quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dia dos Pais: Dê exemplos de presente!

No próximo domingo comemoramos o Dia dos Pais. E em uma coluna de planejamento financeiro eu poderia listar aqui as dicas para economizar no presente para o papai.
De fato, as dicas são bem vindas e bem parecidas com as que dei para o Dia dos Namorados no meu texto "Como agradar sem gastar horrores" (se não viu, clique aqui).
Porém, prefiro trazer para este texto a seguinte reflexão: Que exemplo de pai, financeiramente falando, você está sendo para seu filho? Que filho, financeiramente, você está sendo para seu pai?
Você é um pai consciente, onde seu consumo é dentro do orçamento, tem metas definidas, faz reservas para as emergências, discute com a família os limites das despesas? Ou é aquele que prefere não informar nada sobre sua renda, deixa que todos pensem que não tem problemas financeiros, que podem gastar sem limites?
Oh meu camarada, se ama sua família acho que precisa se atentar para algumas questões importantes!
Precisa saber que não é um super- herói e que não tem vida eterna. A expectativa de vida do homem brasileiro é de 71,3 anos, enquanto que da mulher é de 78,6 anos, segundo pesquisa do IBGE de final de 2014. Sendo assim, é prudente pensar em como viverá após se aposentar e se sua família estará assistida quando não estiver mais aqui.
Não pode considerar que seus filhos irão colaborar na renda em casa, eles também terão suas próprias despesas. E, infelizmente, menos ainda com suas contribuições no INSS. Portanto, suas reservas financeiras no presente o ajudaram a ter um futuro bem tranquilo.
Cito como opções de produtos que podem assegurar certa tranquilidade aos familiares, além de aplicações no mercado financeiro que dependerão do seu perfil de risco: 1) Previdência Privada – em alguns casos. Por exemplo: VGBL, tendo como beneficiária a esposa. 2) Seguro de Vida e Acidentes Pessoais .
Repare que não incluí imóveis como opção, pois consideramos que estes bens têm menos liquidez que os demais, e quando o provedor de renda da família falece precisamos ter logo recursos para pagar as despesas correntes.
Ressalto que estas sugestões são bem genéricas e que cada cliente deve ser estudado individualmente.  Por isso, a presença de um planejador financeiro por perto para orientar é importante para avaliar o que é mais adequado à situação.
E você filho, dá orgulho financeiramente para seu pai? Faz seu orçamento mensal, sua reserva para aposentadoria, não usa o cheque especial como extensão da sua renda?  Ou precisa de um “paitrocinio” para viver?
Não sei como é sua relação com o seu pai, talvez ele não espere que seja milionário (o que não seria nada mal!), mas acredito que ele terá muito orgulho se você for independente financeiramente, mesmo que isso represente que ele não tenha um super presente neste domingo.
E ser independente financeiramente é tomar as rédeas da sua vida financeira, ser o protagonista da sua conta corrente e não o seu gerente do banco que liga avisando que o cheque voltou, ou a empresa de proteção ao crédito te enviando cartas cobrando pagamento de juros, multas e parcelas atrasadas.
Enfim, é assumir a postura de dono da sua vida financeira, definindo metas e estratégias para a realização dos seus sonhos.
Ah, olha só, se o custo por comprar um presente não couber dentro do seu orçamento, relembre nossa infância quando na festa da escola dávamos uma flanela com nossa mão pintada. O paizão ficava feliz, não é? Quero dizer, expresse seu amor por ele de outra maneira. O importante é o carinho com o velho!

Mas, para não perder o costume seguem as dicas básicas para compras:

1)  Evitar parcelar- procure pagar a vista;
2)   Peça descontos;
3)   Pesquise preços;
4)   O presente é para o pai e não para a família toda... E nem para você mesmo (a). Mantenha o foco na pessoa a ser presenteada;
5)    Se ainda der tempo compre pela internet, pode comparar os preços;
6)    D.I.Y. – Faça você mesmo – lembra-se da flanela da escola?;
7)   Dê um presente inusitado: Se seu pai gosta de cerveja. Pode leva-lo a uma degustação de cervejas artesanais. Ou um tour por uma cervejaria. 

E quem ainda não é pai minha dica é se planeje financeiramente para quando seus filhos chegarem.

Para todos os pais: Feliz Dia dos Pais!

Pai, obrigada pela educação financeira recebida! Feliz Dia dos Pais! 





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...