Sabia que rotina te ajuda a realizar sonhos?


          Oi gente, tudo bem?

          Tô sumida, eu sei, mas sabe como é né? Quando não temos uma rotina, as vezes não temos tempo pra fazer tudo o que precisamos, ou temos vontade. E foi exatamente por isso que resolvi escrever esse post, e dividir alguns insights que tive por esses dias com vocês.
          Semana passada tivemos um feriadão, e eu aproveitei pra descansar, botar umas leituras em dia e rascunhar alguns projetos que tinha em mente, e foi exatamente nesse momento que eu me dei conta de que tenho vontade de fazer tantas coisas, que precisaria de um dia com pelo menos 30 horas, o que é impossível, e já que o tempo nunca vai se adaptar a mim, percebi a necessidade de me adaptar ao tempo.
          Sei que meu caso ainda é exceção, pois a maioria das pessoas precisa sair de pra trabalhar, que algumas delas passam horas em conduções para chegar ao trabalho, e depois de uma jornada longa, precisam voltar pra casa, e sobra pouquíssimo tempo para tirar outros projetos do papel, por mais simples que sejam. Muitas pessoas ainda estudam, e aí que não sobra tempo mesmo. 
          Esse é um exemplo de rotina que eu não acho legal, pois a vida é curta demais para a gente viver apenas sobrevivendo, ou seja, trabalhando e suprindo as necessidades básicas. Cadê o tempo para viver de verdade? Cadê o tempo para sair, se divertir, conhecer novas pessoas, lugares? Cadê o tempo para saborear a vida?
          Como falei, faço parte de um grupo pequeno de pessoas que tem o privilégio de trabalhar de casa, pela internet, com algo que amam fazer, e mesmo assim ainda tenho outras vontades, mas a má organização do meu tempo fez com que eu me frustrasse muito por não conseguir encaixar no meu dia todas as coisas que sonhava em fazer, foi então que descobri que criar uma rotina poderia me ajudar, e muito!
          Quando pensamos em rotina, já olhamos logo para o lado ruim da coisa. Pensamos na parte chata, da mesmice, e é claro que, se a sua definição de rotina é fazer a mesma coisa sempre, isso vai ser um saco mesmo. No entanto, quando falo em criar uma rotina, falo em organizar meus horários, estipulando o que eu quero fazer e qual a melhor forma de distribuir isso dentro do meu tempo.
          Dentro da minha rotina de trabalho, encontrei alguns coringas que poderiam me ajudar, e alguns ladrões de tempo também, então, depois de pôr meus projetos em um papel, assim como todas as minhas atividades diárias, eu comecei a analisar sobre a forma com que eu estava administrando meu tempo, e adivinhem qual foi a minha surpresa? Eu estava gastando tempo demais em coisas que não precisavam. 
          Passava tempo demais na frente do computador, e por trabalhar com redes sociais, era inevitável que me distraísse com algo que não era do trabalho, e a internet é assim, meus amigos, um assunto puxa o outro, e você vai se envolvendo, e quando vê, se passaram horas preciosas do dia. Isso é uma questão de disciplina, e é preciso manter o foco, e esse detox de rede social pessoal tem me ajudado. Inclusive, desinstalei alguns aplicativos do meu celular, pois era o que mais me roubava tempo. Alem desse detox, usar o sistema Pomodoro para calcular o tempo gasto em minhas atividades, me ajudou a mensurar em números o que realmente cabia no meu dia. Pode parecer meio robótico no começo, mas isso é importante quando lidamos com prazos.
          Em vez de querer fazer tudo de uma vez só, distribuí meus projetos ao longo da semana, e tenho me policiado para cumprir o cronograma. Ler, me alimentar melhor, estudar conteúdos para a Biblio e para o meu blog pessoal, produzir mais peças pra minha marca de acessórios infantis, exercitar novas formas de escrita, fazer atividade física, relaxar, passear. 
          Tem coisas que precisam ser feitas todos os dias, então sempre começo com ela, já as demais foram distribuídas em uma planilhinha, que começou mentalmente. Já falei com vocês aqui sobre metas e que tudo precisa de um planejamento, e esse é o meu planejamento começando a tomar forma. 
          Eu confesso que não tem sido muito fácil, mas tenho certeza que passada essa fase de adaptação, vou ver meus dias rendendo mais, e só o fato de não ter mais aquela sensação de vazio, já está me incentivando a continuar nessa empreitada.
          Por que não tentam? Um beijo, e até semana que vem!


Comentários

Excelente texto e é assim mesmo, ou colocamos tudo a perder! Mentes criativas precisam de foco, disciplina e caderninho para notar as outras ideias e alocar as outras ideias na planilha de tempo, ou atropelamos tudo! Sucesso!