Natureza que ensina e transforma.



Olá a todos! E gratidão sempre, em estar aqui compartilhando vivências!🙏😊


Hoje, o post é um convite à reflexão da importância de levar nossos filhos a um contato maior com a natureza. Um ato tão comum para os nossos avós, pais e nós mesmos! Qual criança não fica curiosa com os bichinhos encontrados no jardim? Qual criança não se fascina com o encontro do mar com a areia? Qual de nós não se sente bem quando está em contato com a natureza? Quem não reconhece a paz que sente ao ouvir o canto de um pássaro?

Pesquisas comprovam que crianças que brincam na natureza desenvolvem melhor. Todos os seus benefícios podem ser conferidos no post do querido Bruno Poses, aqui no Blog mesmo! 


Contudo, na maioria das vezes, o passeio escolhido pelos pais é o shopping. Por vários motivos: segurança, praticidade e outros mais. Não há nada de errado nisso. Pelo contrário, cuidar é um ato de amor, mas esse ato só é completo quando criamos oportunidades para que nossas crianças se desenvolvam plenamente. Por isso, elas também precisam de lugares em que se permita o “ser” e não apenas o “ter”.
É necessário pensarmos em alternativas que possibilitem ações saudáveis, positivas, criativas e felizes, para que não criemos indivíduos em cima de bases frágeis e fluidas. Quantas crianças, adolescentes e adultos possuem baixa tolerância à frustração? Vemos isso nas estatísticas de aumento do suicídio infanto-juvenil.
Circunstâncias que antes eram elaboradas no silêncio do quarto, num choro sofrido, mas necessário ao crescimento que os levaria a tornar-se uma pessoa mais forte frente aos desafios da vida, não tem acontecido assim. Aprender a chorar e sentir também faz parte do crescimento.

Mas voltando à natureza...
É da natureza humana aprender. Cabe aos pais colaborarem com esse aprendizado, para que nossas crianças desenvolvam todo seu potencial.

Então vamos pensar como educar positivamente:

💗1º passo - Não ter medo de dizer não; ele é importante para autorregular as frustrações.

💗2º passo - Fazer atividades que envolvam a família como:
  • Catar flores no caminho, plantar, cuidar de uma horta,
  • Brincar no vai e vem das ondas do mar,
  • Fazer uma caminhada,
  • Procurar pássaros diferentes na natureza,
  • Numa viagem, tirá-los um pouco do celular e mostrar a beleza e a poesia do  caminho,                                                                                                                                             
  • Fazer um bolo com seu filho; o processo e o tempo de espera para ficar pronto ensina a ele conceitos de que as coisas possuem um determinado tempo para acontecer.

       


Importante! Não deixe de registrar esses momentos, assim a criança ou adolescente vai entender a importância do registro na sua memória afetiva. 
E não se esqueça de fazer um mural com eles!


E para finalizar o post de hoje, convido vocês a participarem do desafio da natureza! a Motrix junto com a Biblio Idéias e o Museu de Arqueologia de Itaipu, irão organizar um encontro de troca de mudas, envolvendo nossas crianças! Então, mãos na terra e pense na muda que você pode trocar, ensine seu filho a fazê-la! Vamos compartilhar amor!

Até o próximo post! Até o próximo encontro!

Monica Pontes
Neuropsicopedagoga e Psicomotricisda da Motrix

Comentários