E o dia do Planeta foi comemorado com uma ação voluntária e parceria!


Tivemos um lindo dia da Terra, com uma ótima ação voluntária, de limpar a praia de Itacoatiara com a COI, ONG Californiana. Saiba como foi:



     Dia 23 de abril é dia do Planeta e dia do escoteiro, além de ser dia de São Jorge, que é Ogum, no sincretismo religioso. Dizem que São Jorge, ou Ogum, gosta de movimento e ações e o último sábado foi assim: cheio de ação e movimento em pró do Planeta, dos Oceanos!
     Tudo começou na sexta à noite, quando qual não foi minha surpresa, ao levar Miguel para a aula de Skate, minha amiga, Vivi, mãe do Enzo me convidou a participar da limpeza da Praia de Itacoatiara, uma ação voluntária da ONG Clean Oceans International, da California, da qual a irmã dela, Claudia Rocha, junto a seu companheiro Jim Holm (Homer) fazem parte e organizaram tudo!

                                     

        Galera empolgada à caminho da limpeza da Praia de Itacoatiara, nosso Paraíso particular!

 Eu tive o melhor dia 23 de abril dos últimos tempos! Fazendo bem ao nosso planeta, como uma ex eterna escoteira, limpando e conscientizando pessoas em uma praia que amo, em nossa Região! Foi um Presente participar e ainda por cima atuar com Nicolle Rebello em nome da Biblio Ideias como voluntárias cobrindo as mídias sociais da COI, nossa primeira atuação internacional! Vamos  te contar um pouco mais sobre essa ação ambiental, à seguir:

     Antes uma dica de marketing digital: Vivi achou que eu já estivesse sabendo da ação porque compartilhou no Facebook durante a semana, mas eu não tinha visto nadinha, estava totalmente por fora (O Facebook mostra para quem ele quer as informações e a menos que seja anúncio pago, ou você crie um evento ou marque quem você quer muito que veja sua notícia, mande por inbox, use outras mídias, mail marketing, seu evento não será tão divulgado quanto você imagina que seja). 

     Por sorte estivemos juntas e ela me falou da ação. Na hora me ofereci para cobrir a atividade nas mídias sociais, criar um evento no Facebook, mandar par a o máximo de pessoas o convite do evento, em diferentes mídias e assim foi que nós da Biblio Ideias participamos como voluntários da ação internacional na Praia de Itacoatiara. 

   Após a aula de Skate fui para a casa da Vivi e encontrei o grupo, ajustamos os detalhes, configuramos o Instagram no meu celular, entrei como editora na Fan Page deles, integrei essas duas mídias sociais, ganhei minha camiseta e estava tudo pronto para participar da ação e fazer a cobertura e o marketing digital da COI pela primeira vez em açaõ no Brasil! Foi um presente! Adorei conhecer o projeto! Parabéns! Muito importante, útil, simples, cativante e mobilizador!
Miguel, Rodrigo, Thaiana e Nicolle estavam comigo e toparam na hora participar!

Veja como foi:

                                 
Jim Holm (Homer) junto à sua equipe distribuiu camisetas, luvas, sacos para recolhimento de lixo e passou algumas instruções com a tradução do Professor Leandro da UFRJ. 

Além disso, com a ajuda da ONG Waves not Plastic foi entregue um livreto educativo, bilingue, conscientizando as crianças, postais com informações do projeto.

                                        


     Homer, à frente da Clean Oceans International criou uma máquina pequena para transformar plástico em combustível, ideal para escolas, hotéis, ilhas, Colônias, Cidades usarem para geradores, para tratores, caminhões, etc. Ele coloca a mão na massa e leva a educação ambiental para muitas pessoas em diferentes lugares do mundo e de forma prática e acessível!



                              O Quiosque do Chico foi a base da ação ambiental!


     Sinceramente achei que não fôssemos encontrar lixo, a não ser perto das barracas que vendem bebidas, mas um simples caminhar pela calçada e um olhar mais atento pela restinga, que é área de preservação, muito lixo foi logo identificado. Tremenda falta de consciência em uma praia que é tida como a mais preservada e usada por quem ama esportes, vida ao ar livre, e tal. Foi uma surpresa ver lixo em Itacoatiara!



                      Muito lixo na restinga e na vegetação rasteira.


     Thath, minha prima e comadre, parceria de muitos anos de trabalho e projetos esteve na ação e isso deu um ar todo especial! #rebellosemação

Ao olhar à primeira vista, não tem lixo, mas ao olhar mais atentamente, a quantidade de copo plástico e canudo transparente é absurda!




Vivi quem nos convidou e tornou nossa participação possível! Gratidão Vivi pelo carinho e oportunidade! Vivi é Professora de Educação Física, Professora de natação e tem uma vida bastante integrada à natureza! Minha tropa ali atrás...animados com a ação!


Dá para acreditar nesse lixo que deixaram para trás? Quando cada um cuida do seu lixo, o mundo fica muito melhor!


Somente andando na calçada, já tínhamos achado tanto lixo, que não dava para acreditar! Mas, o grupo se manteve animado...o sol foi esquentando e o desafio era descer para a areia!

Miguel e Rodrigo ficaram responsáveis pela área da calçada, e levaram muito lixo para a base! Miguel dizia ao Rodrigo que não acreditava que as pessoas deixavam tanto lixo para trás.


Sabia que plástico pode virar combustível? A COI faz isso!


Mulheres #rebellos unidas por uma causa...eu, Nicolle Rebello, minha afilhada e Criativa Teen, e minha irmã de criação, prima e comadre Thaiana Rebello. Bom demais! COI, queremos mais!




Ainda vai ter uma ação na escola do Miguel com esse material lindamente produzido pela Waves not Plastic. 


Imagem e comunicação Visual é tudo! Miguel me perguntou porque o peixe está representado pela garrafa e ele mesmo respondeu: Porque as pessoas jogam lixo no mar e atrapalham os peixes! Ponto para COI


Alguns banhistas se sensibilizaram e trouxeram seu lixo para Nicolle. A ação simples, pequena, gera engajamento. Ela e a mãe beberam água no segundo Quiosque da Prainha e ele não quis que elas pagassem, apoiando a ação! Sensacional!

Nicolle criou essa imagem para o SNAPCHAT dela!


    Pessoas de todas as idades estavam juntas na ação da limpeza da Praia de Itacoatiara. O Pai da Vivi e da Claudia foi um grande entusiasta! Começou a limpar a restinga antes de todo mundo, com seu remo de Stand UP. Camisas oferecidas pelos apoiadores Cabrillo College , Silver Spur, Aquafish, Paulo Oberlander


Precisamos manter esse paraíso! Que a ação tenha conscientizado muita gente a cuidar do seu lixo!


     Com as irmãs Claudia e Viviane Rocha. Belas e engajadas! Claudia é a Gerente de assuntos internacionais e viagens e trouxe a ação para o Brasil com o Jim Holm.


Praia limpa é bom para todo mundo, não é mesmo? Cada um pode levar seu lixo embora, cuidar dele e buscar iniciativas como a COI, que transformam o plástico em algo útil.


   O calor ia aumentando em nosso Outono com cara de verão e caminhamos da Prainha até o Costão catando lixo, muito calor! 25 pessoas envolvidas e motivando outras pessoas a terem mais consciência com o lixo.


   Nicolle Rebello, minha afilhada, Criativa Teen aqui na Biblio Ideias, responsável por editar os vídeos, colunista e cheia de boas ideias amou participar da ação como voluntária! Aguentou firme!


    Rapidamente via-se o contraste entre banhistas curtindo o sábado de sol, que foi feriado no Rio de Janeiro e levou muitas pessoas para a praia e os voluntários da Clean Ocean International limpando a praia! Se muitos já não deixaram lixo na praia naquele dia, cumprimos nossa missão do dia!

Viviane Rocha foi valente, trouxe dois sacos cheios de lixo da limpeza da praia de Itacoatiara.


Luva para não tocar o lixo diretamente com as mãos e "C" de Clean Oceans International

Nicolle Rebello nossa Criativa Teen não deixava escapar nada, nem uma tampinha de refrigerante, foi com missão e propósito!


Foto linda do Rodrigo Guerra, com a camiseta, a frase "You are what you Eat "- você é o que você come e o site da COI



    Mãe e filha em um ação ambiental, juntas! Thanks COI Nicolle e Thaiana Rebello amaram e querem participar mais vezes! Mesmo na California ou em outros lugares! Se apaixonaram pela causa!


    Eu não tinha reparado que há tantas lixeiras nas entradas da Praia de Itacoatiara, acredito para facilitar que as pessoas recolham seu lixo e deixem na saída da praia...mas, elas estavam vazias e com lixo ao redor.

Essa dupla foi onde ninguém imaginava ir! Demais!!! Muito Bom!!! Note o impacto no vendedor de picolés ou banhista.


Homer e seu parceiro na coleta de lixo, limpando Itacoatiara, trazendo sua educação ambiental da California, para Niterói, RJ. "C" de Clean Oceans Iternational


Enzo e o Pai, unidos por uma praia mais limpa! Educação vem de Pequeno! Parabéns, Família!


Essa foi a chamada para a ação!


Bruno e Enzo chegando com o lixo!


    Em torno das barraquinhas de bebidas tem muito plástico transparente com canudos e copos, guardanapo, tampinhas...Por mais lixeiras em torno das barraquinhas e um destino bacana desse lixo!


    Claudia, que vai morar na Austrália e pensa em levar a COI para ações lá, conversou e conscientizou as pessoas distribuindo cartões da ONG.


Este rapaz achou lixo grande, que nem cabia nas sacolas!


Quase acabando, calor aumentando!




Vera, direto da California, dando exemplo e educando no Brasil, na ação de proteção dos Oceanos, limpando a praia de Itacoatiara, em Niteroi, pela COI.


Impactamos esse ambiente. Precisamos ser conscientes!



Mesmo sem a camiseta, teve quem pegasse os sacos e colocassem a mão na massa! Obrigada! Por mais apoiadores e mais material para os voluntários! Ano que vem tem mais COI no Brasil, inteire-se, faça parte!


Lembra que comentei que esse rapaz achou lixo que não cabia na sacola? Vai vendo...


    Sinalização, lixeiras em não tão bom estado assim, mas cada um pode fazer sua parte e melhorar tudo isso, certo? Eu nunca tinha parado para ler o que não pode ser feito na praia.


Lembra que falei que o Pai da Vivi e da Claudia foi fundo na Restinga e usou seu remo de SUP? Ele foi incansável! Parabéns!


Nicolle Rebello ficou surpresa com a quantidade de lixo em Itacoatiara, uma das praias mais preservadas de Niterói.


E vamos ajudar a COI Vamos espalhar o "C" por aí!


     Miguel Rebelo Guerra, meu filho, Criativo Kid da Biblio Ideias, blogueiro e youtuber mirim ficou espantado com o quanto de lixo se deparou e fazia perguntas do tipo: Por que as pessoas jogam tanto lixo no chão? Ele se entusiasmou, quer uma camiseta, é um representante aqui! Vai montar um mural e apresentar na escola sua experiência, na semana do meio ambiente e levar o material educativo para seus amigos! Depois mostramos as fotos!

Juntos somos melhores! "C" de Clean Oceans International! Participamos da primeira ação da ONG Californiana aqui no Brasil! Que presente!


Perto das lixeiras tem muito lixo no chão! Por que será?


Ao final, limpamos a mão com alcool e celebramos a ação!


Até a próxima!!! Siga as redes sociais da COI


Como voluntários, nós fotografamos com o smartphone, câmera e fizemos alguns vídeos, que estamos editando e postaremos aqui essa semana! Postamos no Instagram, no Facebook, criamos o evento no Facebook, divulgamos no WhatsApp e mandaremos para nossa neewsletter para que mais e mais gent e conheça a ONG e faça parte! Nós participamos da ação em Itacoatiara e viramos fãs! Parabéns Holm, Claudia e toda equipe! Gratidão pela oportunidade e contem conosco, mesmo daqui do Brasil, podemos atuar nas redes sociais e quem sabe participar de ações com vocês pelo mundo afora? Estamos dentro! Até a próxima! 

Comentários