Papo de Quinta: atitude, liberdade criativa e novo feminismo! Posicione-se!


A designer Caitlin Winner (acima) trocou o ícone feminino do Facebook . Ela tinha se incomodado com o corte no ombro do ícone e aproveitou para colocar o cabelo mais contemporâneo e longe do formato Cabelo Capacete do Darth Vader, segundo a própria designer . 

Caitlin contou na plataforma Medium, no dia 7 de julho de 2015 que decidiu mudar o ícone amizade na rede social mais famosa do planeta e aos poucos as mudanças foram absorvidas pela empresa e alteradas nos perfis do Facebook, ou seja, ela ganhou adesão e aprovação. 

O que me chamou a atenção neste caso, embora o burburinho que causou tenha sido por uma atitude feminista, é que esse tipo de iniciativa é estimulada na empresa. Eles tem uma máxima que diz: "Encontrou um problema, conserte!", estimulando a iniciativa de seus colaboradores. Não é o máximo? Em tempos de centralizadores à frente de seus negócios, achei fantástica essa experiência
 e te convido a refletir sobre o quanto você poderia ficar mais leve se delegasse e deixasse seus pares terem iniciativa.
A mudança começou porque Caitlin se sentiu incomodada ao perceber que a silhueta da mulher tinha um "corte" em seu ombro. Como mulher educada em um colégio feminino, ela leu que na imagem, a mulher estava à sombra do homem, então ela tentou colocar os dois lado a lado, mas as tentativas foram em vão, porque o resultado lembrava uma figura mitológica de duas cabeças. Então, ela colocou a mulher ligeiramente à frente do homem.

Eu achei interessante a notícia e quando vi isso compartilhado no Facebook, observei um comentário de um homem que dizia o seguinte: "Ok, agora que a mulher está à frente, pode?"

Puxa vida, amigo! Como assim? Você tem noção do que a Caitlin fez e o que isso representa para nós mulheres? Isso me levou a refletir o quanto vivemos sob a opressão masculina e não percebemos e nos acomodamos.
Outro dia publiquei AQUI um post falando sobre a editora chefe da Superinteressante, a Karin Hueck que publicou um vídeo mostrando que o mundo é masculino e que a mulher tem muita dificuldade para ter voz em uma roda de amigos, na hora de vender seu produto ou serviço ou até mesmo seu tempo, tentando sempre conciliar N tarefas para ajudar familiares, amigos, colegas de trabalho, a empresa e então quando vejo um comentário desses, penso que quem tem espaço não consegue perceber o quanto é duro, árduo e demorado conquistar seu espaço. Por isso mesmo acredito que homens e mulheres devem ser parceiros e se ajudar no processo de consolidação da mulher no mercado, na sociedade, na família, onde ela quiser!

Por isso, a atitude da designer me chamou a atenção. Não se trata de guerrear, disputar por disputar, mas de sutilmente propor um ponto de vista diferente e exercitar a mudança. Sem agredit, mas sendo criativa e posicionando-se!

Caitlin comenta que a diretoria do Facebook gostou, aprovou e liberou aos poucos o ícone novo nos perfis. Muito legal! Parabéns Caitlin!





Ela também alterou o ícone de grupos, com uma mulher à frente de dois homens e também alterou o ícone do globinho para que no seu continente, a pessoa enxergue exatamente o seu continente e não apenas a America, não é interessante o olhar e a iniciativa da Caitlin?

Por mais Caitlins no mundo e  por mais empresas como o Facebook, por favor!

O post de hoje é para fazer você refletir que atitudes simples impactam e geram mais mudanças do que uma enorme reclamação e um monte de mi mi mis. Aja ao invés de reclamar os seus direitos, mude de postura, faça a diferença!

Dever de casa: O que você pode fazer para deixar o mundo ao seu redor um pouco mais justo e equilibrado quando aos gêneros? O que você pode fazer para que as mulheres tenham espaço e sejam enxergadas e respeitadas tal e qual os homens que trabalham e vivem com você?

O que você mudaria no seu trabalho caso pudesse ter iniciativa? 

O que você acha de dar mais iniciativa para quem trabalha na sua empresa?

Divide comigo suas opiniões? Comente, assim, o papo de quinta vai ficar mais interessante e deixar de ser um monólogo!

Beijocas mil e até Quinta que vem!

Comentários