Família e desenvolvimento infantil

Família, parceira da aprendizagem

A importância da família é algo indiscutível no desenvolvimento infantil e por isso, na Motrix, a Oficina da Família é um espaço para trocas e vivências em torno da dinâmica infanto-juvenil.

O texto de hoje refere-se à importância do desenvolvimento global para aprendizagem, e o mais importante: é na família que é desenvolvido!



Coordenação global  se refere à atividade dos grandes músculos que ajuda no desenvolvimento do equilíbrio postural, na dissociação dos movimentos e na realização de movimentos simultâneos, tão importantes para o desenvolvimento da escrita, além de ajudar na prevenção das dificuldades escolares. 
É importante destacar que essa matéria é sustentada pelos estudos da neuroeducação, por isso a relevância do tema.

Vamos começar citando brincadeiras que são facilmente aplicáveis no ambiente familiar, mas que, às vezes, passa como algo comum e bobo. Brincadeiras como pega-pega, pular corda, boliche, amarelinha, corrida, são importantes, pois cada parte do corpo desempenha um papel fundamental na preparação do cérebro para o aprendizado de conceitos mais complexos.

Acertar a bola em um alvo, por exemplo, como um balde ou uma lixeira, incentivar o olhar para grandes distâncias, numa época onde as crianças ficam muito tempo com olhar voltado para o celular, desenvolve a coordenação óculo-manual, aumentando a destreza para a leitura e escrita.

Manter as crianças envolvidas com esportes, ginástica, natação e outras atividades físicas, ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação e a força muscular.

Lembre-se que na escola, na maior parte do tempo, a criança fica sentada, por isso, é de extrema importância que a família proporcione atividades para o melhor desenvolvimento de suas crianças.

Espero que tenham gostado do tema! Deixem suas sugestões ou dúvidas!

Um grande abraço, e até a próxima semana!

Monica Pontes
Neuropsicopedagoga e Psicomotricista da Motrix

Comentários