Trabalhando de casa: dicas de organização do tempo

   



     Oi gente, tudo bem?
     
     Tô sumida né? Pois é! Fiquei sem tempo, e é exatamente sobre isso que eu quero falar hoje.
     As vezes, quando a gente começa a trabalhar  de casa, seja empreendendo ou trabalhando em alguma empresa na modalidade de home office, a gente acaba se embananando toda, misturando as tarefas de casa e de trabalho, e no fim do dia tem a sensação de não ter concluído nada, ou as vezes com aquela sensação de ter trabalhado demais. Nesse momento, você, que assim como eu, começou a trabalhar de casa para ter mais tempo, percebe que não tem tempo nenhum. Não lhe resta tempo para cuidar direito da sua casa, da sua família, e o que é pior, não lhe resta tempo para cuidar de você.
     Por estar trabalhando de casa, acabei me envolvendo em inúmeros projetos simultaneamente, mas não parei para analisar o fato de que cada um deles demandava um certo tempo para ser executado, e se eu for somar o tempo que cada um deles me toma, no fim, acho que meu dia precisaria ter mais de 30 horas. Sem contar as horas de sono. E acredite, as horas de sono são de suma importância.
     Além do meu trabalho na Biblio Ideias, estou terminando meu técnico em Modelagem do Vestuário, escrevendo TCC, começando meu negócio, escrevendo um projeto extra para um concurso nacional, ajudando nos projetos do marido, e até uma semana atrás, ainda fazia um curso de costura 3 vezes por semana. Isso sem falar dos trabalhos de casa e o tempo com a minha família. Ufa! Cansei só de escrever.
     Por menores que pareçam as funções ou projetos, tudo precisa ser feito por inteiro. Mas no malabarismo dos meus dias, eu começava uma coisa, quando via já tinha parado e estava fazendo outra, sem falar nos pequenos ladrões do nosso tempo, que acabam nos distraindo, tirando o foco, e nos roubando uma fração preciosa de tempo, aí no fim do dia parece que a gente trabalhou a beça, mas não vê o resultado. Realmente a gente trabalhou, mas não concluiu quase nada do que estava planejado. Resultado: a gente fica cansado, estressado, ansioso, abaixa a imunidade, fica doente, e aí que não consegue fazer nada mesmo.
     Pensando em resolver meu problema, fui procurar dicas de organização do tempo, que tambem podem ser bem úteis para você. Vou mostrar aqui 10 dicas do site Vida Organizada, que foi um achado, porque trás dicas de organização da vida em geral. Então, vamos começar?
   

1. Saiba separar

Separe o trabalho da vida pessoal. O ideal é ter um cômodo dedicado somente a isso, onde você pode fechar a porta e esquecer que trabalha em casa.

2. A roupa influencia

Vista-se normalmente todas as manhãs, como se fosse sair de casa. Nunca trabalhe de pijamas. Trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho”, em vez de alimentarmos aquela sensação letárgica e preguiçosa ao permanecer de pijama o dia inteiro.

3. Defina seus horários

Tenha um horário para começar, almoçar e terminar e atenha-se a ele.

4. Mesa arrumada

Arrume sua mesa ao menos uma vez por semana, talvez às sextas-feiras, ao encerrar o expediente. Mantê-la arrumada fará com que seu trabalho renda mais porque você terá seu foco onde precisa.

5. Bom sono é tudo

Durma bem. Não é porque você trabalha em casa que assistirá filmes madrugada afora diariamente.

6. Priorize seu bem-estar

Invista em bons materiais, especialmente os que dizem respeito à ergonomia, como a cadeira. Você precisa trabalhar confortavelmente. Essas cadeiras são caras, mas valem o investimento.

7. Resista à tentação de voltar ao trabalho

Não trabalhe se já tiver encerrado o expediente. Isso inclui ler e-mails antes de dormir, por exemplo.

8. Beba água

Coloque uma moringa ou garrafa com água em sua mesa para não ter que ir até a cozinha e se distrair com outra coisa pela casa sempre que estiver com sede. Ou mesmo para se lembrar de beber água enquanto está concentrado(a) no trabalho.

9. Tenha um direcionamento

Aprenda a estabelecer prioridades para executar tarefas.

10. Pense no lado bom

Sempre que se sentir cansado(a) ou estressado(a), lembre-se que você poderia estar no trânsito.
     Além disso, faço listas de tarefas, e vou riscando de acordo com a execução. Divido o tempo entre as tarefas da casa e do trabalho e tenho uma lista para cada coisa. Tipo: quando acordo, cuido da casa, só depois começo as coisas de trabalho. Também passei a andar com um caderninho, onde eu anoto as tarefas que vou lembrando, ou que vão aparecendo ao longo do dia. Não só pra isso. Quando a gente escreve, esvazia a cabeça e cansa menos o cérebro, evitando um desperdício de energia desnecessário. É lógico que incêndios aparecem, e precisam ser controlados, mas com uma lista em mãos, é mais fácil medir nossa produtividade, e aos poucos, a sensação de vazio no fim do dia começa a diminuir. 
     Temos que parar de usar a máxima de que mulher faz várias coisas ao mesmo tempo, pois por mais que seja verdade, a gente se prejudica, se cansa, e nem sempre vê os resultados. Uma coisa de cada vez e cada coisa no seu lugar sempre. 
     Ainda tenho que aprimorar meu esquema de horários, pois preciso me exercitar, porque isso alivia muito o estresse. Talvez precise acordar um pouco mais cedo, mas sei que as coisas vão se acertando, a medida que a disciplina começa a virar rotina. Rotina, que nesse caso é uma aliada. Mas aos poucos as coisas vão entrando no eixo, e a gente vai aprendendo a forma que a gente produz melhor.
      Espero ter ajudado, e se você quer ver a matéria completa sopre organização do tempo no Vida organizada, clique aqui. Ah, e aqui embaixo, vou deixar um videozinho com uma música bem gostosinha, pra inspirar o nosso dia.
     A gente se vê. ;)




     



   

Comentários