Papo de Quinta: Que tal ir para a cama mais cedo?

      

Ontem foi dormir às 3:00, ou seria hoje? E Rodrigo não é tão carinhoso assim e não fica muito feliz quando isso acontece e tem acontecido muito com frequência. Opa, sinal vermelho e como tá aí? Quehoras você tem ido dormir?


    Oi, tudo bem? Estamos na semana de prevenção ou combate à AIDS, semana passada foi a semana de combate ao câncer infantil e ao câncer de modo geral e há muitas ações bacanas, o que prometo que vou falar aqui no blog, bem como dar notícias para vocês sobre o Mirins do Estado, que está batendo o recorde em apadrinhamento de crianças. Estamos na reta final de arrecadações e virão muitas notícias nesse sentido, mas o papo de hoje é para você ir para a cama mais cedo.

    São 23:33 e ainda estou escrevendo minha coluna, o que significa que ainda estou trabalhando e agora tenho uma meta de levantar às 5:00, fazer minha zumba, ou Yoga, tomar café, colocar a roupa para bater, preparar Miguel para escola, tomar café da manhã com ele e Rodrigo e sentar na minha mesa às 08:00 e terminar às 15:00, para que eu consiga produzir mais e cumprir minha meta, que era ter tempo para brincar e acompanhar o crescimento do Miguel, ter tempo de fazer craftices, cuidar da casa e ter tempo de namorar o Rodrigo, relaxar, ler livro, ver coisas interessantes no GNT, que vão me ajudar a ter mais tempo na cozinha e em casa e ficar bonita, aprender a dirigir, aprender a tocar violão, aprender a surfar, aprender a dançar zumba de cor, desenvolver minha espiritualidade, fazer caridade, terminar a pós, aprender a cantar, aprender dança do ventre, aprender a fazer barrinha de cereal e chips de banana verde...enfim...a vida não é só trabalho e essa cara de zumbi e humor de Malévola não vão adiantar as coisas muito para seu lado, se é que você me entende, mulher que se identifica com esse post, neste exato momento.

  Meta para implementar antes de 2016...ou de nada adianta ter um negócio próprio, se não tenho décimo terceiro, férias remuneradas, preciso ter meu tempo para mim...e tenho dito!

Essa situação caótica e de sobrecarga me faz querer dividir com quem tá começando a empreender e tá apaixonada pelo que faz e acha que faria até de graça e fica a mercê das redes sociais, whatsApp, inbox, e-mail, telefonemas e tantas outras distrações de trabalho que fazem com que o trabalho NÃO ANDE se não forem usadas com parcimônia e paciência e muita disciplina. Trabalha-se o triplo, mas rende-se muito pouco, é como correr em círculos ou nadar e morrer na praia. 

 Calma e disciplina para ser mais feliz e parar de ser um corpo exausto e uma mente maluca! Quer vir comigo?

  Eu comecei a escrever esse post às 21:23 e tinha escolhido uma ilustração do Pixabay, uma foto, na verdade e ao conferir o Facebook e procrastinar um pouco antes de ter o texto redondo, fazendo o brainstorming, a minha colega de auto-escola, a Tayna publicou uma sequência de ilustrações, onde o artista Puuung mostra que o amor está nas atitudes e nas coisas vividas no dia-a-dia, que muita gente nem presta atenção e aí eu fui olhar as ilustrações ( com vontade de ter algumas impressas em moldurinhas no home office, na parede afetiva do sofá e no quarto) para me lembrar de ter mais tempo para não fazer nada, para ócio criativo, para descansar e para realmente ter tempo de ficar com quem importa, ou a vida começa a não valer a pena.

   Então, para te inspirar e para selarmos um pacto de que vamos resistir bravamente antes de olhar aquela mensagem, responder àquele e-mail, montar aquela proposta em um horário que deveríamos estar vivendo a nossa vida fora do trabalho. Emergências acontecem, mas a exceção não pode virar a regra, combinado? Vou até voltar a escrever no meu blog pessoal e relatar essas tentativas de equilibrar vida, trabalho, saúde, filhos, etc... então, vamos refletir um pouco sobre como dividimos nossas horas e tarefas e o que priorizamos e como podemos nos ajudar nesse sentido. Ao final das ilustrações, vou te dar 5 dicas poderosas.



Ficar juntinho, vendo o tempo passar, aconchegada sem cochilar ou sem ser quase de madrugada é meta!



Hoje ele me pôs para cama cedo, mas adivinha quem veio comigo? Notebook! Meu dia de trabalho estava longe de terminar...


Ai, ai ai...ter tempo de curtir o Miguel e tirar uma soneca à tarde ou no fim do semana...juntinhos, por que não?


Cantar, tocar juntos, fazer nosso estúdio de som e vídeo e trocar várias ideias, fazer planos, projetos, namorar não é assim?


Esperar o Rodrigo com um jantar e um vinho e notar que ainda são no máximo 20:00! 


Ver nossas lembranças e construir muitas outras, fazer albuns de fotos, ou de figurinhas com o Miguel

     As ilustrações que a Tayla compartilhou, do ilustrador Tuung me fizeram lembrar o que me faria feliz de verdade e são coisas que estão ao meu alcance, mas preciso realmente criar prioridade para elas na minha vida. Ou, me deixo levar pelo trabalho e pelos afazeres domésticos e você? Como é por aí? Enfim, quando somos crianças, temos direito a brincar, e quando somos jovens, valorizamos o tempo juntos com quem gostamos e fazemos planos para estar com quem amamos e para isso precisa ter planejamento e disciplina também, ou o tempo passa e a vida não tem graça com só trabalho.

O trabalho é importante, mas para você exercê-lo bem, precisa estar bem e quando você é dona do seu próprio negócio, como eu, ou chefe, como fui, ou está planejando uma linda carreira de destaque vai ter muito mais tarefa além do operacional, como planejamento, finanças, estratégia, relacionamento, atendimento ao cliente e como autônoma ou à frente de uma empresa pequena, vai ficar muito sobrecarregada, é verdade, por isso, o tempo vale ouro e a disciplina é a melhor aliada para você E EU, sairmos dessa pegadinha e nos vermos presas à tarefas por fazer, ou em uma confusão e cansaço mentais, desânimo e infinitas reuniões e distrações e imprevistos, que são ladrões do tempo.



Como prometido, as dicas:

1- Durma cedo e acorde mais disposta. Não adianta usar a flexibilidade e dormir pouco, vai render nada

2- Faça exercício, nem que seja meia hora de caminhada ou dançar com um video game, ou com vídeo aulas no YOU TUBE, mexa-se, isso é bom para o corpo, mente e alma!

3- Hidrate-se e coma direito, trate-se bem, na verdade. Acorde, agradeça por mais uma manhã, tome banho, e agite as coisas logo cedo, sem enrolação. Eu coloco logo a roupa de ginástica após a chuveirada e como odeio ficar com roupa de ginástica e tenho sempre reunião via Skype ou presencial, danço, tomo café, tomo outro banho, me arrumo para trabalhar como se fosse sair para trabalhar, isso ajuda muito.

4- Tenha metas grandes e pequenas que vão ajudar a chegar nas grandes. Anote na agenda de papel ou eletrônica ou APP o que você não pode deixar de fazer no seu dia e comece logo por essas coisas, assim que tiver oportunidade. Evite muitas reuniões em um dia ou reuniões todos os dias, de repente junte duas ou 3 no mesmo dia para ter tempo para produzir nos demais.

5- Lance mão de tudo que for te ajudar a ter disciplina e ganhe tempo evitando os ladrões de tempo. Faça tudo na hora do expediente e se o horário acabou, amanhã tem mais, o trabalho não acaba e você precisa rever suas prioridades. Tenha vida pessoal e assunto, além do trabalho e afazeres domésticos.



Esse livro e o filme são ótimos para te fazer refletir sobre seu tempo e suas prioridades e ver que o trabalho e as emergências e as pendências são infinitas

Dois vídeos curtos e muito didáticos para te ajudar a entrar nos eixos com relação à sua vida e sua disciplina, entenda os motivos disso





Uma última dica: saiba dizer NÃO, isso vai render um outro post, mas isso vai te ajudar e muito a não ficar sobrecarregada, à ser mais produtiva e a colher os frutos do seu trabalho. Valorize-se, valorize seu tempo!





















































































Comentários