança e o amor!

Abaixo separei algumas atividades tiradas da internet, que achei práticas para fazer junto com as crianças e até mesmo com os adolescentes, por que não? Afinal, é uma festa que envolve toda a família!

1. Velas de Papel: essas velinhas não queimam e ficam super fofas. Para fazer use 2 tiras de papel dobrando-as em forma de sanfona e no fim cole outro papel cortado em forma de chama. Prenda a base da sanfona em um círculo e está pronto
2. Árvore de Papel: essa é uma opção diferente de árvore que pode ser feita colando recortes de papel na parede com fita adesiva, formando um triângulo. Você pode decora-la com presentes, enfeites, bolas e o que mais quiser. Fica fofa e as crianças vão adorar ajudar.

3. Porta-Talheres de Pinheiro: A ideia é usar um papel mais grossinho, posse ser papel de scrap, papel glitter ou outro da sua preferência e corta-lo em forma de pinheiro, estrela ou papel noel. Com 2 cortes ao meio vc consegue passar os talheres e usa-lo para decorar o prato.



        4. Um simples galho de árvore ganha um toque todo especial com laços e um
         pouco de criatividade e o retorno de cartões de natal de papel, escritos à mão.






         5. Sabe aquelas garrafinhas esquecidas? Alguns galhos, cola quente (com
ajuda dos adultos, claro!), e mais um pouco de imaginação e temos um lindo enfeite de mesa. Renas com garrafas de cerveja...não fical lindas?



É nesse astral de afeto, encontros, renovação e esperança que termino o post de hoje, desejando sempre tudo de melhor!😊❤

Quem curtir e organizar a agenda para ter esses momentos de conexão, tempo junto e criatividade, por favor, postem fotos com a hashtag #aquitemafeto e marque a @motrixeducação no Instagram! Nós vamos amar ver que você está sendo impactado por nossos posts.

Comente, sugira outras ideias e vamos incluindo aqui na coluna!

Com muito afeto!

Mônica Pontes, Educadora e Psicomotricista da Motrix Educação Positiva.

Estou aqui no blog às quintas, de quinze em quinze dias!








Comentários