O que é melhor para sua empresa: site ou blog?

Eu tenho desenvolvido blogs para empresas, atrelados a uma estratégia de marketing em mídias sociais. Além de bibliotecária com vasta experiência em comunicação, gerenciamento da informação e tecnologias, fiz pós em marketing, então, confesso que sou apaixonada por blogar e atuar nas redes sociais. Eu venho lidando com blogs desde a minha especialização em 2003. Conhecimento vai somando-se a experiência e oportunidades e tenho me projetado como analista de mídias sociais.
 Para meu trabalho ficar ainda mais completo, desejo um web designer fantástico! Vamos ver o que acontecerá em breve...

No meu dia a dia visitando empresas, fornecedores e amigos empreendedores, verifiquei que muitos empresários não tem sequer idéia do que se trata um blog, uma fan page, para que serve o Twitter, mas muitos já começam a namorar essas ferramentas, talvez por modismo ou por ouvir de colegas que obtiveram resultados. Já é difícil dar conta do seu próprio know-how, certo? Então, melhor terceirizar esse serviço, como já é de praxe em estratégias de marketing das empresas.

Na hora de contratar, muita gente me pergunta o que é melhor, um blog ou um site e sinceramente eu sempre sugiro blog. Claro que um bom site é interessante, mas há que se ter um excelente planejamento e investir muito recurso de tempo e dinheiro para um site funcional e atualizado, ou torna-se um endereço estático na internet.

Talvez o que eu mais goste no mundo dos blogs, é o conceito de Web 2.0, que ouvi pela primeira no mestrado, com o colega Moreno Barros, que é excelente no assunto e hoje, Mestre, professor universitário. A Web 2.0 em grande resumo é a possibilidade de você poder se comunicar através das ferramentas, daí a importância das mídias sociais, onde se pode curtir, deveríamos poder descurtir também, podemos entretanto compartilhar, lidar com grupos, páginas, amigos, enfim...

Na esfera empresarial, isso é importante a medida em que você pode ter uma linguagem mais pessoal, ir direto ao ponto, com posts relevantes sobre o foco da empresa no momento e o resultado em termos de resposta, seja por comentários, compartilhamentos, citações, referências é infinitamente melhor e possível de verdade no blog. O site não permite tanta interação.

Veja essas dicas incríveis AQUI, que com certeza irão tirar suas dúvidas de vez!

E se precisar de um blog para sua empresa! Conte comigo aqui na Consultoria Biblio Idéias!


Clique na imagem e aproveite para saber o que um analista de redes sociais pode fazer pela sua empresa.

Comentários