[Especial Quarentena]: Como manter o computador e o celular e ou tablet seguros para sua imunidade?


        Você concorda que esta pandemia nos trouxe um olhar mais atento para a higiene? Sem sombra de dúvidas, esta situação nos faz ver o quanto deixamos passar certos cuidados de higiene, como lavar as mãos antes de sentar para trabalhar, manipular algum equipamento ou antes das refeições. 

      Está claro que usamos as mãos o tempo todo e tocamos várias superfícies e muitas vezes estamos gripados e a contaminação se dá, portanto, a dica do nosso especial quarentena de hoje é a limpeza de equipamentos que usamos o tempo todo.
   O ideal é que a gente mantenha os cuidados para além da quarentena para evitar este e outros vírus e mantermos um ambiente mais seguro, harmonioso e leve em termos de energia também, porque a limpeza traz uma leveza incrível, não acha?

  Então, no post de hoje do Especial Quarentena da Biblio Ideias, confira dicas práticas para limpar seu notebook (portátil como se diz aqui em Portugal), celular (telemóvel cá na Terrinha) ou tablet.

       Quem está em teletrabalho ou trabalho remoto, em home office, precisa ter atenção à higiene dos equipamentos de trabalho, especialmente neste momento. Além de poeira, algumas sujeiras que vão se acumulando com o tempo, a gente usa as mãos para manipular estes equipamentos e volta e meia coloca a mão nos olhos, na boca, no rosto e em outros objetos, portanto, uma boa limpeza e assepsia irão garantir mais segurança para você e todos na sua casa ou trabalho.

       Você pode começar por uma limpeza interna e eliminar tudo que não serve mais e está ocupando espaço. Já falamos aqui no blog sobre isso, sobre a importância de você manter um dia na sua rotina para organizar seus arquivos, garantindo a organização em pastas e evitando falta de espaço. 
       Você pode usar seus arquivos favoritos ou imprescindíveis em um disco externo e ou também em algum serviço de nuvem. Muitas vezes vale a pena pagar a assinatura e ter segurança, espaço e back up, evitando perdas de arquivos importantes. Eu gosto muito do Dropbox, mas também recomendo o Google Drive, o Google Fotos e o Google Docs, que se dividem pelo tipo e formatos de arquivo. Quando configuramos nossa conta no Android, já temos direito a espaço nessas nuvens do Google e funcionam muito bem, até para compartilhar arquivos e para evitar a falta de espaço na hora de tirar a foto ou gravar o vídeo para suas redes sociais no celular, por exemplo. E computador cheio fica lento, perde a performance.

    Aproveite esse momento da limpeza de arquivos para limpar seus equipamentos. Tirar a poeira dos equipamentos evita bloquear as saídas de ar, que terminam por causar superaquecimento. Então use um pano que não solte fiapos ou um pincel limpo e macio e até um mini aspirador e varra os teclados com cuidado. Pode-se também limpar os orifícios da lateral, com cuidado para não deixar fiapos, então seja gentil com o pincel.

  Tenha paciência e cuidado, porque é um equipamento delicado. Vale ler o manual e seguir as recomendações do fabricante. 

    Use ÁLCOOL ISOPROPÍLICO, que é recomendado para limpeza de eletrônicos. Temos aqui em casa porque Rodrigo trabalhava com instalações de internet e TV e precisava. Mas é fácil encontrar ele em lojas especializadas de eletrônicos.

   Limpe a tela dos celulares/telemóveis e também os tablet. Adote esta limpeza diariamente ao terminar o trabalho, por exemplo, criando um ritual de higiene dos seus equipamentos. 

   Você vai até enxergar melhor a tela, sem sujeira e garantir sua imunidade e saúde durante a pandemia. 

    Se você não tiver o alcool isopropílico, passe um pano úmido na tela, na tecla e no seu notebook ou portátil e pode também passar na tela do seu celular ou telemóvel ou tablet. Um pano levemente umidecido. Mas, quando puder, compre o álcool e tenha em casa, conservando este hábito.

    Gostou da dica? Que tipo de ajuda você precisa para trabalhar de casa ou para transformar seu trabalho para o ambiente web? Como podemos te ajudar? Comente! Passe esse artigo para quem você acha que possa gostar. 

      Fique bem e muita saúde.

Comentários