Você sabe o que é marketing de mídias sociais?

 
Oi, pra muita gente esse termo "mídias sociais" ainda é confuso e obscuro, porque realmente exige que a pessoa esteja minimamente envolvida com as tecnologias da internet, as redes sociais, separe alho de bugalho para compreender.
 
Pois bem, redes sociais são a grande novidade no que podemos chamar de Web 2.0, que tem esse nome porque é como se fosse um segundo momento. No primeiro momento, a internet era feita de 1 para 1, ou seja um fornecedor tinha um site e atingia a um usuário. Ponto. Com as redes sociais, como Blog, Facebook, Twitter, Orkut, You Tube, dentre outros, tudo que é compartilhado pode ser curtido, comentado, pode ser compartilhado, ou seja, isso traz o segundo momento da internet, onde o conteúdo gerado tem uma interação do usuário, não fica de maneira estática e com a onda dos trabalhos colaborativos, você pode ter a internet feita de muitos para muitos. Claro que expliquei de maneira simplificada e talvez eu precise simplificar mais ainda, porque isso é de fato simples para quem é da área, né não?
 
O marketing, que muito a ver com o social, com relacionamento e vem insistentemente dizendo que as marcas devem investir em relacionamentos duradouros, fi delização, tem tudo a ver com esse momento da internet e sendo assim, as redes sociais, pensando em marketing são mídias sociais. O marketing considera mídia tudo que pode oferecer, mostrar uma propaganda.
 
Hoje eu trabalho com marketing nas mídias sociais. O legal desse trabalho é que um trabalho focado no cliente, no que ele pensa, no que ele quer, quais suas preferências e necessidades. As mídias sociais são perfeitas para trabalharmos o pós venda, saber o que o cliente achou do serviço, do produto, se ele recomendou ou reclamou na web e podemos ter essa interação com o cliente.
 
Muita gente me fala, "não, obrigada, já tenho face". Mas lembrem que não basta estar na web e ter site, blog, facebook, twitter etc...você tem que agir, ter uma programação de posts, responder aos seus clientes, ter uma dinâmica e um ritmo onde tudo o que ocorre na sua empresa está sendo comunicado nas mídias sociais e isso dá ao seu cliente um gostinho bom de ser VIP, de saber em primeira mão sobre lançamentos, promoções e o conteúdo informativo pode aproximar sua marca de pessoas que se enamorem por sua filosofia de ação!
 
Bem, sendo assim, essa semana eu tenho que entregar relatórios comparando resultados anteriores, falando sobre metas e oferecendo dicas para melhoria no ponto de venda, no atendimento, ou seja, é uma consultoria de verdade, não é só ter um "face", sacou?
 
Monitorar e pensar em estratégias focando em resultados faz toda a diferença para sua empresa! Como você, que é autônomo, você que tem uma pequena empresa tem se posicionado diante das mídias sociais e do marketing social?
 

Comentários