O negócio é o seguinte: eu não sou a menina que coloca a foto no Facebook, mas sim que faz marketing digital!



Olá Pessoal,

     Na coluna "O negócio é o seguinte", vamos falar toda segunda-feira sobre questões que envolvem o mercado, o marketing digital e que possam ajudar tanto aos nossos clientes, como a você, que busca aprimorar-se ou até atuar na área com qualidade. Aproveite o post de hoje:

     Muita gente acha que colocar foto no Facebook mostrando seu trabalho ou serviço é suficiente para um bom marketing digital. Mas, na realidade, o marketing digital faz parte de um processo que independente do meio utilizado (redes sociais, panfleto, outdoor, jornal impresso, TV na parede do seu negócio, e-mail...) faz parte de um grande contexto e precisa levar em conta algo maior do que essa simples ação, que não depende de nenhum especialista para realizar, mas que precisa jogar a seu favor e não contra o que você quer promover.

     Quando pensamos em publicar algo no blog, na Fan Page, Instagram ou outra rede social do nosso cliente, levamos em conta um planejamento minimamente anual. O que focaremos naquele mês, trimestre, semestre, o que é importante para aquele cliente, se algum lançamento, promoção, evento, ou conteúdo que o colocará como autoridade em dado assunto.

     Não postar com frequência, não ter consistência é muito ruim para sua marca, que compete com pessoas e grandes marcas postando o tempo todo. Muitos com qualidade, outros nem tanto, mas para que seu conteúdo chame a atenção, ele precisa ter qualidade e ser pensado e fazer parte de uma estratégia.

     E vamos combinar, ideia, pensamento, estrategia requerem estudo, "sentar a bunda" e ler muito, e  para isso você precisa investir em tempo (time is money!), participar de webinários, eventos presenciais, pagar para ter acesso a determinado conteúdo especializado, que vá impactar diretamente no trabalho, estudar muito,  discutir com especialistas, se preparar e aí sim atuar, com conteúdo de qualidade e relevante. Ainda assim, suscetível a erros e acertos, pois quem comunica algo, quer comunicar a alguém e deve importar-se se a mensagem foi transmitida a quem de direito e qual o feedback disso. Portanto, aqui na Biblio Ideias, eu não sou a menina que coloca foto no Facebook. Nem temos a menina que coloca foto no Facebook. Até porque qualquer um pode postar foto no Facebook, que é uma das redes sociais que você deve estar presente, e não a única, diga-se de passagem.

Criar arte gráfica também não é só fazer foto montagem no celular, ou usar aplicativos para imagem.
O profissional que cria artes gráficas estuda, investe tempo e dinheiro e cria um conteúdo digital realmente impactante, diferente da arte "caseira" e isso é nítido.

Por que estou falando sobre isso?

Na hora de divulgar sua marca, cuidado com a exposição excessiva e com a imagem que você quer passar. Será que a arte que você produziu, o texto que produziu, a fonte que escolheu, o texto em total caixa alta comunicam o que você realmente gostaria?

A rede social permite sim que todos possam usar recursos para comunicar seu negócio de maneira muito mais rápida, podendo impactar muito mais pessoas, mas sem uma estratégia consistente, sem inovar, sem envolver seu público presencial e virtual, uma hora as pessoas vão cansar de ver a mesma coisa, pela milésima vez.

Marketing digital faz parte da comunicação digital, que precisa seguir e respeitar diversas etapas e o trabalho profissional precisa ser valorizado.

Se você tem uma consultoria de marketing, escute o que o consultor tem a dizer, coloque suas dúvidas, mas não espere ter a situação ideal para criar campanhas, eventos e não veja o marketing como custo, mas sim como investimento.

Outro dia, a Val da Comemore me contou a parábola do homem que vendia cachorro quente.

Você conhece?

Ouça abaixo, tem 4 minutos e vale a pena para você refletir.


Na crise é que você precisa manter a qualidade do que você faz e oferece insuperável e investir no marketing de qualidade!






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