DICA DE MARKETING DIGITAL: Blog na prática, como criar um blog do zero e escolher um template ou pano de fundo para seu blog

Oiê, hoje é terça e terça é dia de DICA DE MARKETING DIGITAL para você cuidar da sua marca, ou do seu nome profissional, ou projeto social!

Eu já escrevi algumas vezes sobre a importância de ter um blog e você confere os posts AQUI

Eu curto muito o Blogspot ou Blogger e tenho blogs nesta plataforma desde 2004. Eles foram os precursores e fui indicada para escrever e ter blog na pós graduação em marketing digital na Cândido Mendes pelo professor que mais me inspirou durante suas aulas, mas isso é para outro post.

O Blogspot ou Blogger hoje é comparado com o Wordpress, que virou queridinho de 20% de quem tem blog na internet, mas na verdade acabou usando o formato como site...

Eu acredito que site é site e blog é blog...mas para ter tudo em um domínio e facilitar os cliques, tenho usado Wix, que conversa com o blogspot.

Pensei em migrar para Wordpress, tentei a partir do HOSTNET, mas não consegui...e após trocar figurinhas com Alexandre Canes e Rodrigo Gianni, que são programadores, à frente da DM+e Marketing, vi que de fato o Wix é muito bom e mantive os blogs dos clientes no Blogspot.

Se você gosta de Wordpress, ok, eu desejo muito sucesso! Mas, não estou habilitada a falar com maestria sobre essa plataforma, então vou falar hoje aqui do Blogspot.





Então,  quando chegar no Blogspot ou Blogger, você clica em criar um novo blog, escolhe um título, um endereço para o seu blog ser encontrado e um template.


Você sempre vai poder mudar o template, pode comprar um template na internet e pode contratar um web designer para personalizar seu blog, mas pode começar com os recursos que a ferramenta oferece gratuitamente.



Você pode clicar em visualizar o blog e depois volte para o Editor ou Blogger e clique em Lay-out.
Explore as formas de exibição e os recursos do seu lay-out.


Depois você pode escolher um tema e configurar algumas coisas.


Ao selecionar um tema, ou pano de fundo, o blogger vai mostrar para você como o blog vai ficar.

Você pode escolher por um pano de fundo neutro, branco, ou de uma cor sólida ou com um tema que tenha mais a ver com seu público alvo e lembrando, pode mudar sempre!


Se você clicar em Designer do blog e explorar os botões...pano de fundo, ajustes de largura, layout e avançado, você vai poder deixar seu blog esteticamente bem bacana! 

É confortável mexer, em geral não precisa de programação para mexer em códigos, mas aceita que se personalize em nível avançado!


Ao mexer em avançado, você altera fonte, estilo, tamanho, cor da paleta de cores e pode carregar também um template que você tenha comprado ou feito.

Você sempre pode voltar para o Blogger, visualizar o que está fazendo.

Vou adorar receber o link do seu blog nos comentários, caso esse post tenha te inspirado a criar o seu.

Caso tenha alguma dúvida, pode perguntar.

Estamos na prática, criando o blog para Motrix e você vai ver o passo a passo aqui.

Se você quer que a gente grave vídeos com essas dicas, comente aí!

Beijocas e até terça que vem!










Comentários