Até que ponto vale a busca por ficar milionário?



Por estes dias, vi uma matéria que mostrava uma palestra de um autor de best-seller financeiro. Sua palestra ensinava como as pessoas deveriam pensar e agir como milionárias. Este autor arrecadou nos dois eventos aqui no Brasil R$8 milhões! Ele sim deve estar rico vendendo livros de autoajuda financeira e ministrando palestras.
Ultimamente, tenho recebido dezenas de e-mails com convites para palestras virtuais com títulos semelhantes a: “Você mais rico”, “Como ficar rico”, “Você merece ficar rico” e “Ser rico é uma escolha”. Por total curiosidade de como seria uma destas palestras fiz questão de assistir. O público on-line variou entre 180 a 200 pessoas. Achei razoável para uma quarta à noite, onde seu término foi só às 23 horas. Para falar a verdade, seu palestrante vendeu “ar”! Ou seja, nada! Usou diversas técnicas de vendas e persuasão, apresentou vários cursos (até que não estavam relacionados ao assunto), prometeu rentabilidades bem acima das de mercado. (Aqui faço uma observação: Não é recomendável prometer rentabilidades. Desconfie se fugir muito da normalidade.). A percepção que tive lendo os comentários no chat durante a palestra era que o publico comprou totalmente sua ideia sem ao menos questionar nada! Estavam mais interessados em ganhar os tais 30% a.a. sem nem se interessarem pelos riscos envolvidos. Por que eles existem, não se ganha o dobro da taxa de juros de referência (atualmente a Selic está 14,25% a.a.) sem que se tenha embutido algum risco.
Fiquei perplexa vendo como as pessoas gostam de ser ludibriadas por boa fala, uma cara boa, com uma boa historia! E, principalmente, o quanto estão à procura da fórmula milagrosa para ficarem ricas o mais rápido possível.
Constatando esta deficiência na população, que não tem tanta cultura de educação financeira, estes “gurus”, vendem suas dicas e cursos. As pessoas compram, porém fico em dúvida se terão disciplina para praticarem o que está sendo dito na teoria.
Após ver o comportamento das pessoas nestes dois eventos de sucesso que citei - isso mesmo, são sucesso, porque seus criadores, estes sim estão ricos e ganham dinheiro com esta demanda - fiquei me questionando: Até onde a pessoa é capaz de ir para ficar rica? O quê a ganância pelo dinheiro faz com o caráter do ser humano?
Nosso país está vivendo o maior caso de corrupção de sua historia, onde graças à ação correta, a Justiça Federal está investigando e prendendo pessoas que antes eram consideradas acima de qualquer suspeita e que, teoricamente, não teriam motivos para se envolverem com esquemas ilícitos, pois são ricos o suficiente. O suficiente? Para quem? O que é ser rico o suficiente? É ter quanto aplicado; quanto em patrimônio? Pois é, esta é uma pergunta direta para uma resposta difícil e bem particular. Mas acho que cabe sua reflexão. Quanto no banco te deixaria tranquilo?
Para nossos políticos, funcionários públicos de carreira sólida, empresários bem sucedidos e recentemente, até senadores e um grande banqueiro de sucesso, suas remunerações dentro da legalidade não foram suficientes. De acordo com a Justiça, todos, em níveis diferentes, agiram para se beneficiar do dinheiro público e enriqueceram ainda mais.
O pior é que todos estes processos escusos de enriquecimento ilícito têm prejudicado pessoas que não estão diretamente ligadas às empresas envolvidas. Quebrando diversas cadeias produtivas, comércios, planos de empresas e famílias que amargarão um difícil final de ano, quiçá um 2016 ainda muito sofrido.
Minha missão como planejadora financeira não é vender “ar”, muito menos ensinar a ficar rico. Inclusive, deixo claro que este também não é meu objetivo atendendo como Agente Autônoma de Investimentos, onde apresento os produtos de investimentos aos clientes, adequando ao seu perfil de risco. Trabalho para que as pessoas sejam independentes financeiramente e que em seus investimentos paguem por menores custos nos melhores investimentos do mercado.
Se o cliente tem o sonho de ser rico recomendo de primeira que tenha disciplina e vá trabalhar, além de sempre gastar menos do que ganhar. Definitivamente, um bom planejamento financeiro transforma a vida!
Não tem jeito, não há fórmula mágica, pessoal! Gastar R$ 2.000 numa palestra para ensinar a ser rico, sinceramente, prefiro aplicar e deixar render. Isso sim é estratégia para riqueza. Nisto eu acredito! E estou pronta para colaborar.
Ah, e pode parar de pensar que Mega Sena enriquece. As chances são tão pequenas que é melhor continuar trabalhando duro e honestamente. Tenho certeza que terá muito mais prazer em usar cada centavo para realizar seus sonhos!


Comentários