quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Papo de Quinta: Seu negócio já nasceu grande! Cuide dele como as grandes marcas fazem!

 
     Oi, tudo bem com você? O papo de hoje é sobre seu negócio! Sim, ele já nasceu grande, como a Coach Ana Paula Santos costuma dizer, ao ter a capacidade de enxergar todo o potencial de um negócio!
 
     Nós da Biblio Ideias estamos aqui para te ajudar a não ser a empresa do eu sozinho, a focar no seu business, no seu negócio e a cuidar da sua marca como as grandes marcas fazem! E para isso, tivemos que pensar grande, soltar o galho da árvore, pular e vimos que a altura nem era tão grande assim. Com parcerias, como a que temos com Hugo Motta da Domínio ID, cuidamos para que clientes deixassem de usar um gmail, Hotmail e tivessem seu domínio próprio, com o nome da sua marca, além de um blog, um site de verdade. Henrique Maciel faz logos e artes gráficas incríveis em parceria e eu e Flavia Rebello estamos sempre estudando para cuidar das marcas com maestria, inovando e buscando novos aplicativos e mídias para que as marcas estejam onde as pessoas estão e com conteúdo de qualidade. Nosso desafio agora é tornar cada cliente uma autoridade em seu nicho, gerando valor, agregando com informações e tendo uma presença mais constante na web, deixando de ser um mero anunciante para atuar de forma mais efetiva nas redes sociais. Nós criamos briefing, conteúdo, orientamos e trazemos parceiros para fazer suas fotografias institucionais, gravar, editar e fazer vinheta de seus vídeos e promovemos encontros e rodadas de negócios.
 
Nós levamos o negócio dos nossos clientes super a sério e somos super empenhados. Estamos sempre estudando, investindo e saindo na frente para que os clientes estejam sempre em contato com o mais atual em marketing digital.
 
 
Por que?
 
     Hoje é muito fácil fazer publicidade, divulgar um negócio, certo?
 
  • Criar uma página no Facebook
  • Ter um Instagram da sua marca (sim, esta é uma ferramenta para negócios e vai muito além dos selfies que os adolescentes tanto amam)
  • Criar um LinkedIn para você e outro para sua marca e fazer o link entre as duas
  • Criar um blog/site com direito a domínio, e-mail profissional e lay-out bacanudo
  • Ter um canal no You Tube
  • Ter um canal de Podcasts
  • Ter um mail marketing e cuidar da sua lista de e-mail 
 
    Qualquer um navegando pela web consegue minimamente fazer as redes sociais e canais de comunicação digital acima, certo?
 
    Então se você ainda não fez nada disso, caramba! Bora fazer?
 
   Não dá para ignorar a internet, as redes sociais e ficar de fora dessa grande oportunidade de comunicar seu negócio, estudar a concorrência, fazer parceria, conhecer seu público, se relacionar com as pessoas que são fãs do que você entrega e estudar para aprimorar-se como empreendedor.
 
  Antes da internet e das redes sociais, tudo era muito mais difícil, inacessível e você não tinha tanto acesso a tanta informação transformadora para aprimorar-se. Precisaria deslocar-se para cursos, faculdades, pós graduações e investir muito tempo e dinheiro, hoje parece que está tudo ali a um clique ou tecla do celular.
 
 Antigamente não! Vivíamos a e era do dono de padaria com a caneta atrás da orelha, que não tinha tempo de sair do modo operacional e aprimorar-se, porque senão as coisas não aconteceriam bem sem sua presença.
 
 A internet permite que você estude, interaja, veja cases, veja como seus concorrentes fazem e testar muito.
 
 Muito se fala sobre comunicação digital, marketing digital, redes sociais e a verdade é que é tudo tão a mão, como as mídias de bolso (acessíveis por telefone ou mobile: Instagram, WhatsApp) que fica irresistível não participar. E os aplicativos para você criar artes, colocar a sua logo e mandar ver?
 
Mas, vamos combinar o seguinte?
 
Ok, você precisa atuar nas suas redes sociais e projetar a sua marca, mas:
 
Faça com maestria!
 
Não precisa começar perfeito, mas tem algumas coisas que ao invés de ajudar a prospectar sua marca, atrair novos clientes e parceiros vai colocar tudo a perder, como artes mal feitas, textos em caixa alta, montagens com moldura brega, não ter um roteiro do que postar e não postar com regularidade, para citar alguns dos problemas que mais vejo quando as pessoas começam a fazer o seu marketing digital e não são da área, não estudam e vão só na vibe do que estão acostumados a ver em seus perfis.
 
Antes de começar a fazer seu marketing digital, tem alguns passos que você precisa seguir:
 
1- Plano de negócios para cada projeto da sua marca
2- Plano de marketing para cada projeto da sua marca
3- Decidir para quem você vai falar (Qual sub nicho você atua?)
4- Traçar um plano de comunicação e estratégia com planejamento e ações
5- Entregar conteúdo de valor, escrever, postar vídeos, podcasts, ajudar as pessoas e não ter medo da concorrência
6- Ter paciência - em média, uma marca leva 5 anos para ser conhecida, com esforços normais, sem as redes sociais. Com as redes sociais, leva-se cerca de dois anos com muita disciplina postando nos canais nos dias combinados
7- Tratar bem seu público, responder sempre e com carinho
8- Repensar o seu negócio a cada 3 meses, olhar o que está funcionando e o que pode mudar
9- Cuidar do seu negócio como se você tivesse o melhor salário do mundo
10- Cuidar do seu negócio como se ele já fosse grande, porque ele já nasceu com enorme potencial e você precisa cuidar bem dele e não cair na ideia de fazer qualquer coisa, de qualquer jeito e ter a desculpa de que você não tem tempo para fazer esses 10 passos essenciais!
 
Sabe por que?
 
Se você não tem tempo para ser a pessoa de negócios que sua marca (blog, loja física virtual, escritório, fábrica, empresa, consultoria, consultório) precisa, você não consegue sair do modo operacional, delegar, fazer parcerias e ter uma equipe para operar enquanto você cuida do seu negócio...talvez seja melhor você trabalhar para alguém que tenha tempo e vá cuidar do negócio com carinho.
 
Se você não tem tempo de fazer os passos acima, você vai ficar rodando em círculos, feito cachorro louco correndo atrás do rabo, sem enxergar nada ao seu redor.
 
Se você não tem tempo para cuidar do seu negócio como se ele já fosse grande, ele nunca vai ser grande de verdade!
 
O que você quer da sua marca? O que você quer do seu negócio?
 
De marqueteiro, designer gráfico e comunicador, todo mundo tem um pouco, ainda mais com a facilidade das redes sociais e aplicativos, mas tem que ter muito cuidado com o jeito que você comunica sua marca. Fotos profissionais, artes profissionais e profissionais para te orientar no processo farão toda diferença para você. Quando você puder investir, invista nesses serviços, porque você já tem muita coisa para fazer e vai ficar sobrecarregado com a área de marketing, designer e vendas e corre o risco de deixar tudo inacabado, todas as suas mídias lá iniciadas, sem conteúdo, sem fluxo e isso parece quando você liga para alguém e a ligação cai e fica um enorme vácuo ou tu tu tu tu tu tu
 
Terceirizar esses serviços vão te desafogar e além do mais você vai ter uma imagem muito mais profissional com textos, artes gráficas e uma orientação para usar os aplicativos além do que o público comum ou os adolescentes fazem.
 
Se animou? Vem conversar com a gente! Tem sempre dicas aqui para você empreender digitalmente. Vários desses assuntos já foram abordados no blog, em hang outs e se a gente puder te ajudar, vai ser um grande prazer ter você conosco!
 
Pense grande, seja grande e realize seus sonhos!
 
 
 
 
 

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