Ensino a distância para capacitação continuada, treinamento, você usa em sua biblioteca esse recurso?

Uma das coisas que amei fazer nos últimos 7 anos em que atuei como gerente geral de uma empresa americana no Brasil, foi treinar bibliotecários. Conceitos, formatos, software e a possibilidade de estar em sala de aula compartilhando com várias pessoas, em diferentes realidades, em universidades desse nosso Brazilzão.
Com a tecnologia disponível, percebemos na empresa que treinamentos online poderiam nos render bons frutos e com o grupo de usuários, lançamos mão de treinamentos periódicos para ver novas ferramentas, novas versões, novos conceitos ou até para revisar pontos. O importante era treinar, capacitar, para que os clientes pudessem otimizar o uso do software, que custava caro para sua instituição. Sabíamos que com bom treinamento, as questões de suporte diminuiriam, as pessoas ficariam mais felizes com os resultados obtidos com as ferramentas e ainda por cima, as questões de suporte iriam evoluir, mostrando a evolução do nosso usuário. Sem contar o contato por voz com nossos clientes, os diferentes sotaques, as diferentes questões...uma delícia!

Dessa experiência e boas lembranças, somados alguns conselhos de amigos colaboradores como o Edwin e o Wilson, cá estou eu estudando para lançar um portal, ou seja, o blog irá evoluir para um portal. Lá, vamos divulgar questões da área de bibliotecas, ter um banco de vagas e curriculuns, análise de produtos e oferecer treinamentos a distância, usando a melhor tecnologia em EAD.

Isso me move agora e me faz buscar contatos, trocar idéias e saber o que o mercado de bibliotecas precisa, para que o portal possa ser útil, contribuir e colaborar. Antes de lançarmos o portal, de fato, vamos conversar, trocar idéias, pesquisar, estudar, levantar dados. Enquanto testamos a ferramenta, damos uma cara, um corpo.

Então, quando pesquiso sobre EAD, vejo respostas sobre empresas, mas no geral bibliotecas fazem parte da educação, como grande área e educação não é vista como "empresa", ao menos no Brasil, ou ao menos ainda.

Como anda essa questão na sua biblioteca? Como são treinados os novos bibliotecários? Como é feita a capacitação continuada? Como é feita a reciclagem de conhecimento? Que tipo de conhecimento a biblioteca busca para melhorar sua atuação?

A instituição onde você atua estimula a capacitação? Investe em treinamento? Quais as vantagens do EAD para treinamentos?

E você, estudante de biblioteconomia? O que você acha de investir em sua formação através de ferramentas EAD?

Divida conosco, deixando um comentário aqui no blog. Será muito bacana ter essa troca.

Compartilho aqui, um texto para reflexão sobre EAD, vantagens, desvantagens, qualidade, preocupações, metrias.

Um grande abraço!

Comentários