Em nome do amor!!! Entrevista com o casal da Rufus Garage Sale!!!


"Trabalhar em casal é um exercício de paciência e tolerância."

Essa semana temos o dia dos namorados, no próximo dia 12 de junho e trouxemos para vocês conhecerem o casal lindo, especial e empreendedor da Rufus Garage Sale. 

A Rufus Garage Sale é uma "venda de garagem" online, com achados vintage e também sustentáveis. A marca deu cria à Rufus Rustic Furniture, que projeta e executa móveis com re-uso de madeira de pinus, reaproveitadas de pallets. Eles criam móveis com eco design e produzem cada peça, uma a uma e juntos!
Ela, arquiteta e designer, entrou na onda da Fan Page criada pelo marido, que ao deixar a barba crescer, foi carinhosamente comparado por um amigo com Rufus, o lenhador, personagem desenho animado, criou uma página no Facebook. A Rufus Garage Sale. Ela, ganhou de presente pallets e criou móveis para a área externa da casa deles e aí começou a Rufus Rustic Furniture, que precisava de identidade visual. Ela, arquiteta e designer,criou a logomarca, inspirada no marido (já estou ouvindo os gritinhos e suspiros daqui...ownnnnnnnnnnnnnnnn)

Agora, a logo será carimbada nos móveis rústicos e personalizados pelo casal e segue nos tags com cuidados e embalagens.




Caius e Maria Dolores (Kiki) em ação, produzindo um banco da Rufus Rustic Furniture.


Agora, para vocês, uma entrevista exclusiva com os dois, em homenagem ao dia dos namorados:

Biblio Ideias:    Como vocês se conheceram e há quanto tempo estão juntos?

Rufus Garage Sale:    Nos conhecemos há 14 anos atrás, em Itacoatiara. Outra era, quando ainda íamos à praia.

Biblio Ideias:  Como surgiu a Rufus?

Rufus Garage Sale: A Rufus Garage Sale surgiu por iniciativa de Caius. Ele queria ter uma via para a negociação de qualquer coisa. Bem venda de garagem mesmo.  A Rufus Rustic Furniture é outro papo. Eu sempre quis fazer mobiliário usando madeira, pallets por exemplo. Caius me deu uns pallets de presente e eu comecei a fazer. Depois de ver a primeira espreguiçadeira pronta, ele se empolgou de me ajudar.
    Compartilhando nossas criações vimos que tem gente que quer um móvel do nosso jeito, mas não consegue ou pode fazer. Daí pensamos em vender.

Biblio Ideias:  Em tempos de velocidade e tudo ao mesmo tempo agora, como é ter uma
empresa onde o que é valorizado é o re-uso, o fazer cada peça manualmente e não fazer produção em série?

Rufus Garage Sale: Ainda não somos uma empresa, por favor. E, na verdade a proposta é essa
mesmo: artesania. Isso dá unicidade e exclusividade a cada item.
    A madeira que usamos, por exemplo, já tem as suas marcas de uso. Com as ferramentas imprimimos nela nossa assinatura, nossa marca.
    Esse é o interessante nas peças. Ainda que façamos dois bancos do mesmo modelo, eles nunca serão idênticos. Sempre peças únicas.

Biblio Ideias: A Kiki criou a Logo e como é ver o rosto do maridão impresso nas peças (tags), nas mídias sociais, site? E qual a reação do “Rufus”?

 Rufus Garage Sale: A logo foi uma consequência do "Rufus". Um amigo de Caius, após ver a barba crescente na época, disse que ele estava como o Rufus, lenhador. Do desenho infantil antigo.
    Nada mais adequado então que destacar a imagem gerada em se tratando de móveis rústicos de madeira em sua maioria.

 Biblio Ideias: Como é o processo de escolha do projeto, criação e execução para
vocês enquanto parceiros na vida e de trabalho?

 Rufus Garage Sale:  A escolha parte do princípio da nossa necessidade. Se seria algo que usaríamos em casa. E normalmente é algo que precisamos ou queremos ter.
    Projetar é comigo. Como trabalhamos com madeira de re-uso, preciso resolver tudo com base nas peças que dispomos. Não é uma coisa de pegar uma madeira e aparelhar na medida que queremos.
    É um quebra cabeça e isso é um exercício: chegar ao resultado que queremos, com base no que temos à mão.
    Construir é com ele. Eu dou pitacos, ajudo, tiro uma dúvida mas o pesado é dele. Desmontar pallets, serrar, lixar, pregar... Volto à ativa somente na hora do acabamento e finalização.
    E claro, atritos acontecem. Fazem parte. Às vezes a proximidade mais atrapalha que ajuda. Nessa hora é bom que cada um cuide de uma etapa do processo. Dá tempo de respirar e resolver.

Biblio Ideias: Qual a criação favorita?

Rufus Garage Sale: A favorita não sei. Mas creio que o banco reto e a mesa de jantar são as que mais usamos.

Biblio Ideias: Qual a mais desafiadora?

Rufus Garage Sale: A mesa de Jantar. pelo menos até agora. Foi um desafio fazer algo em dimensões tão grandes e tão sólido ao mesmo tempo. Que suportasse o uso intenso a que seria submetido e ficasse estéticamente bonito além de funcional.

Biblio Ideias: Qual o sonho de vocês enquanto empreendedores e a Rufus?

Rufus Garage Sale: Não nos vemos como empreendedores ainda. Nossos móveis rústicos atendem à uma necessidade nossa de ter um hobby, de criar coisas.
    Queremos sim vender mas não vemos isso ainda como algo em tempo integral. Queremos que isso jamais seja perdido: o prazer em fazer as peças.

Biblio Ideias: Qual a dica que vocês dão para casais empreendedores como vocês?

Rufus Garage Sale: Paciência. Muita. Trabalhar em casal é um exercício de paciência e tolerância. Não há como separar casamento de trabalho. E o azedo de um dia de trabalho é capaz de azedar o dia pós trabalho, facilmente.   Tolerância é preciso.

Biblio Ideias: Mensagem de dia dos namorados:

    Em vez disso citamos um "clássico" das redes sociais.

    "Casamento não é aquilo onde todas as pecinhas se encaixam. O nome daquilo é LEGO."


Gostaram? Conheçam as peças da Rufus no Blog e compre na loja.
Curta a Fan Page deles AQUI
Veja o portfólio AQUI
Apresentação AQUI


Comentários