Multiplicando a Revolução na Educação

Olá Biblio Idealistas,

Já fazem algumas semanas desde que eu voltei da Cidade Escola Ayni, mas essa energia ainda ressoa em mim. A vontade de ver essa energia se multiplicar me conectou com pessoas que estão preparando o terreno para uma revolução na Educação. Foi por isso que eu participei no sábado passado de um evento do Projeto Contruindo Saber com o objetivo de consultar a sociedade civil para pensar coletivamente o que se espera de uma escola na Cidade de Niterói. Nesse encontro a gente discutiu métodos de avaliação. Estou super empolgado pensando no próximo encontro!

Depois de contar a minha experiência como voluntário na Ayni aqui no blog, tive a honra de receber o convite da professora Luciana Velloso para falar da experiência com os alunos dela das turmas de Sociologia e de Pesquisa e Prática, na UERJ. Também recebi com muito carinho o convite da Marcelle Rebelo, criadora da Biblio Ideias, para contar essa história na inauguração do espaço de coworking dela. Você também está convida(o)!


Minha intenção ao multiplicar essas experiências é ver a Cidade Escola Ayni iniciando suas atividades com as crianças o quanto antes, ganhando mais apoio e entendimento da sua proposta pedagógica, mas principalmente para que outras escolas se inspirem e mudem sua visão ou que surjam novas escolas capazes de revolucionar a educação.

A Ayni tem recebido visitas de outras escolas, inspirando a mudança nas instituições que já existem. Além de receber outras escolas, a equipe da Ayni tem feito um trabalho de reconexão interior em adultos e despertado um senso de responsabilidade social e ambiental. Isso é feito principalmente através dos cursos que acontecem em várias cidades e você pode acompanhar seguindo essa página no Facebook. A renda dos cursos é revertida para a construção da escola. Eu participei de uma formação para educadores no Rio de Janeiro e dos cursos de hortas urbanas, bio-construção e reengenharia do ser em Guaporé-RS.





O nome reengenharia do ser pode parecer estranho, mas a pessoa que sai desse curso não vai ser a mesma que entrou! É um momento de se reconectar com a sua criança interior, mexer em lembranças dolorosas do passado e deixá-las ir, receber e dar amor, curar e ser curado. É impossível participar dessas dinâmicas e não sofrer algum tipo de mudança.

No próximo sábado, dia 10/06/17, a Cidade Escola Ayni vai estar no quadro Estrela Solidária do programa Estrelas, na Rede Globo. Essa publicidade tem um grande potencial de influenciar os profissionais da Educação em todo o Brasil.

Você acha que a escola precisa mudar? Quer participar desse movimento? Vamos trocar uma ideia?


Comentários