[ESPECIAL QUARENTENA]: Cheirinho de café desperta a alma e conversar com um amigo alivia o coração.


   
Olá! Hoje, 14 de abril é o dia mundial do café! No especial Quarentena de hoje, que você lê em menos de 3 minutos, vamos falar um pouco dessa bebida tão apreciada pelos empreendedores e te dizer porque é fundamental você fazer pausas e cultivar o "café virtual" com familiares e amigos, vamos contar um pouco sobre o clube Barão do Café e oportunidades de negócios e também vamos falar da nossa experiência com café aqui em Portugal.

 Por que é fundamental você fazer pausas e cultivar o "café virtual" com amigos e familiares?

O melhor do café é compartilhar com alguém seu momento de despertar o corpo, com um bom café da manhã ou pequeno almoço, como se diz aqui em Portugal ou fazendo pausas gostosas no trabalho e batendo papo com amigos, desligando um pouco a mente da rotina do trabalho, criando janelas importantes para você relaxar. Se puder ser ao ar-livre, pegando sol, melhor ainda. Mas e quem mora sozinho? E aqueles assuntos que geram polêmica em casa ou no trabalho? As coisas que ficam engasgadas e pesam na alma? A solução é agendar um "café virtual" e escolher alguém de confiança para tomar uma boa xícara de café, enquanto vocês conversam. É muito bom ter alguém para nos ouvir e falar e colocar para fora medos, preocupações, chorar, rir, isso faz muita falta. A gente acaba escondendo nossas emoções para não sobrecarregar as pessoas com quem convivemos ou as crianças, mas precisamos criar um tempinho e privacidade para um bate-papo gostoso. Cultive o hábito de tomar café com amigos e conversar, desabafar. Comece virtualmente e quando isso tudo passar, coloque na agenda e encontre amigos para um bom café e papo.
 Nossa recomendação é: Faça pausas a cada 2 horas de trabalho, prepare uma xícara de café e aproveite. Por aqui estou tendo que tomar descafeinado, mas voltei a este hábito. Acabei de tomar um café com o Luiz Design Verde e o Miguel (ele tomou chá). 
 Na sua pausa para um café, leia, ouça música, alongue-se antes ou depois e voltará com mais vigor, energia e concentração. Muito melhor do que ficar o tempo todo conectado e produzindo, na verdade procrastinando. 
No grupo de alunos Rotas e Rumos, nosso programa de mentoria e coaching para empreendedores com propósito, criamos um tópico fixo, o fórum Café Virtual e lá cada um pode desabafar sobre algo que esteja sendo angustiante, difícil e vamos dando ideias e podemos criar um par empático, para essas pessoas se falarem por meia hora 1 x por semana, até a situação melhorar ou encontrar um bom caminho de resolução. Você pode criar o mesmo aí no seu trabalho, com amigos ou familiares. Aprendemos isso com o Bruno Poses, da Comunidade Terrapêutica, que dará uma aula bônus sobre comunicação não violenta e vai me ajudar a estimular a participação dos alunos no café virtual e na criação dos pares empáticos.
Sabe por que isso é importante? O que fica preso no peito, no coração,  na alma, vai para o corpo em forma de estresse, depressão, ansiedade e somatização. Talvez seja essa parte mais difícil em ser imigrante, falo de carteirinha. Perdi os meus pares empáticos e os momentos para desabafar. Agora estou cultivando esse hábito virtualmente, aprendendo muito e contando com o Bruno, que é meu irmão na espiritualidade, meu amigo, meu parceiro e meu padrinho de casamento, uma pessoa muito especial pra mim. 

    Neste momento desafiador, em função da pandemia, muitas pessoas mais do que nunca estão dormindo e acordando com seus smartphones, computadores e não se desconectam nunca. Ou em busca de informações relevantes, ou porque estão sobrecarregados de trabalho, com reuniões, acompanhamento dos filhos nas atividades da escola. Desconectar é preciso. Marque as pausas para os seus cafés e faça videochamadas com pessoas queridas, garantindo sua sanidade e precisando bater um papo mais sério, escolha alguém de confiança! Mantenha sua saúde mental e emocional neste distanciamento social.



O Clube Barão do Café

No Brasil, fazíamos parte do clube Barão do Café que funciona assim: Ao fazer a assinatura por 1 ano, ganha-se uma máquina da Nespresso e recebe-se uma caixa com 30 cápsulas no sabor e intensidade escolhidos: Suave, Forte, Extra Forte.

No extinto Biblio Ideias Coworking nós tínhamos a máquina e apoiamos o início deste clube genial, de Vagner Cruz e Denise Cruz, casal empreendedor. O Designer multi artista André Barroso criou a logo, que ganhou forma nesta linda embalagem de café reciclável. O Vagner Cruz, a frente da marca está sempre fazendo cursos, inclusive o café dele já é premiado e também está sempre de olho em situações inteligentes, como a criação das cápsulas biodegradáveis para não agredir o meio ambiente. Como não apoiar? Nos apaixonamos e sentimos muita falta.

 A ideia surgiu em uma brincadeira com o filho do casal e o resgate às origens, já que o avô do Vagner era da indústria cafeeira. O Barão do Café escolheu o café Arábica cultivado na Serra da Mantiqueira e o Vagner faz todo o trabalho com muito capricho torrando e moendo o café, embalando e distribuindo.
 Essa ideia de clube é sensacional e pensamos em trazer o Barão do Café para Portugal, mas ainda não conseguimos. 
Sobre empreender e oportunidade de negócios, à exemplo deste Caso de Sucesso, se você quer fidelizar clientes e crescer, invista em sistema de clube, com assinatura mensal para receber seu produto ou serviço. Isso faz toda diferença para pequenos empreendedores. manterem a saúde financeira e a logística do seu negócio. Se estiver no Brasil e quiser fazer parte deste clube incrível, com café premiado, comprando do Pequeno, investindo no empreendedorismo criativo, vá AQUI

Café em Portugal

 A gente sente falta das marcas que ama quando imigra, não tem jeito. Claro que devemos nos abrir ao novo, mas sabores, embalagens e marcas realmente te conectam com sua identidade. Não tenho o Barão do Café.  Eu trouxe algumas caixas e dei de presente porque minha máquina não funcionou aqui e não tenho máquina ainda. O Barão do Café me presenteou com café moído e eu amei sentir o cheiro e o sabor logo no início da vida por aqui. Eu trouxe um coador de pano grande, que a querida Guilma da Data Coop me presenteou, e dois pequenos, presente da Kiki. e testamos alguns cafés. Há um tipo com cevada, bem estranho ao nosso paladar, que compramos por engano. Quando Rodrigo vai ao mercado, ele busca café do Brasil ou Venezuelano ou de regiões quentes. Estamos tomando esse: SICAL, do Espírito Santo. Mas experimentamos sempre marcas e sabores. Você que mora em Portugal e ama café pode nos recomendar marcas e sabores nos comentários? Feliz dia do café!

Café é uma ótima forma de puxar conversa com alguém resolver alguma coisa, além de falar de coisas da alma. No extinto Biblio Ideias Coworking fizemos muitos Cafés com ideia, mera desculpa para nos reunirmos e trocarmos ideias, regadas a muito café bom. Ô saudade! Quando isso tudo passar, faremos um café com ideias por aqui e os Togethers, vão poder participar virtualmente! Aguarde! Quer fazer parte! Entre para nosso coletivo empreendedor. Faça parte!



Comentários