Livros na nuvem

Livros na nuvem

"Leitores poderão emprestar obras digitais da biblioteca do bairro para ler no Kindle
por Guilherme Rosa


samuel rodrigues
Crédito: Samuel Rodrigues

Os diretores da Overdrive, uma empresa americana que fornece conteúdo e livros digitais para bibliotecas públicas dos Estados Unidos, cansaram de receber reclamações de bibliotecários preocupados com o Kindle. O e-reader (leitor de textos digitais) que permite ao usuário comprar mais de 700 mil livros da internet estaria esvaziando as bibliotecas e ameaçando seus empregos.

A solução da Overdrive foi unir os “inimigos”. Numa iniciativa chamada Kindle Library Lending, eles anunciaram que, até o final do ano, os donos do e-reader poderão baixar os livros digitais das 11 mil bibliotecas que têm parceria com a empresa nos Estados Unidos — de qualquer computador e de graça. Funciona assim: cada instituição possui um quantidade limitada de obras em formato digital e os usuários podem pegar emprestado os arquivos (que têm proteção anticópia) durante um tempo determinado. “Só precisa confirmar que é sócio”, diz Stephanie Mantello, diretora de relações- públicas do Kindle.

Depois da leitura, o associado devolve o documento, que poderá ser emprestado a outra pessoa. Se é totalmente proibido rabiscar nas obras comuns, não há nenhum problema em fazer anotações nos livros digitais. Com o novo sistema, todas as notas feitas pelo usuário no Kindle serão recuperadas se ele resolver pegar emprestado o livro uma segunda vez."

Texto daqui.

Eu adorei saber sobre esses serviços e lembro que quando estive a trabalho nos EUA essa discussão do papel da biblioteca e do bibliotecário em meio a tecnologias e ferramentas atuais e o "esvaziamento" das bibliotecas já se dá há algum tempo e aqui no Brasil? Como você lida com serviços que a biblioteca podem prestar aos seus usuários e as novas tecnologias, evitando o esvaziamento das bibliotecas e também a obsolescência dos serviços e da profissão? Compartilhe aqui com a gente.

Comentários