Salve São João!!! Que ele acenda a fogueira da esperança em seu coração!


Você conhece a origem das festas Juninas? Ao contrário do que ocorre com os demais Santos, o dia de São João é celebrado no dia do seu nascimento. Contam que escondidas em cavernas e a uma certa distância e muito perto de darem a luz, as primas Maria e Isabel, combinaram de acender uma fogueira para avisar quem tinha dado a luz primeiro. Isso mostra que Jesus, de fato também, não nasceu em dezembro, mas tudo bem.
Elas estavam escondidas porque havia perseguição às mães de meninos, estavam matando os meninos nascidos na ocasião.
Daí vem a fogueira de São João, pois ele nasceu primeiro, o primo mais velho de Jesus, que veio a ser profeta, evangelizador e responsável pelos batismos à beira do Rio, que hoje é disputado por dois povos...

Saiba mais sobre João, AQUI

São João é padroeiro de Niterói e todo dia 24 de junho é feriado por aqui e tem também a festa da Catedral, no Centro da Cidade.

Eu cresci com amor pelas festas juninas, devido à toda empolgação da minha mãe com quadrilhas, bandeirinha, comidas festivas e ouvindo forró, no Barro Vermelho onde vivi até os 9 anos.
Santo Antonio, São João e São Pedro rendem boas comemorações em paróquias, praças, bairros e até dentro de casa. Por aqui todo ano acendemos uma fogueira e reunimos gente animada, que já fica esperando...esse ano vamos revezar os grupos para dar conta de tanto amor, tanta alegria e tanta tradição!

Minha amiga Mary fazendo os estandartes com os Santos que Comadre Jô trouxe

Amo essas lanternas e balões. Essas foram presentes da Alice e da Jô.


Ficou fofo, não?


              A colcha de fuxico sempre decora e faz bonito, trazendo a influência do nordeste

Casal de amigos, Rufus Garage Sale prestigiando nosso Arraiá doou esse ano uma bobina de máquina de lavar para fazermos a fogueira sem susto, mas temos que conseguir tirar uma peça que tá sobrando


Fogueira em vaso de barro...foi linda, mas estourou o vaso...Rodrigo é mestre em fogueiras!


Miguel e Kiki na pescaria improvisada no balde...rs


Lanternas fáceis de fazer com Passo a passo AQUI da revista minha casa!
PAP de São João, bora fazer e enfeitar a empresa, a casa, a varanda?


Espantalho fofo feito pela minha sogra, que caprichou na decoração do ano passado!

Bandeirinhas de tecido, lanternas de papel, lanternas feitas com lata (pela Marly Guerra, minha sogra), lanterninhas feitas com potinhos de papinha do Miguel pelo Luiz Design Verde

Meu sobrinho com seu bigode no São João do ano passado

Guirlanda do ano todo com retalhos para São João, feita pela Marly Guerra

Conheça os trabalhos dela AQUI


Meu coração se enche de alegria.

Era comum a rua ou o bairro se reunir, cada um levar uma coisa, montar barraquinhas, enfeitar as crianças, a rua, fazer brincadeiras na rua, como a corrida do ovo na colher, corrida do saco, pau de sebo, achar a moeda em prato de farinha, dança da laranja e por aí vai e quero que Miguel cresça em contato com nossa cultura.

No sincretismo, São João é considerado Xangô, eu não sabia disso, mas tenho muita afinidade com Xangô e ouvia desde nova Caetano cantar, "Pai Xangô, Xangô...viva São João..." e não havia me dado conta...



Conhecer a nossa cultura, ancestralidade e toda a diversidade cultural nos faz crescer, empreendedor de nós mesmos e de nossos negócios, quanto mais cultura melhor, então se você é de outro credo, melhor não torcer e nariz e conhecer um pouco dessa cultura.

As festas vieram com a influência de nossa colonização portuguesa, que nos trouxe a dança nobre, representada pela quadrilha, as fitas e cores, do tom ibérico, da China vieram os fogos de artifício 

Todos esses elementos ganharam muitos outros com a influência do povo brasileiro, especialmente de nordestinos, índios, negros...por isso o Nordeste tem um lindo São João, que dura o mês inteiro. Época importante para a economia, representa a colheita, a boa safra, onde os trabalhadores do campo podem vender seus tomates, batatas, milhos, etc...e o nordeste recebe muitos turistas, o que ajuda a economia local.

O Gilberto Gil fez um documentário bem legal e vale a pena você parar para assistir, existe em DVD e tem no You Tube

Eu tenho o documentário, sou louca por conhecer o Arraiá do nordeste, como a minha prima Érica conhece. Uma riqueza cultural muito grande, minha gente. Saber de onde viemos, ajuda a entender muitas coisas e saber para onde vamos...

Se animou? Asse milho, faça pipoca, coloque um bom forró para tocar e celebre São João...ah, dizem que as festas juninas tem esse nome porque em Portugal celebrava-se a festa "Joanina".

Santo muito fofo! Que proteja a todos nós e que tenhamos todos uma boa colheita do que semeamos com nosso trabalho e suor até aqui, o meio do ano!

Viva São João!

Ah, Elba sempre anima...e da-lhe Elba Ramalho para celebrar São João



Comentários