[ESPECIAL QUARENTENA]: O que podemos aprender com os índios e praticarmos durante este momento desafiador?

Olá! Hoje é considerado o dia do índio, um dia para conscientizar o "homem branco" sobre a cultura e os direitos dos povos indígenas. Curioso pensar que eles já habitavam as terras que foram descobertas. Ontem eu fiz um post falando da minha relação e interesse em aprender mais e até conviver co ma cultura indígena. No post de ontem, há um link para 3 contos indígenas, que valem a pena ser contados para adultos e crianças. Confira AQUI 
Alguns povos indígenas ainda são preservados e mantém valores e princípios que podemos "pegar emprestado", aprender, valorizar e praticar durante essa fase de distanciamento social:

1- Respeitar e viver em harmonia com a natureza.

A natureza vem se regenerando a passos largos nesta pandemia e podemos refletir se a forma como vivemos, trabalhamos, nos deslocamos, consumimos ainda faz sentido ou se podemos ajustar algumas questões para não agredirmos tanto a natureza. Respeitar o rio e a nossa água, que vai garantir sempre o peixe e toda vida em torno do rio. Respeitar as matas.

2- Comer comida mais natural e menos industrializado, aproveito o máximo dos nutrientes para boa saúde e longevidade.

Mesmo que você não tenha espaço, pode aprender a ter uma hortinha em casa reutilizando embalagens e colhendo temperos, ervas para cozinhar, para fazer sucos. 

3- Conhecer a cura através de ervas medicinais.

Usar ervas medicinais e buscar cura em ativos em sua origem. Conhecer chás, banhos, compressas com folhas, ervas e adotar no dia-a-dia, como chá com limão, canela, gengibre e curcuma para aumentar sua imunidade nesta pandemia. Ingerir de 2 a 3 vezes ao dia.

4- Cantar e dançar para os momentos da nossa vida: 

Quando estamos tristes, quando estamos felizes, quando nasce alguém, quando perdemos alguém, quando conquistamos algo importante para nós, cante e dance como se ninguém estivesse olhando e envolva sua família, filhos nesse ritual mágico.

5- Respeitar a energia feminina e a energia masculina, valorizando e tornando sagrado.

Todos nós temos a energia do feminino e do masculino dentro de nós. A medicina chinesa fala em yin yang. Equilibrar essa energia é fundamental para um equilíbrio físico, energético, emocional e psicológico. Respeitar e honrar o Sagrado Feminino e também o masculino.

6- Respeitar as crianças e ensinar rituais para marcar suas fases importantes

Somos guardiões das crianças na Terra e precisamos garantir a segurança das crianças e ensinar a elas rituais para marcar as transições de crescimento. As fases da infância, puberdade e vida adulta. 


7- Passar para as crianças como caçar ou pescar, cozinhar, como identificar a natureza, como cuidar da casa, do lugar onde se vive, como proteger-se.

Devemos ensinar a autonomia e darmos liberdade às crianças, ensinando a cuidar das próprias coisas, ajudar a preparar os alimentos e a participar das atividades da casa, ensinar a cuidar da natureza, preservar o lugar onde se vive, a preservar os recursos naturais como água e luz, como em uma tribo.

8- Enfeitar-se e adornar-se com orgulho.

Usar cores, acessórios para se sentir belo, forte, saudável e celebrar cada dia ou criar momentos especiais durante a quarentena para celebrar a vida, a saúde, a casa, o alimento, a noite, o dia, os amigos. Não é porque estamos em casa, que vamos nos descuidar.

9- Respeitar os ancestrais.

Nas tribos há um grande respeito pelos ancestrais. Devemos honrá-los, respeitá-los, perdoá-los, compreendê-los, como tenho aprendido na Constelação Familiar, com a querida cliente, amiga e parceira, a terapeuta Portuguesa Maria Almeida do Essencia da Vida Terapias. Nossos ancestrais vieram antes de nós e só estamos aqui neste planeta porque eles vieram antes e permitiram. As tribos consideram vários papéis para os anciãos, que são conselheiros, contam histórias e dão sua bênção em rituais importantes. Tenha amor, cuidado, respeite o distanciamento social e ligue para seus pais, tios, avós e ensine-os a usar as tecnologias para terem contato com seus queridos e oriente-os a se preservarem nesta pandemia.

10- Não prender as aves e conviver com elas em harmonia.

Os índios convivem em harmonia com as aves e não as aprisiona. Os índios respeitam e se inspiram nas aves, como seres sagrados e inclusive os imitam com suas pinturas corporais e fazem rituais como se fossem beija-flor, ou outras aves, por exemplo. Temos muito a aprender com os pássaros, são seres divinos e parar de fazer comércio e criar aves presas.

Gostou das dicas inspiradas nos nossos queridos indígenas? 

O que mais você acha que poderia entrar nessa lista? Comente!

Para se inspirar mais com os amados indígenas:

1- Atividades para professores. Planos de aula envolvendo vídeos, textos, atividades incríveis, como jogos indígenas. 

Amei encontrar o blog Pepito Atividades, que sugere 15 atividades e planos de aula para professores como tema dia do índio. Muito legal. Eu vou usar algumas atividades com meu filho, o Miguel, uma vez que ele ama o tema e há coisas bem interessantes para olharmos para os índios do passado e os índios hoje em dia e como temos coisas em comum e influências e como os estamos influenciando.

Acesse AQUI

2- Vídeos interessantes sobre os índios hoje em dia:









Índios usam tecnologia no apoio à preservação das tradições indígenas:





Comentários