Se eu fosse você... Uma carta para minha menina...


          E na semana onde comemoramos o Dia das Crianças escrevo uma carta que gostaria de ter recebido.
          Dedico para minha afilhada, minhas sobrinhas e filhos dos leitores.

          Se eu fosse você... Uma carta para minha menina...

Oi, minha querida, já não sou tão nova e vivi alguma coisa, e como mais velha que você quero te recomendar umas coisinhas que considero muito importante. E se eu fosse você anotaria tudo e seguiria cada uma com muito carinho.
A primeira é estude, estude e estude! Sim, tudo que puder! Educação é o melhor que pode fazer para sua vida. Mesmo que esteja com preguiça sempre haverá uma recompensa por este sacrifício de hoje. O conhecimento adquirido nunca será demais ou retirado de você. Leia sempre! Mantenha–se atualizada, informação é essencial!
Seja disciplinada! Ter disciplina na vida ajuda a construir planos financeiros e realizar sonhos. As pessoas que se destacaram em suas atividades tinham a disciplina como uma das características marcantes.
Não gaste mais do que ganha, e sempre guarde dinheiro! Situações ruins e improváveis podem surgir a todo o momento. Sua cabeça inconsequente acha que nunca nada vai te acontecer, mas é sempre bom ter dinheiro guardado. E ele serve para atender suas vontades também! Se não entender a importância do dinheiro ao ganhar, não entenderá o seu significado ao gastar.
Pague-se primeiro! Desconte um percentual do seu dinheiro mensalmente para um fundo de reserva. Faça isso desde o primeiro salário.
Avalie seu padrão de consumo. Não seja imediatista, vivemos mais. Foque em ter uma boa qualidade de vida, proporcionando mais equilíbrio à relação que você estabelece com o seu dinheiro. Assim terá dinheiro no presente e no futuro.
Coma mais fruta, verduras e legumes! Faça uma atividade física. Com mente e corpo ativos podemos produzir melhor.
Compre uma casa, um carro, um helicóptero porque deseja e pode cobrir seus custos e não por prestígio social.
Keep Calm! Crises financeiras SEMPRE irão acontecer. São ciclos, sendo assim, diversifique seus investimentos globalmente.  Agora em 2015, mesmo depois de 6 anos de o mundo ter visto a mais ampla e profunda recessão do pós-guerra, a tão desejada expansão global consistente e sincronizada é incipiente. Ainda vivemos entre países em processos de desaceleração na sua economia, efetivamente, como o Brasil, em recessão, ou em ritmo fraco de expansão. Isto sem considerar “os fantasmas” que a todo o momento aumentam a turbulência nos mercados internacionais, tais como, preocupações com o crescimento da China, o futuro da Grécia na zona do Euro, o preço do petróleo e, por fim, a política de juros nos EUA.
Faça seguros, aplicações conservadoras e de risco. Defina para onde vai cada valor que está investindo, assim poderá montar uma carteira mais conservadora onde terá liquidez e sacar rapidamente para cobrir emergências. Outra, que aceite correr mais risco por ter um objetivo de longo prazo para o recurso aplicado.
Crie seu plano financeiro, trace suas metas. Estabeleça seu orçamento.
E por fim, para mim, você tem um bem valioso, a sua juventude. Mas não seja inconsequente e se perca no caminho. Portanto, aproveite seu tempo e energia para ganhar o máximo de dinheiro possível. Trabalhe nas férias escolares, nos shoppings, fazendo pequenos bicos, em buffets infantis ou como voluntários em projetos sociais. Faça intercâmbio. Todas estas experiências serão valiosas.
Além das dicas, estarei aqui para te ouvir e te orientar sempre que precisar.
Agora, volte aos estudos, e Feliz Dia das Crianças!

Boa Sorte e Juízo, Menina!


Comentários