PAPO DE QUINTA: A linda Ex do Boticário - sexista? Feminista? Você se engaja?


Você já viu a propaganda do Boticário que mostra casais justificando porque se separaram e eles dão um tapa no visual das mulheres e na hora de elas assinarem o divórcio, os homens se surpreendem, voltam a ter o olhar de admiração e interesse?

Se não viu, clica no vídeo aí de cima! Se quer ver de novo, clique também!

Eu fiquei surpresa quando vi na linha do tempo de uma amiga no Facebook o comentário a um post referindo-se ao vídeo como acusado de machista, sexista e tudo mais.

Eu e minha enteada Luíza estávamos juntas, e fomos atrás do vídeo, dos textos acerca do tema e ficamos chocadas.
Nos emociona ao ver as mulheres com sua auto estima recuperadas, sentindo-se poderosas em um momento tão difícil, onde poderiam sentir-se indefesas, desmerecidas e acredito que seja um ponto alto para o Boticário, que traz a questão à tona, em um lindo vídeo, super bem editado e ainda por cima de novo deve estar arrebentando em vendas (desde o anúncio em que mostrava casais diversos trocando presentes e teve polêmica e muitas vendas também).

O Boticário, assim como as grandes marcas, sabe que não se vende hoje o produto, mas a experiência, uma história e a propaganda hoje busca conexão com seu público. Na hora, me identifiquei com vários desses casais, que muitas vezes estando casados, se perdem, pela rotina, pela falta de rotina, pelo peso que é cuidar de uma vida em conjunto, casa, filhos, cachorro, papagaio, periquito e é lógico que sempre é muito triste quando uma família passa por um divórcio. O Boticário quis enfatizar o lado da mulher, que muitas vezes sobrecarregada, ou em casa, cuidando dos afazeres domésticos, dos filhos, ou trabalhando fora e ainda assim cuidando de tudo isso, deixa de ser divertida, atraente, sensual e fica com a autoestima comprometida. 

Ao perder um relacionamento e ganhar essa força no look poderoso, há luz no fim do túnel e muita esperança para recomeçar sua vida. Assim, eu entendi o vídeo.

Mas, muitas mulheres acharam ruim e machista e sexista, como se as mulheres tivessem que se enfeitar ou só fossem valorizadas se estiverem bonitas, ainda assim para atender a um capricho masculino. Não concordo, mas é uma forma de ver e abre, amplia a discussão. O que gostei mesmo foi ver esse tema sendo trazido a tona por uma marca tradicional, que resolveu ousar no seu marketing. Mesmo porque mãe, família de comercial era tudo no formato "comercial de margarina"...todos felizes.
Não sei se estamos prontos para discutir questões sociais e comportamentais no intervalo ou só queremos saber qual é o novo perfume do Boticário...talvez seja um pouco de mais essa publicidade que questiona valores e comportamentos e provoca discussão?

Qual seu ponto de vista? Vamos bater um papo?

Comentários