Dica cultural

O CCBB está com várias atividades e a programação das próximas semanas estão no site da Veja Rio:

Para que os pequenos possam aproveitar as férias com atividades culturais e lúdicas, o CCBB Educativo desenvolveu uma programação especialmente dedicada ao público infantil. Até o dia 2 de fevereiro, as crianças que forem ao Centro Cultural Banco do Brasil poderão participar de atividades que incluem contação de Histórias, música, artes e outras atrações, destinadas a crianças a partir de 3 anos de idade. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas 30 minutos antes de cada atividade.

Confira abaixo a programação completa:

Visita Teatralizada
Segunda, quarta, quinta e sexta, às 13h.
Para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos.

Musicando
Todos os dias, às 14h.
Para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos.

Telefone de latinha
Ação no térreo que acontece antes das atividades propostas pelo GP Música.
O educador desce com os "latofones" dispondo-os na rotunda e convidando os visitantes para participarem das atividades.

Cantigas de sinos
A atividade tem o objetivo de formar uma grande caixinha de música na rotunda do CCBB.

Cirandas
As brincadeiras e cantigas de roda são lembradas e cantadas em diferentes ritmos.

Sem fio

A atividade a memória a prova com trava-línguas divertidos.

Pequenas Mãos
Todos os dias, às 15h.
Para crianças de 3 a 6 anos

Brincadeira é Coisa Séria - “Escravos de Jó”

Pensando em resgatar jogos tradicionais, o Pequenas Mãos convida as crianças para uma vivência criativa através da brincadeira “Escravos de Jó”. Ao invés de passar objetos, será feita uma troca de lugares numerados. Ao final da música, de acordo com cada número, haverá uma caixa com diferentes materiais que serão utilizados na composição de um painel.

Brincadeira é Coisa Séria - “Mímica”

Pensando em resgatar brincadeiras tradicionais, a atividade promove um divertido jogo de mímica. Depois de assistirem o trecho de um filme de Charlie Chaplin, alguns sortearão entre variadas imagens de animais, meios de transporte e profissões para imitarem, enquanto outros tentarão adivinhar. Para realçar, uma trilha sonora engraçada acompanha a brincadeira.

Laboratórios de Ações Criativas
Segunda, quarta, quinta e sexta, às 11h e 15h.
Sábado e domingo, às 11h.
Serão oferecidos dois laboratórios em cada período, para crianças a partir de 5 anos, jovens e adultos.

Laboratório de Acessibilidade - Passa Tato

Passa Tato é uma atividade inspirada na brincadeira conhecida como Telefone sem fio, mas ao invés de passarmos uma mensagem falada, será passado de mão e mão um objeto. A atividade é acessível a visitantes surdos, porque trabalha com outro sentido, o tato. A brincadeira começa com o nome de um objeto dito ao primeiro participante que irá modelar uma forma. O seguinte terá que adivinhar o objeto através do tato recriando uma nova versão e assim sucessivamente.

Laboratório de Artes Visuais - Representando
Dentro de seis caixas estão objetos relacionados a movimentos artísticos (Surrealismo, Dadaísmo, Minimalismo, Neoconcretismo, Barroco) e uma obra de Rodin. Sem olhar, os visitantes deverão representar o que estão tocando, utilizando materiais tridimensionais ou usando as técnicas do desenho ou da colagem. No final, será revelado o que estava escondido em cada caixa, relacionando-o com o que foi produzido pelos visitantes e demonstrando a importância de cada trabalho dentro da História da Arte.

Laboratório de Artes Cênicas - Bonecas de Papel

“Paper doll” é um jeito divertido e surreal de criar situações inusitadas. Os participantes poderão ventir personagens famosos em novos figurinos e leva-los para paisagens retratadas por grandes pintores.

Contação de Histórias
Todos os dias, às 16h.
Para famílias (crianças a partir de 5 anos)

Histórias dos 4 cantos do mundo
A atividade promoverá contação de histórias oriundas de diferentes partes do mundo e também do Brasil. Entre elas estão, “Sopa de Botão de Ossos”, da Rússia; as europeias “A princesa que tudo via” e “A filha do Pescador”; além das brasileiras “A onça e o sapo” e “O jabuti e o gigante”.

Espetáculos
Sábado e Domingo, 25 e 26 de janeiro, às 17h.

Brincadeiras musicais de antigamente

As crianças poderão redescobrir cantigas de outros tempos e brincar através do som de rabeca, sanfona, cavaquinho e percussão - sons que fazem parte das raízes da cultura popular brasileira. Com Joaquim de Paula, Gustavo Pereira e convidado.

Sábado e Domingo, 1º e 2 de fevereiro, às 17h.

Brincadeira de Carnaval

O encerramento das atividades de férias do CCBB Educativo contará com a presença do grupo FOLE e Festa. A atividade é voltada para toda a família, com crianças a partir dos 3 anos. O grupo chamará o público para curtir o carnaval. A ideia é formar uma bandinha do Fole e Festa em que todos estão convidados para dançar, cantar e cair na folia.


Neste sábado (25), o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, recebe um evento gratuito em homenagem ao Dia Nacional da Bossa Nova. A data é comemorada no próprio sábado, em razão dia de nascimento do maestro e compositor Tom Jobim. Na apresentação principal, a atriz e cantora Emanuelle Araújo, acompanhada do violonista Toni Costa, fará uma apresentação com repertório de clássicos do ritmo musical, como Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Wave.

Com início às 17h30, haverá ainda show da banda Os Optimistas, que interpretam músicas autorais em ritmo de Bossa Nova, além de composições de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Os mestres de cerimônia da comemoração serão Os Irmãos Intrépidos, dupla formada por Dalmo Cordeiro e Alberto Magalhães. Durante os intervalos das apresentações, eles farão declamações performáticas de letras de músicas do maestro.

O evento marca o início do projeto Parabéns en-cantos do Rio, que irá comemorar o aniversário de alguns bairros do Rio, além de homenagear personalidades locais. O Parque Garota de Ipanema fica na Rua Francisco Bhering, S/N, Arpoador.


Já é Carnaval

Um roteiro com a programação de ensaios e os enredos das escolas do Grupo Especial para o Carnaval

por Thaís Meinicke | 23 de Janeiro de 2014
O carnaval é só em março, mas as escolas de samba do Rio de Janeiro já começaram os ensaios para os desfiles de 2014. Para entrar no clima da folia, confira a programação das quadras das escolas do Grupo Especial e conheça o enredo que cada uma delas está preparando para a festa do ano que vem.

Veja também: ensaios dos blocos de rua para o Carnaval

BEIJA-FLOR

A escola, que este ano desfilará com o enredo O astro iluminado da comunicação brasileira, em homenagem ao diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – o Boni, promove seu ensaio geral todas as quintas, a partir das 21h. Às terças, a partir das 20h, a escola faz ensaio de canto com a comunidade com portões abertos.

Quando: Terças, 20h; quintas, 21h.
Quanto: Grátis às terças; quintas, R$ 5 (o preço pode variar)
Onde: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Centro, Nilópolis. Tel. 2791-2866


Veja mais AQUI

 

Comentários