#desafiotemponjunto #100brincadeirasem90dias


Olá, quem nos acompanha aqui no blog Biblio Ideias, no Instagram, na Fan Page, já sabe que desde sexta passada, nós lançamos o #desafiotempojunto e faremos e registraremos 100 brincadeiras ou mais em 90 dias, levando em conta as sugestões da Patricia Marinho no livro Tempo Junto.

Por que? Acreditamos que brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor da criança e que brincar junto forma vínculo. Além disso, o livro sugere brincadeiras do tempo de antigamente e outras modernas, mas no conceito do brinquedo desestruturado (não vem pronto de loja). 

Quando a criança olha materiais e cria brinquedos e brincadeiras, ela participa do processo criativo e compreende melhor o mundo ao seu redor, sem contar que o consumismo exagerado vai dando lugar ao consumismo consciente.

Eu criei a Biblio Ideias e saí do mercado formal para ter tempo de brincar com meu filho, ter tempo de qualidade com ele, mas com a paixão pelo trabalho, os projetos em andamento, as parcerias, reuniões e atendimento, isso foi ficando impossível de seguir, o que me deixava muito triste.
Em uma situação triste, reencontrei a Patricia, mas lembrei do seu projeto e voltei a procurar nas mídias sociais e vi que ela estava lançando o livro. Não pude ir ao lançamento, mas minha cunhada, amiga da Patricia, de longa data foi e me deu o livro autografado.

Miguel está de férias e minha proposta era tirar férias e ter tempo para brincar e quando vi, estava trabalhando e envolvida em outros projetos, sem tempo para brincar e aí, comecei o desafio para que eu possa de fato mudar esse padrão Workaholic e curtir meu filho, construir nossas experiências juntos e quem sabe, estimular pais e mães que querem ter tempo de qualidade com seus filhos.

Algumas fotos e sugestões para você brincar também. Só vou contar para o desafio, as que estão no livro. Estou registrando no Instagram, Fan Page e vou dar detalhes das brincadeiras, o que sentimos, aqui no blog!



Sábado fizemos uma caminhada, uma trilha ecológica com Miguel e os primos, os tios...amigos e convencer uma criança a caminhar pode ser  legal se você entrar no universo do "explorador da natureza". A Thath, minha prima, sugeriu que Miguel segurasse a corda para subir, já que ele estava escorregando e ele amou a brincadeira!


Rodrigo foi ao lado do Miguel o tempo todo e conseguiu um suporte, como se fosse uma bengala feita com um galho e o Miguel se apoiava e também espetava folhas secas...o lúdico toma conta por aqui!


Isso eu amo fazer e tem no livro...ou no site, depois confirmo...deixe as crianças fazerem fotos na viagem, na festa, no passeio, em um dia comum...o resultado pode ser lindo, como essas fotos de flores que a Nicolle (13) registrou na trilha.



Festa de aniversário em casa, com fantasia, tema e brincadeiras para poucas crianças rendem momentos íntimos incríveis!Aqui, fizemos um treinamento jedi com jogo da memória, identificando objetos de olhos vendados, pinata com uma laranja para testar a força, brincamos de nave, dentre outras brincadeiras gostosas, com a trilha sonora de Star Wars, que baixei.



#desafiotempojunto: Do livro: Câmera quente - deixe a câmera com o timer e ensine as crianças a olharem na câmera, falarem um ou oi eu sou o Miguel, para ter tempo do timer disparar...mude quem começa a brincadeira para ter fotos divertidas e certifique-se de brincar em lugar macio, como cama, ou faça uma cama de almofadas para caso alguém largue a câmera distraído. Essa foi a de hoje!


As crianças se empolgaram e quiseram brincar de telefone sem fio.


Kauan ao ouvir o barulho do timer, na câmera quente, e fez careta!


#desafiotempojunto: No primeiro dia, fizemos escultura com marshmallow


 O livro maravilhos:

















Comentários