segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O negócio é o seguinte: Sim, você precisa comunicar-se de acordo com o calendário festivo!

     Olá! Segunda é dia de falar sobre o que ajuda a divulgar ou organizar seu negócio!
 
     Hoje vou falar sobre as datas festivas. Sim, você precisa comunicar-se de acordo com as datas festivas também!
 
     Alguns clientes torcem o nariz, acham fútil ou não se sentem à vontade quando trabalhamos as datas comerciais, especialmente as mais conhecidas.
 
     Acredito que esse mal estar tenha a ver com o fato de a pessoa não sentir-se bem vendendo seu serviço. Ela não quer se ver com uma atitude "marqueteira", no sentido ruim da palavra e também não tem uma visão profissional sobre seu negócio ou sobre sua marca.
 
     Muitos clientes ainda não realizaram que sim, trabalhamos com o posicionamento, a fixação da sua marca. Seja seu nome.com.br, seja o nomedasuaempresa.com.br e uma das formas de lembrar sua marca, dar um "oi, estou aqui e me preocupo com você" é através das saudações das datas festivas.
 
     Pensar que datas festivas seja algo "muito comercial" vai contra o que você quer fazer: vender seu negócio pela internet, se tornar conhecido e conquistar clientes para que usem seu produto ou serviço. Então, que tal refletir sobre isso, buscar equilíbrio e escolher datas e ocasiões que contem um pouco sobre a filosofia do seu trabalho, o que está por trás do coração da sua marca e exercitar o marketing do bem?
 
     Todo mês tem uma data forte, como teremos em agosto o dia dos pais, e todo dia é dia de alguma coisa. As redes sociais criaram a cultura dos memes ou cartões virtuais com a logomarca da empresa, discretamente posicionada e a saudação ou frase sobre a data festiva. Por que isso é importante?
    
     Quando você está saudando, apoiando alguma ideia, causa ou comunicando do seu jeito como enxerga esse momento festivo ou comemoração, você mostra bastante sobre a sua empresa, principalmente através da estética desse cartão de saudação. Por isso, além de ter os seus cartões virtuais, você deve ter artes caprichadas.
 
     Valores, sentimentos, entrelinhas, frases, slogans, fotos de boa qualidade, uma arte bem feita podem virar cartões virtuais incríveis, que as pessoas vão gostar, vão curtir (quando elas curtem outras pessoas vão saber que ela curtiu), vão compartilhar (isso aumenta o número de pessoas que podem passar a saber sobre a existência da sua marca) e isso pode ser muito bom para seu negócio.
 
     Se você acha que não tem um negócio, que está na internet divulgando seu nome ou sua marca, mas não está preocupado em ficar conhecido ou aumentar suas vendas, bem, acho que você está mais para quem tenha um hobby. E mesmo quem tem um hobby na internet, quer ter views, ser divulgado, tornar-se conhecido, então, vamos deixar disso e aprender a suar as datas festivas a favor do seu negócio?
 
     Eu sei que você não quer ser mais um e fazer tudo igual aos outros, mas até para isso, há um posicionamento de mercado e garanto que com uma boa orientação, pesquisa e design, o seu marketing pode ser efetivamente do bem e trazer muita gente que se identifique com o que você quer transmitir.
 
     Aqui na Biblio Ideias, todos os pacotes incluem capa para o Facebook, topo para o Blog e cartão virtual para a data festiva mais forte do mês e uma arte promocional, de evento, produto ou serviço específico do seu negócio. Temos a parceria com a HM Design e as artes são pensadas através de um briefing da equipe de conteudistas, as imagens são escolhidas de acordo com o perfil e público alvo do negócio a ser divulgado, alguma campanha pode ser atrelada à data, oferecendo vouchers, produtos, promoções, eventos de acordo com a ocasião e estimulamos que fotos próprias sejam usadas. Nós criamos um link entre a data comemorativa e seu negócio, criando oportunidades de comunicação, para que você fique conhecido com o seu talento ou o que oferece.
 
     Muitas vezes usamos fotos do cliente, ainda que tiradas pelo celular, Instagram, desde que tenha boa qualidade ou recomendamos que usem um de nossos fotógrafos parceiros para a campanha (os fotógrafos oferecem um valor bem acessível para um número de fotos a serem trabalhadas para serem escolhidas para a campanha)  e na maioria das vezes, escolhemos imagens do banco de imagens pago Crayon Stock, que tem a preocupação de usar fotos de fotógrafos brasileiros e isso já dá uma proximidade muito maior com o público de cada cliente do que usar de bancos gringos. Há bancos gratuitos, mas na hora que você vai usar, normalmente tem que pagar, então temos o nossos banco terceirizado, para agilizar o trabalho, que toma bastante tempo da nossa equipe. Essa é uma maneira de fazer publicidade, expor seu nome, sua marca e deve ser levada em conta na divulgação do seu negócio. Concorrer com comerciais, vídeos e ter visibilidade, requer banners virtuais bem feitos e comunicando direito com a missão do seu negócio.
     Com as fotos selecionadas para cada data que iremos trabalhar (os clientes podem a qualquer momento contratar artes gráficas avulsas para outras datas), o designer gráfico cria os kits e vamos trocando nas mídias sociais, agendamos no blog, na Fan Page e lançamos no dia no Instagram, Pinterest e e-mail marketing (quando contratado) do cliente.
 
     Nosso papel é criar essa interação nas redes sociais e fazer link também com o espaço físico e a rede presencial dos clientes, em função dessas datas, de uma forma personalizada, interessante e profissional e somos uma agência virtual, ou seja, podemos te atender esteja você onde estiver. Você já tem que pensar no seu negócio. Você precisa pensar em como executar, gerenciar, atender, cuidar de vários detalhes, então, o interessante seria ter uma agência ou equipe para fazer isso por você. Nós somos especialistas em criar link entre as datas festivas e seu negócio sem ficar forçado ou no estilo "compre batom". O resultado é bem interessante.Mas, se você ainda precisa acumular essa função, seguem algumas dicas básicas.
 
 
O que NÃO recomendamos:
 
1- Usar fotos que você busque no Google e colocar sua logo, como se tivesse direito de usar a foto que capturou da internet, para fins comerciais. Isso dá processo e é feio demais.
 
2- Usar artes amadoras, mal feitas. Tenha um designer gráfico para fazer o trabalho da melhor forma possível. Quanto mais profissional você parecer, mais clientes vai atrair. Se você negligenciar essa parte importante da comunicação do seu negócio, vai atrair clientes que não vão valorizar seu trabalho o suficiente.
Há programas que você paga na internet e permite você criar banners virtuais. Não são fáceis de usar, requerem algum conhecimento, tempo, mas quebram um galho para quem tem alguma habilidade.
 
3- Usar fotos borradas, ilegíveis, escuras, mal feitas. A imagem comunica mais que mil palavras, mas pense na sensação que a foto que você escolheu causa à quem vai conhecer seu negócio através daquele cartão virtual.
 
4- Ter saudações com erros de português nos seus cartões virtuais.
 
5- Usar datas que criem polêmicas.
 
O que recomendamos:
 
1- Olhe o calendário anual, separe as datas que tenham a ver com seu público e crie as artes com antecedência. Planeje-se, isso evita estresse, artes que não tenham a ver com seu negócio, erros de português e te dá tempo para programar como vai divulgar em cada ferramenta digital e também no seu ponto físico.
 
2- Além de colocar nas redes sociais do seu negócio, compartilhe seu cartão virtual nas redes sociais pessoais e convide as pessoas a seguirem as redes do seu negócio criando link para sua Fan Page, Instagram, Blog, etc.
 
3- Envie por WhatsApp, e-mail, imprima, coloque em um display de acrílico, mural, chapa metálica, parede ou porta retrato no seu ponto de venda ou lugar de atendimento a saudação. Criando conexão com o que foi feito no meio virtual com o meio real. Exiba na TV ou tela do computador do seu trabalho a arte virtual festiva.
 
4- Imprima em um papel mais durinho e ofereça com um mimo a quem você atender na semana ou mês daquela data.
 
     O inconsciente coletivo está voltado para essas datas, as pessoas estão pensando e vivenciando essas datas, se preparando para presentear, demonstrar afeto e pode ser uma boa oportunidade para você ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas, com o que você oferece. Aproveite e crie oportunidades. Você pode ter a solução para o que muitas pessoas procuram e não sabiam que você oferecia. Então, deixe a timidez ou birra com o marketing de datas festivas e use-o da melhor forma possível, sem ser um "spammer", mas mostrando que está no mercado e pode oferecer coisas bacanas!
 
    Veja alguns cartões virtuais festivos que criamos esse ano:

 


 

 
Eu amei tanto alguns, que vou imprimir e enfeitar meu home office!
 
 
Alguns do ano passado, com datas que vem por aí, para te inspirar:


 
Esse foi uma foto da Jaqueline Porto para o aniversário do meu filho. Essa imagem tem tudo a ver com o fato de que a empresa surgiu para que eu acompanhe meu filho de perto e ainda remete ao universo Geek, já que faz menção à saga Star Wars. Por isso acho bacana investir em fotografia e trazer sua verdade, sua impressão e visão de mundo para seus cartões virtuais. Vale a pena!


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