[ESPECIAL QUARENTENA]: Evitando a procrastinação e auto-sabotagem, cuidando de você com muito amor!



Olá, hoje vou falar um pouco sobre estratégias para gerenciamento do seu tempo e  a importância de fazer escolhas conscientes das tarefas a serem feitas, para otimizar seu tempo e evitar a procrastinação e ter leveza para entender que você não vai dar conta de tudo e que está tudo bem!

Muita gente acabou ficando mais sobrecarregado ainda durante a quarentena, porque precisou aprender rapidamente como gerenciar trabalhos, aulas a partir de ferramentas on-line como Zoom e outras, adotadas pelas escolas, empresas ou que foram encontradas como saída para continuar atendendo aos seus clientes e conciliar com as tarefas domésticas.

Há aqueles que fazem uma espécie de glamourização da quarentena, dizendo que estão lendo muito, testando receitas e vendo séries de Netflix, fazendo artesanato ou coisas do gênero. Não que haja algo errado com isso. Mas, há um outro grupo de pessoas que estão desesperadas, ainda não encontraram o ritmo da rotina e estão se desdobrando para dar conta de tudo, sem ter tempo de ler ou ver séries e cozinha o que dá!

Cada um tem seu ritmo. Não existe certo e nem errado. Existe o tempo de cada um. Não devemos nos comparar com os outros, porque cada um tem sua realidade para dar conta. Mas, podemos aprender com dicas e nos inspirar, almejar ter dias melhores e produtivos sem dormir todos os dias às 2 da manhã, porque isso está longe de ser algo bom e saudável. Uma hora, a conta chega.

Então, tenhamos em primeiro lugar, consciência da nossa realidade e do que é prioridade neste momento e o que damos conta de fazer. Antes de se jogar ou ser jogado no dia, é muito mais fácil e prático, pensar como vai ser o dia seguinte. Olhar o dia que está terminando com gratidão e olhar a lista de coisas que você tinha que fazer e o que fez e tentar entender porque  não cumpriu coisas importantes. Está procrastinando? É auto-sabotagem? Faça uma análise. Vão surgir desculpas e você vai culpar muitas pessoas ou situações. Olhe mais atentamente e vai descobrir o que tá pegando aí dentro. 

Ao invés de sentir frustração, tente usar algumas ferramentas para você organizar seu dia com leveza, depois de entender seu ritmo e sua realidade e compreender a noção de tempo e espaço atuais e se conecte de verdade com o que precisa fazer e o que deseja realizar. A gente tem duas vidas: a vida que a gente tem e a vida que a gente sonha ter. Tente criar um equilíbrio entre essas duas vidas.

Se você está trabalhando de casa, você pode e deve relaxar um pouco,  acordando um pouco mais tarde, do que de costume, se não precisa levar filhos para a escola, ir para o trabalho. Mas é bom, saudável e produtivo manter uma rotina de segunda a sexta para ir para cama mais cedo, combinar um horário para acordar e fazer as refeições, cuidar da casa e dar conta das tarefas obrigatórias, seja da escola, cursos, aulas, atividades físicas e do trabalho. Envolver todos da casa na rotina e dividir as tarefas é a solução para não surtar, não ficar sobrecarregado e ensinar a todos da casa, incluindo as crianças que estão todos no mesmo barco e precisam se ajudar. 

Posto isto, vou dividir com você algumas ferramentas e dicas práticas para você se organizar. Antes, o que me motivou a escrever este post:

No treinamento Rotas e Rumos, na turma especial quarentena, há dinâmicas para olharmos para dentro e descobrirmos nossos sabotadores internos, que afetam diretamente a gestão do tempo e na produtividade. Antes de falarmos da gestão do tempo, falamos sobre o livro A Guerra da Arte, um clássico, do Steven Pressfield, que está esgotado. Ele é um livro com base filosófica, recomendado pela Nova Acrópole, que inspirou a escola de coaching onde me formei, a Hera Eduty Rio e você pode assistir a este mini curso on-line AQUI, como recomendei aos meus alunos, e fazer essa viagem interna para ver o quanto você se auto-sabota ou dá entrada às forças do mal, digamos assim para que você não realize seus sonhos. Sim, temos sabotadores internos e externos, visíveis e invisíveis e a luta é diária. E você pode aprender a vencer seus limites internos.

Assista ao mini-curso e comente como tem sido para você encarar seus sabotadores internos e externos e que sacadas ou saídas você adotou ou já vem adotando para vencer suas resistências e investir no teu sonho. Combinado?
Como coach e mentora, não acredito que as pessoas devam trabalhar o tempo inteiro e atingir a perfeição em relação à gestão do tempo. Somos humanos, precisamos lidar de verdade com esses processos e devemos nos olhar, tentar entender o que se passa, porque estamos nos auto-sabotando e olharmos com auto-perdão, amor e vontade de vencer. Um dia de cada vez. Mesmo que a gente demore mais tempo do que outro para chegarmos ao ideal ou aprendermos com certos erros, vamos adquirindo consciência do que está acontecendo e vamos repetindo ações e erros já de outra forma, tentando fazer diferente e esse é o processo. Um dia de cada vez e vamos adotar o Só por hoje, que tal? Abra-se para se conhecer e reconhecer.

Recentemente, fiz uma iniciação em Reiki, que é uma terapia integrativa e holística, difundida pelo japonês Mikao Usui, que se conecta  à energia Universal para através da impostação das mãos, promover a auto-cura e a cura de outras pessoas  e até de animais de estimação. O meu Mestre de Reiki, o português Antonio Canizes, nos lembra sempre os 5 princípios do Reiki, que penso, podem ser adotados por cada u m de nós: 

Só por hoje:

Sou calmo, 
Confio, 
Sou grato, 
Trabalho honestamente e 
Sou Bondoso. 

Após a iniciação, nós temos  o acompanhamento do Mestre, por um período de 6 a 8 meses, agora on-line, devido ao distanciamento social e o Mestre Antonio Canizes sempre nos pergunta: "Estão praticando ou buscando praticar os 5 princípios do Reiki?" É fantástico ter alguém nos lembrando de sermos melhores!

Uma coisa boa, que nos ajuda na nossa busca por um crescimento pessoal é nos conectarmos a filosofias e práticas que nos apoiem e nos incentivem a melhorar, a termos disciplina, ritmo e assim, vamos trazendo isso para nosso dia-a-dia e para o trabalho também, especialmente se queremos lançar um projeto. Que tal você adotar alguma filosofia, prática, ou valores que te ajudem a praticar o auto-cuidado? Se você estiver calmo, vai lidar melhor com o mundo ao seu redor e as situações. Se Confiar, vai melhorar sua Psiqué e atrair coisas boas, parar de se preocupar o tempo todo. Se você for grato, vai se conectar com uma alta vibração e coisas boas vão acontecer. Se você trabalhar honestamente, vai colher bons frutos e se você for bondoso, vai nutrir o amor por onde quer que passe. 


Algumas ferramentas e dicas práticas para evitar a procrastinação e auto-sabotagem, cuidando de você com muito amor. 

1- Lojong - App para meditação e auto-cuidado. Ajuda a lidar com a ansiedade. Tem muitos exercícios no modo gratuito. Adote um horário para as práticas que levam de 5-20 minutos e crie uma rotina. Uma academia para a mente!
2- To-do ou um caderno de ideias: É muito comum evitarmos ações para realizar sonhos, resolver coisas importantes e somos tomados por tarefas e compromissos atrasados há séculos e queremos resolver na hora de enviar uma proposta ou criar um blog e textos para o Instagram, por exemplo. Ideias novas pipocam e é tentador começar algo novo que vai te ajudar fazer muito sucesso ou ganhar muito dinheiro, assim, você se joga em ideias novas, pesquisas na internet ou conversas com alguém para te ajudar no projeto novo e não faz as coisas que está adiando, mas são fundamentais para você lançar seu curso, seu e-book, seu curso on-line, por exemplo. Não é assim? Sabe o que eu estou fazendo? Anotando as coisas que aparecem na hora que estou fazendo uma tarefa que não tô muito a fim de fazer. Assim, não perco as boas ideias e foco no que tenho que fazer para evitar a procrastinação.
3- Trello - Ideal para você enxergar um mural com projetos ou com as fases de um projeto e não se perder. Vale a pena conhecer e adotar. Dá para compartilhar com quem esteja dividindo um projeto com você ou até fazer uma coluna de quadros, tipo post-its por projeto, fase, ou por pessoa da equipe ou até da sua família. É colaborativo. Você pode compartilhar quadros, listas de tarefas e permite incluir arquivos externos do Google Drive, Google Docs, que são ferramentas incríveis para você guardar, encontrar e compartilhar documentos na nuvem e acessar, quer seja pelo smartphone ou computador.
4- Google Keep - Notas e lembretes, para você não esquecer coisas importantes. 
5- Agenda do Google  ou Google Calendar - Ela é sensacional porque permite você separar os assuntos e compromissos, criar alertas, listas e compartilhar compromissos com convidados. Ela te permite ter uma visão do dia, da semana, do mês e do ano. Se você quiser, aproveite para acrescentar a nossa agenda de datas para marketing digital. AQUI
6- Anote o tempo que você leva fazendo as coisas que não pode adiar e fazem parte da sua rotina pessoal e de trabalho, tente criar essa noção de tempo de uma forma mais concreta antes de decidir dizer sim para telefonemas, bate-papo no WhatsApp, inscrição em cursos, lives e até mesmo antes de aceitar novos projetos e desafios. Separe tempo para fazer as tarefas pessoais e de trabalho e use o despertador do celular para te ajudar a controlar o tempo.
7- Celebre cada conquista, se abrace, faça um carinho em si mesmo e comemore a cada tarefa cumprida do seu dia. Agradeça. O que você não resolveu, anote e reflita porque está procrastinando. Tente entender o que está te impedindo de avançar e faça remanejamentos e cortes de tarefas ou atividades, se necessário para focar no que é importante rumo ao seu projeto e suas prioridades, sejam pessoais ou de trabalho. Adote um diário. Escreva com canetinhas coloridas riscando as tarefas que cumpriu, anotando pensamentos, sensações e o que você fez hoje para ser melhor e vencer seus desafios internos.

Espero que esse papo tenha ajudado. Entenda que o tempo não é elástico e sua energia não é de aço. Então, permita-se descansar, relaxar, se divertir ou fazer algo que te dê muito prazer, todos os dias. 
Olhe sua agenda antes de dizer sim, pensando nos blocos do dia (manhã, tarde e noite) e não ocupe todos os blocos com compromisso. Trate-se como se você fosse alguém que ama muito e merece fazer pausas, descansar, se alimentar direito, ir para a cama em um horário decente e ter paz, prazer e felicidade, combinado?

Se quiser ouvir um pouco mais sobre dicas práticas para otimização do tempo produtividade, assista a esta aula aqui, que fiz em parceria com a Data Coop, pela Biblio Ideias School para o dia da mulher e dia do bibliotecário, recentemente. Confira AQUI. Se quiser receber mais dicas como essa no seu e-mail quinzenalmente, assine nossa lista quinzenal, Planejamento paga as contas, AQUI.

Ah, antes de ir embora,  me conta se esse texto fez sentido para você e se vai adotar ou já adota alguma ferramenta? Comenta aí, vai? 

Ps: Quase chorei ao terminar esse artigo para o blog, porque é sexta-feira, passa da meia noite, ou seja, já é sábado e estou trabalhando porque no fundo agendei mais coisas do que caberiam no tempo e essa tem sido minha maior dificuldade. Então, eu mesma vou adotar essas dicas aqui e vou te contando como estou avançando. Minhas prioridades incluem tempo de qualidade para mim, para meu filho e para meu marido e para fazer as coisas que eu gosto. Respeitar o tempo de cada coisa e não me sobrecarregar. Olhar com carinho para minha agenda e pensar o tempo que preciso para fazer cada coisa antes de sair dizendo sim para projetos novos e controlar meu ego e minha criança interior na hora de fazer coisas empolgantes, que rendem prazer, mas fora de hora o tempo todo, me deixam com uma rotina confusa. 

Comentários