quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Por que você tem que estar nas redes sociais?


As redes sociais estão aí e não tem como ficar fora delas, ok! Isso todo mundo sabe! Mas vemos muita gente confusa e sem saber o que é o que.
Faremos semanalmente um post para te ajudar a conhecer melhor esse universo e te ajudar a compreender porque é tão importante que seu negócio seja divulgado nas mídias sociais.

O que são mídias sociais?

Mídia é onde sua marca pode ser exposta. Temos a mídia impressa formal (jornais, revistas de renome), mídias visuais (outdoors, busdoors, etc) e com o advento da internet, as marcas passaram a estar presente nos sites. Um website é o cartão de visitas da sua empresa na web.
Estar presente com um site já ajuda a ser encontrado pelos buscadores.
Hoje, com a rapidez e facilidade da internet, as pessoas costumam ir ao "Google" e procurar por palavras chaves, produtos, serviços e fazem isso na hora do almoço, à noite, nos fins de semana, ou no transporte par ao trabalho ou para a casa.
Quem não tem um site, gera desconfiança, pois um site passa uma ideia de empresa estruturada. 
Mas, o site por si só não rende tantas divulgações, embora seja obrigatório ter um. A pessoa sabe da sua marca e vai ver como está a presença da sua marca nas mídias sociais.
Ok...o que são mídias sociais?
Entendendo que mídia é onde sua marca fica exposta, é vista e compreendendo que a internet é onde as pessoas buscam por serviços e produtos e tendo clareza de que sua marca precisa ter um site e também um e-mail profissional, chegou a hora de entender o que são mídias sociais.
As mídias sociais são redes onde pessoas se relacionam (adicionam amigos, compartilham ideias, marcam eventos, etc), por isso são consideradas sociais.
O marketing social existe muito antes disso e ganhou agilidade com as redes sociais. Uma amiga recomenda uma marca, chama para curtir uma fan page, manda um link, convida para um evento...tudo na Internet.
Não dá para ficar fora ou ignorar.
Quais são as principais mídias, onde sua marca deve estar?

Se você já tem uma logomarca, um domínio, um site, um e-mail profissional, sua marca precisa ser divulgada e você pode começar pelo Facebook:


Sem dúvidas é a rede social mais famosa, com mais pessoas e mais ferramentas de marketing. Não precisa ter um perfil, o ideal é ter uma fan page e lidar de forma profissional com a ferramenta. Escolher o conteúdo a ser postado, a frequência e mimar seus fãs, faz parte.

Nosso trabalho vai além do "colocar fotos no face". As fotos podem facilmente ser incluídas e até melhor que as pessoas envolvidas façam isso, para marcarem os amigos do Facebook que estejam nas fotos. A Biblio Ideias gerencia eventos, conteúdo promocional, trabalha as fotos postadas na Fan Page.
A fan page funciona de duas formas, você pode entrar para curtir e ver toda a página e ela tem que gerar conteúdo, como se fosse uma estação de rádio. Por que? Quando as pessoas entram no Facebook, vêem os posts mais relacionados ao horário ou marcações que fazem. Agora, no Facebook dá para marcar com estrelas as marcas que tenham fan page. Como num rank.

Só a fan page já gera uma série de trabalho, que requer tempo e saber lidar com as ferramentas.

Mas, pedimos aos nossos clientes que curtam a própria Fan Page, que divulguem a Fan Page em impressos (folhetos, adesivos, cartões, no site da empresa, na embalagem) para que cada vez mais pessoas curtam e sejam fãs da marca. O trabalho na Fan Page não acontece sozinho. Mandar por e-mail uma mensagem informando as mídias sociais também é muito importante.

Ajudamos a criar promoções e estratégias para aumentar o número de curtidores. O ideal é que todos da sua empresa sejam fãs, marquem seus clientes e comentem nos posts.


Semana que vem, falaremos um pouco mais sobre o Facebook como ferramenta de marketing para sua marca.

Abraços!



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