O negócio é o seguinte: Sim, você precisa de domínio e de site

     Segunda é dia de falar de negócios por aqui e falar de negócios requer falar de ferramentas da internet que podem ajudar o seu negócio a ser divulgado, conhecido e utilizado, criando clientes, alcançando o maior número possível de pessoas. Hoje falaremos da principal ferramenta da internet o site. Sim, você precisa de um site!

    O seu site é seu endereço oficial na internet e passa credibilidade para quem não te conhece sentir-se seguro e ter clareza de como contratar seu serviço, além de funcionar como sua central digital para serviços, produtos, gerando links para sua loja virtual, blog, Facebook, Instagram e todas as mídias sociais.
 
     É no seu site que você conta sua história, sua missão, seu propósito, sua visão, sua equipe, como contratar, mostra seus principais clientes etc.
 
      O site é sua identidade na internet, como se fosse seu cartão virtual, seu endereço na internet e de lá, os links para as mídias sociais acontecem naturalmente. Sua agenda, seus textos, seus cursos, tudo deve estar no seu site, que deve representar bem seu momento atual e seguir um estilo contemporâneo. Quem vai contratar seu serviço e te procura na internet, fica aliviado quando encontra um site bem feito.
 
     Falando nisso, nosso parceiro, desenvolvedor de sites, Hugo Motta, da Domínio ID costuma dizer que site é site e blog é blog. Cada um tem sua função e ele não recomenda que as pessoas usem blog como se fosse site. O display é totalmente diferente. Mas, muita gente tem usado blog como se fosse site e muita ferramenta de blog se aprimorou para oferecer serviço de site, no estilo faça você mesmo, pague um valor x e inclua seu domínio e essa prática tem caído no gosto das pessoas, que talvez pensem que ter um profissional fazendo seu site não seja mais necessário.
 
     Algumas ferramentas como Blogspot, Wordpress, Wix, dentre outras, permitem que você contrate um domínio no Registro.br (nomedasuamarca.com.br) e ainda pague para hospedar seu e-mail e te estimula a usar o seu e-mail profissional. Isso é bem bacana, afinal, sua marca merece o melhor e ter um e-mail com seu domínio é realmente muito importante e projeta a sua marca de uma forma muito mais profissional. Nada de usar e-mail do Gmail, Hotmail etc para trabalho. Hoje em dia é muito barato e prático ter essa parte resolvida: domínio, e-mail e site, gastando bem pouco por mês e tendo autonomia para mudar template, fotos, etc. Claro que requer alguma habilidade, mas é super possível, com as ferramentas que cito acima.
 
      No blogspot, eles não cobram para você usar seu domínio, mas os templates são mais básicos, embora você possa contratar um template bonito, profissional, exclusivo a um designer gráfico ou até comprar na web e pode também usar lay-outs mais dinâmicos oferecidos pela plataforma, com transição de slides, embora você perca a exibição da aba lateral e gadgets importantes à primeira vista, o que pode atrapalhar o leitor, ao invés de trazer o leitor para o seu universo, porque nesse caso, posso afirmar que menos é mais, ou seja, um template básico onde o cliente ache as informações importantes funciona mais que um template cheio de efeitos, que faça com que o cliente se canse ou se perca.
 
     No Wordpress, eles cobram que você seja cliente premium para usar seu domínio e o Wix também, mas eles vendem templates mais moderninhos e caíram nas graças de muita gente.
 
  Ao olhar rapidamente para as ferramentas que começaram como blog e ou site e hoje vendem site, loja virtual etc, percebo que está muito fácil você profissionalizar essa parte da comunicação digital da sua empresa, que começa pelo domínio, site, e-mail profissional. Isso é muito básico. Mas, apesar de ser simples ir lá, escolher um template bacana, que diga-se de passagem, pode ter várias pessoas usando o mesmo template que você pagou para ter, nem sempre é grátis usar o blog ou formato site nessas plataformas, mas já é um bom começo para quem está começando.

        Muita gente acha prática a solução de comprar um domínio e usar na ferramenta Wordpress, em sua maioria, que por sua vez, enxergou esse nicho e criou templates atrativos e uma forma de exibir páginas fixas para que o blog cumpra a função de site.

     Mas, de qualquer forma, acaba requerendo um tempo a ser dedicado, que talvez seja importante ser usado para você criar: seu plano de negócios, pensar na logística da entrega do seu produto ou serviço, montar proposta, cuidar da contabilidade, enfim, cuidar de verdade do seu negócio e na correria, vejo que o site vai ficando sem atualização e muitas vezes nem é terminado, por pura falta de tempo, porque a pessoa precisa operar o negócio dela. Nesse caso, acho melhor terceirizar.
 
     Aqui na Biblio Ideias, nossos pacotes de comunicação digital já incluem o domínio, o site, a hospedagem, o gerenciamento das mídias digitais, hora técnica para te ajudar a criar seu plano de negócios, vender mais e melhor, comunicar seu negócio e também implementar no seu ponto de venda, atividades que vão comunicar melhor sua estratégia.
 
     A ideia é que você concentre em um único fornecedor, toda essa parte. Para isso, temos parceria com a Domínio ID, que citamos acima e com a HM Design Gráfico. porque acreditamos que não somos excelentes em tudo e que é muito melhor trabalhar em parceria do que sozinho. Várias cabeças pensam melhor que uma e cada um na sua área, na sua praia, buscando a excelência.
 
     Ao invés de vender site da Wix e criar artes gráficas para capa, ícone de maneira tosca e amadora, preferimos contar com profissionais e centralizar o gerenciamento desses serviços para nosso cliente ter um canal apenas para cuidar da sua comunicação digital e receber material de qualidade para divulgar seu negócio.
 
    Quando um cliente ou prospect nos diz que somos muito profissionais para a fase em que estão e que eles não precisam ter um site, isso nos gera um estranhamento total, porque qualquer negócio já nasce grande, com relação a maneira em que podemos comunicar o que fazemos ou vendemos na internet. Você não precisa ser famoso ou enorme para ter um site ou talvez nem vá crescer, caso não comece com um site, entendeu?
 
     Talvez essas pessoas tenham a síndrome do conhecimento, que faz com que elas fiquem o tempo todo correndo atrás de cursos, conhecimentos que não vão tocar o negócio delas, mas faz com que fiquem se dedicando a aprender e nunca chegam ao que enxergam ser o perfeito para deslanchar. Talvez seja dificuldade em delegar e querer fazer tudo exatamente do seu jeito, o que vai levar essa pessoa à exaustão e a desistir do seu negócio na página 2. Ou talvez seja curiosidade, paixão, vontade de ir com tudo para cuidar do seu negócio e a falsa impressão de que pode ser ainda a webmaster, a blogueira, a gerente das suas mídias sociais e ainda tocar o seu negócio. Não sei de fato o que é esse tipo de comportamento, mas isso fica para outro post.
 
     Hoje, o que preciso que você entenda é que sim, você precisa ter um domínio, site e e-mail com o nome da sua marca. É o que seu negócio minimamente merece para existir, crescer e ser respeitado na internet.
 
     Até o próximo "O negócio é o seguinte!" Para ver mais temas na coluna, clique no nome da coluna  no menu lateral.
 
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     Beijocas,
 
Marcelle Rebelo
 
 
    
 

     




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