segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O negócio é o seguinte: o e-mail tá com tudo e não tá prosa!

 
Oi Pessoal, boa semana para todos nós! As coisas andaram bastante conturbadas aqui em casa, perdemos minha sogra de uma hora para outra, tivemos que lidar com as coisas que ficaram no apartamento dela, está quase uma mudança para eu dar conta e isso conturbou um pouco meu ritmo de trabalho e planejamento dos posts.
Também tive uma semana com eventos fora do home office (importante, mas desorganizam minha agenda demais e é bom evitar) e depois foi a semana do meu aniversário, afinal, fiz 40 anos e virei uma loba!
Mas, voltando aos posts de segunda, que são sempre para te ajudar a conhecer as ferramentas para você gerenciar seu conteúdo e fazer seu marketing digital e ajudar nossos clientes a entenderem a dinâmica de ferramentas que gerenciamos e criando autonomia para ampliar o número de posts, dentro da linha do plano de negócios que traçamos, este post é para te contar que o marketing digital hoje envolve o quase extinto mail marketing, que sim, voltou com tudo!
Outro dia, falando isso para uma especialista em marketing, que está fora do mercado há algum tempo, ela fez uma cara de "não creio!"
Ok, difícil de acreditar para alguns, mas as listas de e-mail estão cada vez mais importantes e fazendo seu trabalho como ninguém.
 
Algumas considerações:
 
1- Não, não mande SPAM
2- Não, não compre mailing
3- Sim, tenha frequência para envios, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com seu tempo e conteúdo gerado nas outras mídias, que você queira replicar
4- Sim, você vai mandar e-mail em forma de newsletter (aqueles e-mails lindos, com fotos e links) e
5- Não, você não precisa pagar pelo serviço de e-mail marketing (desde que tenha até 2.000 e-mails ou dispare e-mails para esse número de contatos, exemplo: disparar o e-mail para 500 contatos, 4 vezes por mês, sacou?)
 
 
Preparado?
 
Então, o chipazé mais fofo do momento, o Mail Chimp veio ajudar e muito no quesito newsletter!
Ele é um dos mais utilizados e integra-se com vários serviços na web e te ajuda a fazer captura de e-mail, diferentes listas, compartilhar nas redes sociais e até mesmo agendar disparos e ter metrias (caso você assine a ferramenta).
 
Fica mais bacana ainda se você usar um e-mail com seu domínio próprio para mandar seus disparos.
 
O legal em preparar seus e-mails nessa ferramenta, é que você consegue montar diferentes lay-outs e escolher fontes (tem tutorial e exemplos para inspirar. Além disso, você monta conteúdo diferenciado para suas listas, faz importações de contatos, desde que não abuse (não adianta tentar carregar todo seu catálogo de uma vez, porque eles filtram como SPAM e ameaçam cortar sua conta), permite que você mande seu e-mail e ao mesmo tempo a newsletter siga para o Facebook, Twitter, pode aproveitar lay-outs que você já tenha feito antes, incluir foto, vídeo, link, botões das suas redes sociais, enfim, vale muito a pena.
 
Comece nem que seja com 10 e-mails, mas exercite escrever o e-mail como se fosse contar o que tá acontecendo, seus canais novos, explicar porque começou a mandar o e-mail, qual será a frequência e pergunte o que as pessoas gostariam de receber. Elas sempre terão a chance de deixar de ser assinante, isso é democracia e outras vão poder fazer parte da sua lista. Crie a caixa de captura e coloque no seu blog, Fan Page e site. Muita gente dá um e-book, vídeo ou presente para quem se inscreve na newsletter.
 
Fez esses passos? Mantenha a frequência de posts e depois me conta!
 
 

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