O negócio é o seguinte: Sim, você precisa do plano de marketing estratégico para fazer sua comunicação digital

 
Toda semana falamos sobre dicas para você empreender com sucesso aqui na coluna "O negócio é o seguinte" da Biblio Ideias.
 
Bem, desde que comecei a trabalhar com marketing digital, comunicação digital, incluí nos pacotes que vendemos no mínimo 1 hora de consultoria mensal e deixo o cliente a vontade para contratar horas técnicas para cuidar do seu marketing estratégico.
 
O que mais escuto é: "Eu não tenho tempo para isso, não consigo fazer! Faz do seu jeito, confio em você, bola aí alguma coisa".
 
Criei o Facegrupo exclusivo para clientes discutirem suas dúvidas, darem sugestões, se apoiarem como um grupo forte de empreendedores, mas os clientes também não tem tempo de atuar no grupo fechado.
 
Organizei eventos para abordar meu cliente e mostrar que o marketing digital nada mais é do que o marketing, puro e simples em canais de comunicação diferentes. Mas a base é a mesma do tradicional.
 
Criei um projeto específico, para mulheres empreendedoras e entreguei para as participantes planilha e passo a passo para fazerem sua análise SWOT.
 
Participei de eventos online de peso, com pessoas de referência e autoridades no assunto em marketing digital e tenho ouvido a mesma coisa desde sempre: tem que pensar o negócio, tem que ter plano de marketing, tem que fazer análise SWOT, Canvas e o que mudou dos tempos atrás, é que isso tem que ser feito sempre, a cada trimestre e você pode abrir para seus pares, colaboradores e clientes analisarem junto com você  e assim avaliar e medir os próximos passos do seu negócio.
 
Ainda assim, não estava conseguindo marcar com meus clientes e convence-los efetivamente a preencher fichas, formulários e a agendar a consultoria para construirmos juntos o seu plano estratégico de marketing para que eu possa gerar o plano de comunicação digital.
 
Qual não foi minha surpresa, meu telefone tocou e era o Luiz José, da Lig Telecom, cliente onde atuamos no B2B e com endomarketing. Ele me convidou para um evento do Santander sobre marketing estratégico.
 
Topei na hora, me organizei e fui animada! Primeiro, grata pela confiança dele em meu trabalho e depois pelo convite.
 
O evento foi muito legal, bem organizado, com pompa, no hotel Mercure Orizonte, que eu queria conhecer faz tempo e com um professor incrível, o David Kallas, do Instituto Insper, em pareceria com o Programa Avançar, de educação Executiva do Santander, que merece todos os louros. Evento e iniciativa incríveis.
 
Você que é empreendedor pode estudar, assistir a vídeos sobre marketing, pessoal, financeiro, idiomas (inglês, espanhol, chinês) no site do Santander e sem custo. Ou seja, um super convite a continuar estudando e se aprimorando.
 
Vai
 
 
O que me deixou bem surpresa, foi que a palestra do professor David foi bem prática e sintetizou tudo que eu vinha tentando chamar atenção do meu cliente e estimulá-lo a refletir, escrever e entregar para que eu criasse a estratégia, pois preciso desses dados. E parei para pensar o seguinte: Se eu estava ali em meio a grandes empresários de Niterói e o tema era exatamente o passo a passo para montar seu marketing estratégico, compreendi que essa é uma dificuldade nata do empreendedor, que muitas vezes está no seu modo operacional e conciliando diferentes papéis e não começa pelo começo e vive na tentativa, erro e intuição.
 
Um filme passou na minha cabeça e com todo meu estudo e dedicação na área, através de cursos online, presenciais, estudos etc, a palestra do professor David Kallas me deu força para começar já a fazer junto com meu cliente o preenchimento de uma espécie de "cartilha" ou resumo que ele entregou para que seja possível criar o marketing estratégico de cada um. Ele deu exemplos incríveis na palestra e compartilhou um material fácil e rápido, com um roteiro para o marketing estratégico realmente ser criado, na prática.
 
Tudo começa na revisão ou criação da Missão, Propósito, Visão e Valores (quem esteve no #mulheresnocomandoioffices sabe que tanto eu, quanto a Coach Ana Paula sugerimos esse estudo, tanto da marca, quanto do âmbito pessoal). Sua missão, propósito, valores e visão devem realmente dizer sobre o seu momento atual e sua visão de futuro. Depois, tem a análise PESTEL, de situações exernas, análise de rentabilidade do seu mercado, o Canvas, que já falamos AQUI e análise SWOT e como transformar fraquezas em pontos fortes, ameaças em oportunidades e criar seu plano de marketing levando em conta os 4 Ps do Kotler.
 
Voilá...toda e qualquer grande empresa para fazer essa análise a cada 3 meses e inclusive para cada projeto ou produto da sua marca.
 
E você? Vai continuar postergando isso? Se você não tiver tempo para pensar o seu negócio, você não tem tempo de ser um homem ou mulher de negócios e vai continuar tateando no escuro, dando murro em ponta de facas e investindo tempo, energia e dinheiro, além de outros recursos em projetos que não são viáveis, enquanto que outros fariam a coisa acontecer de fato!
 
Sou muito grata ao universo pela oportunidade e por ter me colocado no momento exato, com a pessoa correta, para que eu me sinta ainda mais segura para orientar meu cliente com relação ao seu marketing estratégico e sim, você precisa do plano de marketing estratégico para fazer sua comunicação digital de forma eficaz!
 
Há muito material sobre isso na internet, separe ao menos uma manhã por mês, quiçá um dia por mês, chame clientes, amigos, parceiros, fornecedores e escute o que eles tem a dizer sobre essas questões do seu negócio e faça essa avaliação, nem que seja a cada 3 meses.
 
Depois conta pra gente o que mudou quando você resolveu pensar e escrever seu negócios, saindo do modo automático.
 
Nós já conseguimos começar o trabalho com 3 clientes na semana pós evento e estamos pegando firme nesse passo para oferecermos um serviço eficiente e de excelência em comunicação digital!
 
Ufa...até o próximo "O negócio é o seguinte!"
 
 
 
Plano estratégico para Helane Mendes
 
Plano estratégico para Berdine Semi jóias

 
Viramos fãs do programa Avançar do Santander. Explore a área Negócios & Empresas e estude

Agradecemos o convite da Lig Telecom pela oportunidade de assistir a palestra que clareou nossas ideias! Foi muito importante!

Material incrível, parabéns David Kallas, Santander, Insper

 
Fernanda Brum me mostrou o Canvas, olha ele aí na palestra! Quero o livro!

 
O Professor David Kallas, incrível!

 
O hotel é um luxo só e isso prova que precisamos investir, fazer networking e sermos estratégicos para superarmos a recessão econômica e a crise política! Sem Mi Mi Mis...e você? O que você tá esperando para investir na sua empresa, chamar seus clientes, fornecedores e unir forças?
 
O que ficou decidido é que não atenderemos mais clientes que não tem tempo de pensar sua estratégia de atuação no mercado e ser gestor do seu negócio, saindo de vez em quando que seja do seu modo operacional!
 
 


 

Comentários