segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O negócio é o seguinte: Tendências para 2016 no marketing digital!


    Dezembro chegou e com ele, muitas perspectivas para 2016, no tocante ao marketing digital, que cresce cada vez mais e é aliado de quem resolveu empreender com mais força para superar a crise mundial.
    As grandes empresas rapidamente observaram que o marketing digital é a melhor maneira de rapidamente conhecer seu público, saber o que ele quer, fazer um pré-lançamento, lançamento, oferecer ofertas exclusivas, encontrar parceiros e estreitar a relação com seu fã, para que ele torne-se um comprador, um cliente no avançar da relação nas mídias sociais.
   Em 2015, as pequenas, médias empresas e os empreendedores, (Quem resolveu lançar um produto ou serviço no mercado para complementar a renda ou para viver do que ama) investiram no marketing de conteúdo, que faz parte do novo marketing ou inbound marketing, que permite que as pessoas conheçam, testem e se relacionem com o que você está oferecendo, até confiarem em você e tendo o direito de escolher o que querem receber em seus e-mails, quem querem seguir nas mídias sociais, o que querem assistir no You Tube, ou seja, é a primeira vez na história do marketing que o consumidor tem todo poder nas mãos, ou no clique!
    Na coluna "O Negócio é o seguinte" dessa semana, vou contar para vocês as tendências em marketing digital para 2016 e se você preferir, assista ao hang out #almoçocomnegócios sobre o tema, AQUI.
    Aqui na Biblio Ideias foi um ano de muitas mudanças, com a chegada das integrantes criativas Flavia Rebello e Nicolle Rebello, novas colunistas no blog, como Fernanda Brum, Juliana Verdugal e novas parcerias como a Leca Veras, como ilustradora, o que deu uma chacoalhada nos projetos e também no conteúdo gerado no blog, que aumentou de 42 views mensais para quase 300 views diárias o nosso blog, super sinal de que posts em blog são o caminho!
    Foi um ano de alguns eventos presenciais, com endomarketing na Lig Telecom, que nos motivou a fazer o #mulheresnocomando presencial e já estamos preparando um outro para Março.

Fizemos uma série de hangouts, o #almoçocomnegócios.

Começamos efetivamente o nosso canal de Vídeos no You Tube, com a Nicolle editando os vídeos e a Juliana Verdugal fazendo hair e make up.

Fizemos nosso encontro presencial de criativos em um brunch Junino e investimos em fotografia para divulgar com profissionalismo nossa equipe, nossos eventos, nossos parceiros.

Lançamos o PRATICANDAR, Laboratório de Empreendedorismo Digital. 

Paticipamos de vááááaários eventos online na área de marketing digital e discutimos entre criativos e também participamos de alguns eventos presenciais na área de marketing digital.

Começamos a participar do Onda Empreendedora e do Empreendedores de Sucesso, dois grupos no WhatsApp.

Fomos convidados para dar um depoimento no site Empreende Biblio e saímos com a Lig Telecom, como case de sucesso no portal Santander para Negócios & Empresas.

    Ufa! Foi um ano de muito laboratório, estudo, teste, resultados e depois disso tudo, podemos concluir que o marketing digital é uma super forma de você tornar-se autoridade em seu nicho, atrair olhares, fazer parceria, atrair clientes, conquistar a confiança do seu público. Mas, precisamos te confessar uma coisa: Dá trabalho, exige tempo e dinamismo e que você esteja presente em várias mídias com consistência, relevância e também faça algumas ações presenciais para que no conjunto de tudo, o bom resultado apareça.
    Sem sombra de dúvidas é um tipo de marketing mais barato e acessível do que pagar o Google Ads, Facebook Ads (Em Dolár), e que na verdade, se você não tiver um bom conteúdo relevante, embora pague anúncios, não vai ter o resultado esperado, ou simplesmente não é algo que se faça aleatoriamente, sem estar alinhado com uma estratégia.
    Então, de tudo que vimos, vivemos e aprendemos em 2015 nos dá base para te dizer no que você deve apostar no teu marketing digital em 2016:

1- BLOG com força total - meus amigos me perguntam se "esse negócio de blog ainda vale a pena ou é usado"...ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta, que foi a primeira a dar a possibilidade de interação social é muito importante para você, acredite! As pessoas podem facilmente te encontrar no Google, sem você precisar pagar, caso invista em conteúdo relevante no blog. Todos os nossos clientes aparecem na primeira página do Google, com conteúdo, sem investir em anúncio. O ideal é escrever todo dia e você pode ter colunistas convidados - ajuda a dividir a barra que é manter o blog...rs e traz networking de todo mundo que escreve para visualizar seu blog. Se você tem canal no You Tube, Vimeo, memes, eventos, novidades, bastidores, dicas, tutoriais, tudo fica bem no blog e o melhor, não se perde, como no Facbook. Se você não puder escrever todos os dias, escreva três vezes na semana, ou 1 vez por semana. Tenha um cronograma de assuntos e siga, vale ter post extra, o que não vale é não ter post e blog entregue às moscas. Gerar conteúdo relevante e dizer ao público qual a frequência e estar lá de fato, quando disser que vai estar, faz diferença e te ajuda a conquistar a confiança do público, que ainda não te conhece. Invista em blog, o marketing de conteúdo é a principal tendência em 2016. Então amigos, por isso, nunca deixamos de acreditar em blog e sempre criamos e gerenciamos blog para nossos clientes, com a novidade, de que estamos ensinando nossos clientes a blogarem!

2- REMARKETING - Sabe quando você pesquisa sobre um produto ou serviço e quando vai para o Facebook ou  You Tube, aparece o anúncio do que você pesquisava? Isso chama-se remarketing e profissionais que venderam cursos digitais, blogueiras, instagrammers, investiram muito nesse tipo de marketing, que tem uma boa conversão de vendas. Vale a pena você consultar e investir em remarketing.

3- Site e SEO e SEO LOCAL - Ok. Não dá para prever o que vai rolar de algoritmo do Google, mas SEO é de fato uma grande tendência para 2016, especialmente o SEO Local. Sim, ter um site é mega importante e se você não pode investir em um web designer ou agência, tente fazer um site no Wix ou no Wordpress, mas tenha seu domínio, seu e-mail pessoal e use palavras-chaves para fazer o SEO do seu site e aparecer nas buscas do Google. Tendência! Seu site é seu cartão de visitas na internet e gera confiança para quem ainda não te conhece, como já falamos AQUI. Adaptar-se para acesso mobile é fundamental, com sites responsivos e mobile marketing, ou, vai perder muitos clientes, já que o forte acesso se dá via celular.

4- Facebook Ads X Google Ads: O ring continua no verdadeiro MMA do marketing digital e ainda é tendência para 2016, muito embora, vimos casos e ouvimos de agência parceira, que não funciona sozinho ou sem conteúdo. Veja bem a estratégia, se for para para adquirir curtidas, como manter as pessoas interessadas depois disso, se for para vender produto, serviço, enfim...alie uma boa estratégia e tenha clareza dela, analise os resultados e siga em frente. Parece que vai ter uma redução de custos no Google Ads porque com a alta do dollar e a queda nos anúncios, há que se fazer alguma coisa. Lembre, anúncio não isenta da necessidade de ter conteúdo relevante na internet.

5- Mídias sociais - cada vez mais presente na vida dos brasileiros, que não largam seus smartphones conectados à rede de dados ou Wi-Fi. Para você ter ideia, 70% das pessoas que acessam o Facebook no Brasil, são conectados via mobile, ou seja, via celular ou tablet. A expansão da base de serviços móveis vai crescer ainda mais no Brasil e vem muita modernidade no e-commerce, permitindo facilmente comprar via redes sociais. Facebook e Twitter preveem o botão COMPRAR (sacou?) para 2016, muita gente já usa aplicativos de vendas no Instagram e muita gente faz venda pelo Periscope, pelo WhatsApp, e até pelo Snapchat...então, invista nas redes sociais!

6- Big Data e inteligência artificial: Usar as informações do Google Analytics para ter informações relevantes de quem acessa seu site e trabalhar com esses dados vai ser uma grande tendência em 2016 e lançamentos em inteligência artificial e redes neurais são previstos para 2016 também.

7- Mail marketing - Tem gente que faz cara de susto, quando digo que o e-mail marketing voltou com tudo. Longe dos SPAMS e das tentativas de se comunicar em massa, o lance é você criar diversas listas, segmentar seus clientes por interesses e se adequar às ações com peças publicitárias voltadas para a realidade multitela e responsiva.

    Segundo a Academia do Marketing, na qual nos baseamos para listar as tendências para você, em 2016 o marketing digital vai crescer muito e ser a aposta de autônomos, pequenas e médias empresas, que assim como as grandes, vão definitivamente apostar no marketing digital por imposição do mercado!
    O mercado está aquecido e ainda é difícil encontrar profissionais capacitados para o inbound marketing ou o novo marketing, o que valoriza o alto custo dos profissionais e das agências e faz com que os empresários tenham mostrado interesse em aprender e fazer o seu marketing digital.
    E aí? Está preparado para o marketing digital em 2016? O que você enxerga como tendência que não mencionamos aqui?
    Você pode ter um pacote de gerenciamento e criação de conteúdo e gerenciamento das mídias digitais aqui na Biblio Ideias ou solicitar um curso sob demanda, online ou presencial.
    Feliz 2016!





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