Desafio: Mobilizar Atividades na Natureza

Você esteve em contato com a natureza hoje? Quando foi a última vez que levou seus filhos pra brincar ao ar livre? A exposição ao sol é muito importante pro seu corpo produzir Vitamina D e brincar na natureza traz uma porção de benefícios pro desenvolvimento das crianças.



Acabei de participar de um Curso de Mobilizadores de Grupos em Natureza e saí cheio de energia e coisas pra contar! O curso foi promovido pelo Alana, um grupo sensibilizado pelos efeitos negativos do déficit de natureza sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças. Mas como as atividades na natureza podem contribuir para o desenvolvimento das crianças? 

1) Estimula os sentidos
2) Aprendizado mais ativo e explorador
3) Favorece os vínculos sociais
4) Inspira momentos de concentração
5) Estimula a atividade física
6) Reduz comportamentos violentos
7) Apoia o desenvolvimento integral (intelectual, físico, emocional, espiritual e social)
8) Reduz sintomas de condições como TDAH, estresse, miopia e obesidade na infância
9) Ensina a gerenciar riscos

Esses e outros benefícios do contato com a natureza, assim como os estudos associados, estão publicados no site Criança e Natureza

Além de ser divertido e fazer bem pra saúde e desenvolvimento das crianças, os adultos têm uma oportunidade de fortalecer os vínculos com vizinhos, amigos e familiares nesses eventos. As atividades na natureza são muito mais estimulantes quando são feitas em grupo! Enquanto os adultos conversam, as crianças brincam em volta, e sempre pode ter alguém de confiança pra supervisionar as crianças sem sobrecarregar ninguém. Só precisa de alguém que mobilize o grupo pros encontros começarem a acontecer. 

Não é necessário gastar uma grana pra fazer atividades na natureza. São tantas possibilidades que você não vai precisar de recreadores ou brinquedos comprados. Aliás, o brincar livre, sem um direcionamento dos adultos, é ótimo pra estimular a criatividade porque incentiva a criança a fazer escolhas, imaginar e construir seus brinquedos, avaliar e assumir as consequências dos riscos, reconhecer e aprender com seus erros, aumentar a auto-estima com os acertos.

Mas o que fazer em grupo na natureza? 
  • Piquenique na praça
  • Visita aos pontos turísticos da sua cidade
  • Banho de rio, cachoeira, lagoa ou mar
  • Esportes na grama ou na areia
  • Trilhas
Pra quem mora no Rio ou em São Paulo, tem um monte de opção de lugar pra ir cadastrado no GPS da Natureza. Você também pode acrescentar lugares no GPS da Natureza ao visitá-los, de qualquer lugar do Brasil.

Se animou pra mobilizar a próxima atividade na natureza? Tem um monte de dicas nesse link.

Dentre as alegrias de estar na natureza no último final de semana, ficaram essas memórias registradas em foto. A primeira é dos micos no Parque Marapendi, onde aconteceu o curso. Depois que eu tirei essa foto eles desceram da árvore e subiram no meu colo pra pedir um gomo de tangerina. Se eu tivesse deixado o celular pronto pra fazer selfie, eles teriam batido uma foto, com certeza! Kkkk As outras duas fotos foram tiradas num encontro com amigos na praia de Itaipu.




Gostou do artigo? Deixe um comentário com a sua dúvida, opinião ou sugestão pra gente saber.

Comentários

Tupã disse…
Praticamos a integração no Parque Nacional de Itatiaia observando: Insetos, pássaros e borboletas. Quem ama protege ;)
Unknown disse…
Muito bom o texto meu amigo parabéns! #natureza