[ESPECIAL QUARENTENA]: Páscoa de última hora, comunicar é preciso! Dicas de estratégia para manter uma comunidade em torno da sua marca.



     A Páscoa é amanhã, estamos todos na Quarentena. Neste post dois em um, vou te dar dicas virtuais para manter contato com sua "galera", com sua comunidade, isso mesmo. Trate seus seguidores, clientes, parceiros e fãs como sua comunidade e crie motivos para essas pessoas estarem em torno da sua marca, se sentirem parte, cada vez mais. Para isso, promova encontros presenciais, quando isto tudo passar e nesta fase, encontros virtuais.

   A Páscoa é bem interessante para quem vende chocolate, lembranças e para quem tem restaurantes, para quem faz comida pra fora, dentre outros tipos de empreendimento. Aqui em Portugal, há a tradição de os padrinhos e afilhados se presentearem com uma prenda, ou seja, com um presente na Páscoa e as mães e mulheres empreendedoras se organizaram para oferecer os presentes na casa do presenteado, para aproveitar a oportunidade de venda. Em tempos de pandemia, criar soluções como essa se faz super necessário.

   Com a Quarentena, está bem difícil a situação e a gente espera de verdade que você tenha comprado chocolate ou mimos dos pequenos empreendedores, porque precisam muito de apoio para não quebrarem neste momento. Já é um  manifesto que temos:
 #compredopequeno #compredamãepara #compredocriativo 
   Há quem seja alérgico ou não goste de chocolate, ou quem não tenha dinheiro para comprar nada nesta época. Haja criatividade, ânimo, força para superar! Conhecer seu público sempre ajuda a criar soluções. 
    Se você não fez nada para se comunicar com seu cliente, aproveite hoje à noite ou amanhã de manhã para criar um cartão virtual, no Canva, esta plataforma que salva pequenos empreendedores. O Canva é  uma plataforma on-line (site e App para Android e iOS) e colaborativa de design gráfico. Vários profissionais da área do design gráfico vendem seus templates, ou seja modelos de cartões virtuais, peças para as redes sociais e você também pode criar uma logomarca, criar e-book, propostas, capa para Facebook, capa para You Tube e muito mais. 
   Há alguns templates gratuitos, você pode assinar mensal ou anual e usar muito mais modelos e ter um design mais diferenciado e profissional. Eles têm um banco de imagens e também fazem gifs e você pode incluir suas fotos, usar frases e criar uma linda mensagem de Páscoa e colocar nas suas mídias, enviar por WhatsApp, por e-mail para os clientes, parceiros, amigos e familiares. Inclua sua logomarca na arte, ok?
   Vou adorar ver se você aproveitou essa dica e fez bonito nas redes sociais. Marque a @biblioideias e use #especialquarentena e #juntosvamosmaislonge e vamos ver sua ação de Páscoa, ok?

Sobre criar uma comunidade em torno da sua marca, veja nosso case com um meet up de Páscoa, reunindo empreendedores do coletivo Juntos vamos mais longe.

      Matando a saudade de um Café com Ideias que fizemos antes da Semana Santa, em 2018. Foi incrível esse dia! Muita sinergia. Aqui, minha master coach e parceira Ana Célia Paixão, da Hera Eduty Rio apoiando aos empreendedores no extinto Biblio Ideias Coworking com aulas e ferramentas práticas.


Neste dia eu conheci pessoalmente a Aline Sanches (direita), à frente da Aquarela Animações e fizemos uma bela parceria. Tudo começou com um bate-papo no Facebook! Como estava perto da Páscoa, a gente fez um amigo-oculto de chocolate. Foi muito divertido!

Aline Sanches em seu primeiro pitch! A gente usava um timer do youtube na TV para ter emoção e treinar o discurso na hora de vender o peixe do seu negócio.


Eu, muito feliz por ver empreendedores reunidos no Biblio Ideias Coworking

No Biblio Ideias Coworking tinha aula de desenho com o multi artista André Barroso e as crianças tinham feito seus desenhos inspirados pela Páscoa. Toda semana tinha desenho novo na parede.

A Lalá da Perolallis levou seus produtos para conhecermos



Aula da Ana Célia Paixão. Empreender é abrir-se para sempre aprender para aprimorar seus processos, poupando energia, dinheiro e tendo mais resultados positivos.

Vagner Cruz do Café do Barão apresentou o seu Clube do Café, com capsulas biodegradáveis de café que ele mesmo prepara.

A gente se divertia nesses encontros

Sou muito fã da Lalá. Tive a oportunidade de ajudá-la com as mídias sociais para o evento Arte entre mãos, depois desse encontro.

A Lívia Fernandes, da Laje Caiçara apresentou seu projeto. Foi o lançamento do seu sonho, finalizando o treinamento Hera de Planejar, hoje, Rotas e Rumos.

Meu filhote, Miguel Rebelo, criativo desde bebê...youtuber mirim, aluno de desenho da turma do André Barroso, resonsável por um desses desenhos na parede. Na proposta Kids Friendly do nosso coworking, as crianças desenhavam na parede lousa com o professor. E o coworking ficava sempre lindo!

Abraço gostoso do Miguel e Ana Célia...amigo-oculto de Páscoa. As crianças também participavam. Mãe com filhos, é assim!



Mulheres e mães empreendedoras, sempre abertas para conexões, selando este encontro lindo!
#juntassomosincríveis

  Sempre que tiver oportunidade, junte sua galera, ofereça workshops, encontrinhos, promova conexões. Pode ser cada um levando algo para o lanche, deixe a turma se apresentar em uma rodada de pitches. Vale muito a pena criar sinergias. Eu promovi muitos encontros assim, como mobilizadora social, articulando e conectando empreendedores criativos, mesmo antes de ter o coworking.

    Essa é a parte que sinto mais falta de ter um espaço físico.

   Se você não tem espaço, busque espaços parceiros e espaços de coworking.

   Saiu tanta parceria bacana desses encontros!

  Eu sei que este ano isso é inviável, mas são estratégias de marketing que você pode ir pensando para o final do ano ou para o ano que vem, quando esta pandemia acabar e tudo estiver na normalidade. 

  Hoje, mais que nunca faz sentido ter sua galera em grupo fechado do Facebook e fazer encontros on-line pelo Zoom. Mesmo em tempo de isolamento social, tenha uma agenda de encontros e conexões. Isso é fundamental para manter uma comunidade em torno da sua marca.

   Gostou das dicas? Espero ter te  inspirado! Você tem dúvidas sobre como criar conexões e manter uma comunidade em torno da sua marca? Escreva nos comentários. 

   Sou especialista em juntar gente, fazer as conexões acontecer e posso te ajudar a partir do treinamento Rotas e Rumos ou posso oferecer um workshop para você só sobre como fazer parcerias. 

     Boa Páscoa! Muita saúde, muitas bênçãos!

Comentários