O NEGÓCIO É O SEGUINTE: Saia mais cedo



    Desde pequena, minha mãe me comparava ao coelhinho de Alice no País das Maravilhas - tô atrasado, tô atrasado. Cresci levando bronca por chegar atrasada. Quando fui escoteira, tive treinamentos com organização, estratégia, checklist e precisei aprender a chegar antes para não perder ponto para minha patrulha. Nos eventos sociais, continuava atrasada e quando comecei a namorar, coitado do menino, me esperava por horas. Na faculdade, comecei a estagiar, virei monitora de preservação de acervo, dava aulas de inglês em Madureira, Caxias e no Centro de Niterói, fazia Capoeira, era Pioneira no Grupo Escoteiro, ou seja, vivia correndo, com pressa e atrasada. Levava bronca da tia Kátia, super pontual. Eu sempre achei que fosse dar conta de fazer muito mais coisa do que poderia, do que daria tempo, porque não sabia contar com os imprevistos, contava só com minha capacidade de fazer as coisas.

Eu tenho uma relação diferente com o tempo e aprendi perto dos 40 que criativos abrem muitas frentes, se envolvem com muitos projetos, procrastinam e precisam disso para lidar com sua criatividade. Mas, no mundo de empreendedorismo, isso fica ainda mais crônico, porque não temos limite e se deixar, trabalhamos, pesquisamos na internet, respondemos a mensagens, escrevemos nas redes sociais, quase 24 horas por dia e são muitas as distrações, como e-mails, inboxes, WhatsApp e aí quando damos conta, temos todo o trabalho chato, burocrático, cotações e mil coisas a fazer e isso pode nos levar à exaustão, a noites mal dormidas ou insônias e um desejo infinito de dar conta de tudo e não paramos de trabalhar, porque trabalhamos para nós mesmos.

O tempo é a moeda mais preciosa que temos. Você pode ganhar na loteria, ganhar muito dinheiro, mas o tempo que foi ontem, você não recupera e não compra de volta. Muitas vezes trabalhamos para comprarmos poupadores de tempo (quando pedimos comida ou usamos serviços delivery, ou compramos pela web), mas no fundo, temos o nosso tempo disponível e não precisamos comprar coisas para ganharmos tempo de volta, se nos organizarmos, nos acalmarmos e sairmos mais cedo de casa, ou começarmos a trabalhar mais cedo.

Eu demorei para desfazer a fama de atrazilda e sempre procuro chegar uns 10 minutos mais cedo. Rodrigo, meu marido é pontual. Ele larga tudo (casa, cachorro, cama por fazer) e vai...eu quero sempre dar um jeito em tudo e tenho muitas tarefas que roubam meu tempo...por isso estou ficando fissurada em coisas que me façam poupar tempo. Mas, isso fica para outro post.

Esse texto é para dizer que não, você não vai dar conta de tudo! Sim, eu sei que empreendedor precisa fazer tudo sozinho, o operacional, a estratégia, o marketing, a venda, o pós venda, o atendimento e isso faz com que estejamos sempre atrasados ou com a sensação de que deixamos muito por fazer, mas a questão é: tenha um horário, um expediente e anote uma lista de tarefas (pode se no papel, aplicativo ou o que você achar melhor) e continue no dia seguinte, de onde parou...porque você vai chegar a exaustão de tanto trabalhar.

E não adianta correr, brigar, buzinar e sair no trânsito feito desesperado porque precisa chegar a um compromisso, pegar o filho na escola ou pegar o banco aberto...se perdeu no meio das redes sociais, ficou conversando com cliente ou parceiro e saiu tarde...baby, não adianta, relaxa! Tá com pressa? Saia mais cedo de casa ou de onde você precisa sair para chegar ao ponto que precisa chegar.

Imprevistos, acidentes, manifestações acontecem a todo momento e você precisa de mais tempo para se deslocar na cidade. Essa noção de tempo, eu perdi, porque faço tudo de casa, trabalho home based e preciso recuperar. Hoje, quando estou escrevendo a minha coluna, que sairá na próxima segunda, me frustrei ao não conseguir chegar ao Show da Lucynha Lima, que apoiamos. Teve uma manifestação no Cantagalo e fecharam as ruas. Um caos...mas, eu deveria ter saído mais cedo. Aprendi a lição! Eu não sou dona do tempo e tampouco você...então, não ache que vai controlar tudo, todos e que não haverá mais tempo...saia de casa mais cedo e a vida vai sorrir para você!

E pare de achar que só você sabe fazer as coisas, atender o cliente, embalar o produto, fazer a planilha, delegue...aprenda a trabalhar em parceria e com outras pessoas. Um pouco menos de controle, significa mais liberdade e o que você faria se tivesse mais tempo, hein? Esse grande recurso!

Tarefas para te ajudar a se organizar e ganhar tempo:

Slack, melhor que WhatsApp e Skype, porque arquiva as conversas por assunto e grupo e você volta de onde parou e faz busca. Agende as conversas, controle o tempo e responda quando tiver acabado tarefas importantes, que exigem concentração, como escrever um texto. E-mails, Mensagens devem ser checados em horas combinadas e sem interferir na sua produtividade. Controle a ansiedade de responder na hora.

Evernote é excelente para listar tarefas, trabalhar em equipe e ver o que fica para o dia seguinte.

Você usa quais outros aplicativos para se organizar e ganhar tempo?

Um beijo e até semana que vem!

Comentários