“Enquanto Houver Sol”


Quando pensei no texto para esta semana onde gostaria de escrever sobre formas de como lidar com as intempéries da crise com criatividade no mundo empreendedor, me veio à cabeça a imagem do chinês que gira vários pratos sem deixar que nenhum venha ao chão.
E acho que é assim mesmo que todo empreendedor pensa, não é? Aquele que precisa fazer de tudo um pouco na empresa, conhecer do seu negócio principal, mas também de diversas outras atividades que nunca tinha pensado em se dedicar se não tivesse se metido nesta vida de empreender.
E então eu te pergunto: como você, empreendedor, tem enfrentado o período que estamos passando?
Os analistas de mercado dizem que o ano que vem ainda será de baixo crescimento econômico e com pouca atividade.
As grandes empresas têm seus planos estratégicos já traçados para 2016, e você, empresa do “eu sozinho”?
O primeiro passo é não se desesperar porque as vendas caíram e os clientes estão sumindo. No estado de pânico realmente será difícil encontrar alternativas.
Planejar é a palavra chave para tudo! Avalie projetos rentáveis e viáveis.
Seja realista nos pedidos de compras, adeque suas projeções à nova realidade. Estoque alto e investimento sem planejamento geram custos que não serão absorvidos pela baixa demanda.
Aproveite para revisar os produtos e serviços oferecidos. Avalie os custos de cada um. Concentre-se em vender o seu melhor produto, isso é o mais importante.
Já sabemos que as taxas para empréstimos e financiamentos estão altas. Assim como, as taxas para o cheque especial e cartão de crédito que bateram recordes. O que tem a fazer é reduzir seu grau de endividamento. Procurar pagar o quanto antes seus credores, primeiro os com custos mais altos.
Queira estar disponível às novas parcerias, novos canais de vendas com o intuito de atrair diferentes públicos.
O pessoal que trabalha com economia criativa já faz muito este tipo de networking.
Ah, importante abrir uma observação para explicar que economia criativa não é um bando de economista inventando planos econômicos. Apesar de às vezes parecermos “muito criativos”!
Mas, economia criativa, de acordo com a definição do SEBRAE: “é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda.”
Na verdade, são pequenas empresas que dependem mais do talento de seus criadores intelectuais do que efetivamente de grande capital financeiro. Mas nem por isso, são menos importantes que as outras. Seus fundadores usam suas redes de relacionamentos para gerarem seus negócios e expandirem. Eles têm o propósito, no entanto, não têm planejamento financeiro traçado, não controlam suas finanças pessoais e nem se previnem com os seguros adequados aos riscos envolvidos. Ou seja, não se preparam como pessoas de negócios.
Ciente desta deficiência me uni a Biblio Ideias e a Leca Veras Foto Ilustração Design e criamos a Praticandar – Laboratório de Empreendedorismo Digital – para disponibilizar estas orientações ao público em geral, mas também pensando no empreendedor que está na ralação do dia-a-dia buscando driblar a crise.
Nossa primeira turma já tem data marcada, será no dia 20 de Janeiro. É feriado na cidade do Rio, ótima oportunidade para quem quer adquirir conhecimento e sair na frente quando a crise passar. SIM, ELA VAI PASSAR!!!
E “Enquanto Houver Sol” vamos trabalhar e crescer!!!
Enquanto Houver Sol
(Titãs)

Quando não houver saída 
Quando não houver mais solução 
Ainda há de haver saída 
Nenhuma ideia vale uma vida
Quando não houver esperança 
Quando não restar nem ilusão 
Ainda há de haver esperança 
Em cada um de nós, algo de uma criança 

Enquanto houver sol, enquanto houver sol 
Ainda haverá 
Enquanto houver sol, enquanto houver sol 

Quando não houver caminho 
Mesmo sem amor, sem direção 
A sós ninguém está sozinho 
É caminhando que se faz o caminho 
Quando não houver desejo 
Quando não restar nem mesmo dor 
Ainda há de haver desejo 
Em cada um de nós, aonde Deus colocou 

Enquanto houver sol, enquanto houver sol 
Ainda haverá 
Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Comentários