Dica de marketing digital: Como e por que ter um blog?

Oi Pessoal,

Nas terças vou dividir com vocês dicas de marketing digital, de forma prática aqui no blog.

Hoje vou falar sobre blog e antes que você pense que blog está datado, veja 10 motivos para você ter um blog da sua marca.

Neste post vou falar de forma conceitual e na semana que vem, vou dar algumas dicas práticas e técnicas sobre como fazer um blog e vamos explorar esse tema em Setembro.



1- Marketing digital lembra  mídias sociais e estas estão disponíveis, são gratuitas e acabam consumindo todo seu tempo então fica difícil pensar em ter tempo para escrever um blog. Mas se você parar para pensar, fica quase impossível recuperar alguma foto, alguma notícia, algum vídeo compartilhado no Facebook ou no Instagram  quando você precisa. O blog tem esse nome porque emprestou do LOG de computador, que guarda os dados sempre do mais recente para o antigo. O blog tem marcadores e uma ferramenta de busca (Gadget do blogger, que é o que usamos) e é fantástico quando você quer rever algum material, salvar foto, mostrar algo para cliente.

2- Pegando carona no motivo número 1, aproveito para dizer que o storytelling (ou seja, a história do seu negócio, da sua marca) fica fácil quando você mantém um blog regular e conta sobre os bastidores, eventos, lançamentos, promoções...você já vai contando a história da sua empresa. O que você posta  hoje, vira história amanhã, sacou?

3- Se você como eu sonho um dia em ser escritor, jornalista, esse é o seu momento...escolha o tema, o seu manifesto e mão na massa! Tem algo mais charmoso do que parar para escrever e todo o universo que envolve escrever colunas, ensaios, textos, tutoriais, entrevistas, crônicas? O blog é uma forma mais democrática e independente de você colocar sua voz no mundo. Através do meu blog, realizei meu sonho de ser escritora, redatora, jornalista...isso hoje é possível!

4- Pegando carona no item 3, o blog pode ser a revista da sua empresa, negócio, marca! Mas se você não gosta de escrever e tem muita dificuldade com isso...não desista de ter um blog. Contrate uma agência, como a Biblio Ideias  ou pense em quem entre sua equipe, clientes, parceiros tem talento para escrever, monte uma pauta (quem, que dia e qual tema) e mão na massa. 

5- Pegando carona no item 5...quanto mais pessoas diferentes escreverem para seu blog, mais chances do seu blog ser visto por mais gente você tem. Por que? Os colunistas vão amar compartilhar os posts deles, e ter comentários, interação com o público e para isso vão divulgar seus posts nas suas redes. Isso é muito bom para a visibilidade e networking. A gente adora quando o cliente tem uma rede a fim de gerar conteúdo para o blog.

6- As pessoas vão para a internet para procurar informações, dicas, entretenimento, tutoriais, curiosidades, opinião, então escolha temas que tenham a ver com o seu nicho de atuação e seus interesses e discorra sobre temas que envolvam, agreguem valor, ajudem a resolver problemas, questões e desejos. Isso vai fazer seu blog ser visto e reconhecido. 

7- Caso você mantenha pelo menos 3 posts semanais, o Google vai recomendar seu blog. Links dentro do blog sobre posts antigos também ajudam o Google a recomendar seu blog e isso vai te ajudar  ser encontrado por quem procura o que você faz ou temas afins. Nós já fomos encontrados por quem buscava pessoas atuantes no empreendedorismo e na biblioteconomia e daí fizemos parceria, evento, tivemos nossa marca publicada no primeiro livro sobre empreendedorismo na Biblioteconomia da professora Daniela Spudeit, organizadora do FIEB, Forum de Inovação e Empreendedorismo na Biblioteconomia. O blog te abre portas incríveis.

8- Seu blog é uma excelente oportunidade de falar melhor sobre o que você faz, como você faz, que valor você agrega na vida das pessoas que trabalham com você, mostrar feedback de quem consome o que voce faz e de deixar sua marca registrada no mundo. Contar mais sobre você e sua marca é excelente motivo para ter um blog.

9- Seu blog pode ser monetizado,  exibir anúncios através do Google Ads e tendo bastante acesso (seja de forma orgânica, com o passar do tempo ou de forma paga), seu blog pode dar retorno por clicks em anúncios do Google ou pode ter posts, com resenhas, vídeos de produtos ou serviços que você recomende. De grandes marcas e você pode ser um afiliado e vender através dos seus links divulgados em posts do blog. Ou você pode oferecer espaço para fornecedores aparecerem no seu blog, em forma de anúncio, resenha e atrair mais recursos e visibilidade para seu blog e renda para você investir mais em cursos, no marketing ou em hobbies.

10- Ter um blog automaticamente te coloca como autoridade no assunto que você escreve de forma consistente e periódica. Quando as pessoas procurarem por um tema e acharem vários posts bem-feitos no seu blog, elas irão confiar em conhecer mais sobre você e seu negócio, entrar em contato e começar uma relação.

Eu citarei muitos mais motivos...mas acho que esses são os 10 mais relevantes. 

Sou fã de blog...e você pode ter um blog dentro do seu site ou um blog separado...mas tenha um blog!

Caso a gente tenha te estimulado, convencido a ter um blog e isso tenha impactado seu negócio, escreve nos comentários?

Beijos e até terça que vem!

Marcelle Rebelo
Especialista em marketing digital e negócios

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