Escrever não é um bicho de 7 cabeças

     Oi gente, tudo bem?

     Como muitos sabem, outros talvez não, há mais ou menos 2 meses, venho contribuindo como integrante criativo na Biblio Idéias, e como conteudista (sim, isso é profissão), escrever faz parte da minha rotina. Escrevo desde que me conheço por gente, e me lembro inclusive de acordar de madrugada quando criança, com a cabeça fervilhando de ideias, e só conseguia dormir quando botava tudo no papel. Escrevia por horas a fio, e isso sempre foi libertador.
     Mas minha experiência atual é um pouco diferente, pois gerar conteúdo que agregue, que seja relevante, e que inúmeras pessoas terão acesso, é um ao mesmo tempo assustador e desafiador. Meus textos podem ser muito interessantes pra mim, mas isso não significa que vai ser interessante pra todo mundo, e para que eles se apresentes de forma mais interessante, eu tenho algumas dicas pra te dar. E te lembro que escrever não é um bicho de 7 cabeças, é uma questão de entendimento do assunto e clareza para transmitir a mensagem.


  1. Defina o assunto - Talvez esse seja o passo mais importante, pois você precisa saber exatamente o que vai falar, para não se perder, nem misturar os assuntos, para não se confundir no meio do caminho e consequentemente acabar confundindo o leitor.
  2. Tenha propriedade acerca do assunto - Isso não quer dizer que você precisa ser PHD para produzir conteúdo sobre um assunto, mas é essencial que você pesquise sobre, e cheque as fontes, para não sair falando abóboras por aí. Leia!
  3. Comunique-se de forma clara - Não adianta nada a gente se direcionar a um público e não falar a mesma língua que ele. É claro que usar palavras difíceis e mais rebuscadas pode deixar um texto mais rico, mas também pode ser um tiro no pé. O texto pode estar lindo, mas se as pessoas a quem você quer passar a mensagem não entenderem o que você quer dizer, não faz muito sentido.
  4.  Tenha as ideias organizadas - Mantenha uma linha de raciocínio, e tenha em mente que seu texto tem que ter começo, meio e fim.
  5. Atenção aos erros de ortografia e concordância - Isso pode matar um texto. Vamos usar o corretor sem medo, e novamente, leia!
  6. Dê as fontes - Se seu texto partiu de uma ideia ou texto já existentes, ou se você usar trechos ou fotos que sejam de propriedade intelectual que não são seus, dê as fontes. Além de poder ser acusado de plágio, é muito feio se apropriar de algo feito por outra pessoa como se fosse seu.
  7. Construa um estilo próprio - Meus textos tem a minha cara, e mesmo escrevendo em um blog onde outras pessoas produzem conteúdo, meus textos expressam a minha forma de ver as coisas, trazem a minha essência. Esse talvez seja o pulo do gato. Um toque de personalidade pode deixar seus textos mais atraentes, mais leves e fáceis de serem lidos. Já fiz textos enormes e tive feedback de pessoas, que mesmo não tendo a leitura como hobby,  conseguiram ler até o fim, sem se cansar.
     Mas se você quer escrever em blogs, eu tenho uma dica extra. Anota aí: 
     Faça um roteiro de assuntos e vá seguindo. Dependendo da sua disponibilidade de tempo, vá produzindo e agendando seus posts, mesmo que não seja dia de postagem, assim você fica coberto no caso de imprevistos que te impeçam de escrever naquele dia. Isso não impede que você mude ou acrescente assuntos ali no meio. Vai que acontece uma coisa super bombástica que você precisa comentar? Você tem essa liberdade. O blog é seu! Hehehe.
     Bem, por hoje é isso. Espero ter ajudado, e espero mais ainda que você comece a produzir, escrever, botar para fora as ideias da caixola. 

     A gente se vê! ;)



Comentários

Biblio Ideias disse…
Oi Flavia, eu gostei muito do seu texto, dá passos e dicas bem bacanas para quem quer usar a escrita para se expressar, contar um pouco sua história, os bastidores e amo seus textos por serem envolventes até o fim e não cansativos! Beijocas e muito sucesso! Quem quiser saber mais e aprender com a Flavia, participe do Hang Outs on Air no dia 15 de junho, ela vai fazer um bate-papo.